Uso indevido dos veículos: como questionar meus motoristas?

Tenha toda a expertise necessária para identificar e extinguir o uso indevido dos veículos da sua empresa

Home / Uso indevido dos veículos: como questionar meus motoristas?

ÍNDICE

  1. O que caracteriza o uso indevido dos veículos da empresa?
  2. Quais perguntas devo fazer para descobrir o uso indevido dos veículos?
  3. Uso indevido dos veículos? Também é responsabilidade do gestor!
  4. As respostas sobre uso indevido dos veículos são sempre as mesmas. E agora?
  5. Rastreamento Veicular: acabe com o uso indevido dos veículos da sua empresa de uma vez por todas!

O uso indevido dos veículos é um problema logístico que, infelizmente, assola muitas empresas  que possuem uma frota veicular própria. Isso se dá por diversos motivos, por isso, é importante que você descubra uma forma de evitá-los.

A partir delas, você pode tomar todas as providências necessárias e evitar prejuízos para a sua empresa; tanto financeiros quanto relacionados à relevância da sua marca.

Porém, antes de tomar medidas severas, você precisa conversar com seus motoristas. Afinal, são eles que estão executando as operações em campo e os possíveis usos indevidos.

Neste artigo, você vai saber o que caracteriza o uso indevido dos veículos da empresa e quais são as melhores perguntas para descobrir se essa má utilização está, de fato, acontecendo. 

A partir disso, você terá toda a expertise necessária para identificar e extinguir o uso indevido do seu negócio. Boa leitura!

O que caracteriza o uso indevido dos veículos da empresa?

De maneira resumida, o uso indevido dos veículos pode ser descrito como uma série de atitudes praticadas por motoristas e que interferem na produtividade e no rendimento das operações de campo.

Pode-se dizer que o uso indevido dos veículos no contexto empresarial ocorre quando os seus motoristas não respeitam as normas e regras impostas pela sua gestão, visto que, na maioria das vezes, não são acompanhadas de perto.

É justamente por falta de um controle maior que os motoristas tendem a realizar as entregas, serviços e visitas de qualquer forma, pois sabem que nada vai acontecer com eles. 

Quais perguntas devo fazer para descobrir o uso indevido dos veículos?

O uso indevido pode ser descoberto com base em alguns sinais. Sendo assim, observe cada um dos veículos e veja se eles têm problemas, como pneus carecas, gasto de gasolina muito alto, entregas ou visitas atrasadas, multas constantes, entre outros.

Após observar os sinais, converse e questione seus motoristas. Faça as perguntas certas para eles e veja se algum sinal de uso indevido é revelado. Confira a seguir as melhores perguntas para descobrir o uso indevido dos veículos:

“O que significa esse excesso de multas?”

Ao identificar multas em excesso, isso pode significar que seu motorista está tendo uma direção agressiva com o veículo da empresa, ocasionando insegurança, riscos constantes e gastos desnecessários para o seu negócio.

Caso seus motoristas não conduzam a fim de prever situações de perigo e constantemente quebram o código de trânsito, saiba que eles colocam não apenas eles mesmos em risco, mas todos os usuários das vias públicas. 

Se o limite de velocidade alcançado pelos seus colaboradores é muito elevado, há o perigo de ocorrerem acidentes de trânsito, além de ser um motivo para a ocorrência de infrações e, consequentemente, multas que geram prejuízo.

Sendo assim, questione seus motoristas acerca das multas e fique atento ao veículo; veja se ele apresenta sinais como arranhões, amassados e outros danos à sua aparência. São todos sinais de uma direção agressiva!

“Você tem usado o veículo para fins pessoais?”

O uso pessoal do veículo da empresa para fins pessoais é uma prática que acontece com uma frequência maior do que os gestores de frota imaginam. 

Nesse caso, os motoristas usam o veículo corporativo para realizar tarefas pessoais, como idas à lojas para fazer compras ou ao banco para pagar contas. Na maioria das vezes, a empresa não tem a mínima ideia de que isso acontece.

Todavia, as consequências são certamente visíveis. Caso você observe sinais como improdutividade das operações, alto gasto com combustível e atrasos nos atendimentos, questione seus motoristas acerca do uso do veículo da empresa para fins pessoais.

“O que está causando tantas operações atrasadas?”

Se as suas entregas, serviços e outros tipos de atendimento estão atrasando, esse pode ser um sinal de que os veículos estão sendo mal utilizados pelos seus colaboradores.

Em alguns casos, pode chegar ao ponto do próprio cliente telefonar para a empresa, questionando o atraso e afirmando que está esperando para receber o prestador de serviços da sua empresa.

Em outros casos mais graves, o gestor não tem a mínima ideia de que os motoristas não estão cumprindo com o horário programado. As consequências serão sentidas só depois, com cada vez menos clientes querendo ser atendidos pela sua empresa.

Se você observar que as reclamações estão se tornando rotina, questione seus motoristas acerca de operações atrasadas, pois existem grandes chances de algum deles estar praticando ociosidade e, por consequência, interferindo na experiência do cliente.

“Por que o veículo usado por você visita o mecânico constantemente?”

