5 sinais que indicam uso indevido dos veículos da frota

Você sabe identificar se há uso indevido dos veículos da sua frota? Preparamos 5 sinais que vão indicar isso!

Home / 5 sinais que indicam uso indevido dos veículos da frota

O uso indevido dos veículos da frota é uma problemática muito comum nas empresas portadoras de veículos. 

Dentre tantos fatores, isso se dá por conta da falta de monitoramento das operações de campo, bem como por causa da ausência de uma política de frotas efetiva.

Sendo assim, torna-se necessário identificar quais são as causas, as consequências e os reflexos do uso indevido, visto que essa atitude resulta em muitos prejuízos para a sua empresa, financeiros e relacionados à imagem em si.

Para que você faça essa identificação de forma eficaz e consiga extinguir cada um dos fatores que revelam o uso indevido dos veículos da frota, preparamos esse conteúdo específico sobre isso.

Saiba quais são os 5 principais sinais de que a sua frota sofre com o uso inadequado dos veículos.

Acompanhe com a gente!

Índice

  1. O que é o uso indevido dos veículos da frota?
  2. 1° sinal: A direção dos seus motoristas não é defensiva
  3. 2° sinal: Os colaboradores utilizam os veículos para fins particulares
  4. 3° sinal: As operações estão atrasadas 
  5. 4° sinal: Os gastos relacionados à frota estão elevados
  6. 5° sinal: Você nem ao menos sabe o que acontece nas operações de campo

O que é o uso indevido dos veículos da frota?

Em síntese, essa problemática pode ser descrita como uma série de atitudes - praticadas pelo motorista - que interfere na produtividade e no rendimento das operações de campo.

Pode-se dizer que o uso indevido dos veículos da frota ocorre quando os motoristas da sua corporação não respeitam as normas impostas pela gestão, visto que, na maioria das vezes, não são monitorados devidamente.

É justamente por conta da falta de monitoramento que os motoristas tendem a realizarem as entregas, serviços e visitas da forma que bem entendem, ou seja, sem regras específicas e política de frotas.

Para identificar efetivamente essa problemática, você pode conferir alguns sinais que revelam a existência dela.

Confira!

1° sinal: A direção dos seus motoristas não é defensiva

Se a direção dos seus motoristas não é compatível às regras de trânsito e ocasiona insegurança, riscos constantes e acúmulo de infrações, tenha a certeza de que há uso indevido dos veículos da frota.

De forma geral, uma direção ideal - e eficiente - é intitulada de “direção defensiva”.

Segundo o Denatran, em seu treinamento – NR-12 e NR-18, esse conceito pode ser definido da seguinte maneira:

“A direção defensiva é a forma de dirigir que permite reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever os acontecimentos com o motorista e operador no trabalho e os demais usuários do ambiente de trabalho”.

Portanto, se os seus motoristas não conduzem o veículo de forma a prever situações de risco, bem como não sabem como utilizam o carro ou caminhão da empresa com sensatez, sua direção é considerada ofensiva.

Se o limite de velocidade alcançado pelos seus colaboradores é muito elevado, há o perigo de ocorrerem acidentes de trânsito, além de ser um motivo para a ocorrência de infrações e, consequentemente, multas que geram prejuízo.

Ademais, caso os veículos estejam voltando para a empresa com sinais de má conservação, isto é, arranhões, amassados e outros danos à sua aparência, pode ser um sinal de uso indevido também!

Sendo assim, sempre que possível, fique atento à direção dos motoristas e ao estado do veículo.

uso indevido dos veículos da frota

2° sinal: Os colaboradores utilizam os veículos para fins particulares

O segundo sinal de que pode existir uso indevido dos veículos da frota em sua empresa é a utilização desses para fins que não são relacionados às operações.

Nesse caso, os motoristas usam o veículo corporativo para realizarem tarefas pessoais, inclusive paradas em suas próprias casas durante o expediente.

Na maioria das vezes, o gestor nem ao menos sabe que isso está ocorrendo, visto que não está no controle das operações de campo. 

Todavia, as consequências são certamente visíveis: a improdutividade, gastos elevados com combustível e atrasos nos atendimentos são exemplos disso.

Para identificar esse fator, o ideal é monitorar as operações de forma integral e em tempo real, por meio de um sistema de rastreamento veicular. Através dessa ferramenta, você pode identificar essas paradas indevidas e desvios de rota e corrigir seus colaboradores.

Dessa forma, as consequências desse uso indevido não atingirão a sua companhia.

3° sinal: As operações estão atrasadas 

Se as suas operações estão ocorrendo sem pontualidade, ou seja, as entregas, serviços e outros tipos de atendimento - que necessitam dos veículos da frota - estão atrasados, esse pode ser um sinal de uso indevido do veículo.

Em diversas situações, acontece de o próprio cliente telefonar para a empresa, questionando o atraso - por estar esperando para receber o prestador do serviço. 

Nesses casos, você pode nem ao menos saber que os motoristas não estão cumprindo com o horário programado.

Pode-se afirmar que esse caso é um dos sinais do uso indevido, em que o motorista está praticando ociosidade e dessa forma interferindo na experiência do cliente.

O ideal a se fazer quando isso é percebido é dar ao motorista uma advertência disciplinar, a fim de que seja alinhado à política de frotas da sua empresa. 

4° sinal: Os gastos relacionados à frota estão elevados

O quarto sinal diz respeito às consequências financeiras do uso indevido dos veículos da frota.

Quando essa problemática está presente em sua empresa, os custos com combustível, manutenção corretiva e pagamento de multas são elevados e exagerados, não sendo compatíveis ao que realmente deveria ser.

Sendo assim, se você perceber que a situação financeira do seu negócio está sendo prejudicada por conta dos gastos relacionados à frota, saiba que esse pode ser um reflexo das atitudes dos motoristas.

Se eles conduzem de forma imprudente, desviam as rotas ou não conservam o veículo, certamente você deve prestar atenção nisso e corrigi-los.

uso indevido dos veículos da frota

5° sinal: Você nem ao menos sabe o que acontece nas operações de campo

Para finalizar, devemos ressaltar que se você não sabe como é o andamento das operações de campo, é grande a possibilidade de existir o uso indevido.

Como já mencionamos, a falta de monitoramento é um dos fatores que mais causam prejuízos e consequências desfavoráveis para a sua empresa (e também para os clientes, receptores do seu trabalho).

Portanto, lembre-se do primeiro passo: identifique esses sinais e quais motoristas estão os praticando. Depois, invista em um monitoramento efetivo e impulsione a sua empresa a melhorar ainda mais as operações!

Quer saber mais sobre o rastreamento veicular?

Conheça o RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!