Visitas ao mecânico acontecem, e são até mesmo recomendadas. Porém, quando elas acontecem em uma frequência anormal, isso pode indicar um uso indevido dos veículos.

O motorista pode pensar que, por não ser seu veículo pessoal, ele pode, por exemplo, forçar um desgaste dos pneus ao acelerar e frear bruscamente, ou até mesmo fazendo cavalinhos de pau.

Além de prejuízos com multas como já foi dito anteriormente, isso também acarreta prejuízos com manutenções corretivas em detrimento de manutenções preventivas.

Por isso, questione seus motoristas acerca de constantes idas ao mecânico, pois esse tipo de má conduta gera gastos e prejuízos financeiros que poderiam ser evitados caso você acompanhasse suas operações mais de perto.

E se existisse uma forma de você acompanhar suas operações em tempo real? Você poderia saber se seus motoristas estão correndo muito, atrasando entregas e visitas, usando os veículos para fins pessoais ou sem cuidado. Pense nisso…

Uso indevido dos veículos? Também é responsabilidade do gestor!

O uso indevido dos veículos são problemas causados pelos motoristas, mas que, pasmem, tem influência direta do gestor de frotas. Pense comigo: como um uso pode ser considerado indevido se nunca foi dito que aquilo não pode ser feito?

uso indevido dos veículos da empresa

Claro, existem práticas que são mais fáceis de serem reconhecidas por todos como algo errado. Um exemplo é o excesso de velocidade que não deve ser feito tanto com veículos empresariais como veículos de uso pessoal.

O que não é o caso do uso de um veículo empresarial para fins pessoais, por exemplo. Pode parecer óbvio para você, mas não é para os motoristas; se você não avisou previamente o que pode ou não ser feito, então não espere que seus funcionários usem os veículos devidamente.

Algo que também pode estar acontecendo, é a má distribuição das rotas. Se a distribuição dos pontos de atendimento for montada sem um planejamento estratégico adequado, seus pontos de atendimento podem ficar dispersos uns dos outros em relação aos horários. 

Isso faz com que seus motoristas tenham que correr com o veículo para atender o horário de cada cliente. É responsabilidade do gestor evitar que essa má distribuição aconteça.

É preciso tornar a ética, organização e bom funcionamento das operações parte da cultura organizacional da sua empresa. 

Se você observa sinais de uso indevido dos veículos da empresa, por que não promover treinamentos sobre boas práticas no trânsito, ou até mesmo uma política de frotas

As respostas sobre uso indevido dos veículos são sempre as mesmas. E agora?

A ideia aqui, é que você possa questionar seus motoristas da maneira certa para descobrir mais sobre as operações em campo da sua empresa. Contudo, isso não resolve o problema.

O mundo dos negócios vive uma época onde as coisas não podem mais ser resolvidas no “fio do bigode”. A verdade é que, a partir dessas perguntas, você nunca saberá, de fato, se o seu colaborador está falando a verdade ou não.

Algo que acontece muito é os motoristas afirmarem que não está acontecendo nada de errado durante os trajetos, porém a realidade diz outra coisa: os problemas relacionados a uso indevido dos veículos só aumentam! 

Todos os sinais estão ali, porém as respostas seguem as mesmas. Sendo assim, busque uma forma de estar mais próximo do que acontece em campo para manter o controle e produtividade das suas operações.

Rastreamento Veicular: acabe com o uso indevido dos veículos da sua empresa de uma vez por todas!

Sim, você pode acompanhar suas operações mais de perto! A RotaExata oferece um sistema de rastreamento veicular que permite que você monitore sua frota e identifique aqueles funcionários que estão tendo más condutas. 

Velocidade, quilometragem média e o percurso realizado são apenas algumas das informações que podem ser observadas. Você também pode criar estratégias para melhorar a distribuição de rotas e melhorar a agilidade das operações.

Nosso sistema permite que você tenha o controle da jornada de cada motorista; acompanhando o tempo das paradas, desvios de rotas, freadas bruscas, curvas bruscas, entre outros.

Combinado com configurações exclusivas que proporcionam um excelente posicionamento no mapa, nós contamos com o melhor rastreador disponível no mercado, que é instalado por técnicos homologados que atendem todo o Brasil!

Muitas pessoas não acreditam que é possível fazer esse acompanhamento das movimentações feitas pelos motoristas, porém, com o Rastreamento Veicular RotaExata isso já não é mais um problema.

Ao saber que existe um monitoramento das rotas, seus motoristas começarão a seguir o planejamento da sua gestão. Essa mudança organizacional fará com que você aumente sua produtividade e ganhos financeiros!

Em resumo, com o Rastreamento Veicular RotaExata você pode:

  • Monitorar as rotas e paradas dos veículos;
  • Interagir com toda sua equipe em campo;
  • Monitorar os condutores em tempo real;
  • Ter os clientes cadastrados no sistema;
  • Marcar endereços como proibidos;
  • Homologar pontos de parada seguros;
  • Saber quais clientes tomam mais tempo.

Dessa forma, você tem disponível tudo o que você precisa para monitorar a conduta dos motoristas e acabar com o uso indevido dos veículos de uma vez por todas!

Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre o Rastreamento Veicular RotaExata!
Quero acabar com o uso indevido na minha empresa

Tag: , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!