#6 dicas para os motoristas de serviços de manutenção

Como motorista que realiza serviços de manutenção, cabe a você garantir o sucesso da operação, tanto no trajeto quanto no serviço. Saiba como!

Home / #6 dicas para os motoristas de serviços de manutenção

Se a sua empresa realiza serviços de manutenção, certamente você sabe da importância que o veículo corporativo tem nesse processo, uma vez que é por meio dele que os trajetos até os clientes são realizados.

Infelizmente, durante as operações de campo, é frequente alguns fatores - inclusive relacionados à frota - atrapalharem o desempenho da prestação de serviços, que acaba não rendendo da maneira que deveria.

Neste sentido, esses fatores podem ser tanto responsabilidades da empresa quanto suas: o motorista responsável pelo acontecimento da operação.

Dentre eles, algumas problemáticas - bastante comuns - são as seguintes:

  • Manutenção inacabada/mal executada;
  • Ferramentas insuficientes ou ultrapassadas;
  • Gastos excessivos com combustível durante o trajeto;
  • Falta de cordialidade do prestador de serviço;
  • Ausência de um acabamento (limpeza do local) adequado.

Tendo esse contexto como base, é importante que você analise suas operações de serviços de manutenção e perceba se algum desses problemas estão presentes em sua empresa, para que assim você possa solucioná-los da melhor maneira possível.

Nesse conteúdo, vamos te mostrar algumas dessas formas, para que a sua operação de manutenção renda da maneira que a sua empresa objetiva. 

Assim, você certamente será reconhecido como um bom motorista, um bom colaborador e um ótimo profissional. Confira!

Índice:

  1. Como devem funcionar as operações de serviços de manutenção?
  2. Dica #1: Verifique a situação dos pneus!
  3. Dica #2: Aprimore seus trajetos com as ferramentas certas!
  4. Dica #3: Seja pontual!
  5. Dica #4: Diga “não” ao ócio!
  6. Dica #5: Mantenha as ferramentas conservadas!
  7. Dica #6: Estabeleça metas para o seu desempenho pessoal!
operações de serviços de manutenção

Como devem funcionar as operações de serviços de manutenção?

Resumidamente, as operações de serviços de manutenção devem performar da maneira mais prática possível: o intuito é solucionar o problema do cliente, e fazê-lo da forma mais ágil, segura e econômica possível.

Para cumprir com esse objetivo, os empecilhos como o acúmulo de gastos desnecessários, a falta de preparação do colaborador e o mau estado das ferramentas e do veículo, por exemplo, devem ser extintos.

Posteriormente a essa etapa, cabe a sua empresa planejar adequadamente o modo como essas operações de campo irão funcionar, para que elas sejam eficientes e econômicas, a fim de não causarem prejuízos ou desgastes para a sua corporação.

Além disso, deve-se pensar - como uma das prioridades - nos clientes, os receptores dos seus serviços de manutenção. Se esses não ficam satisfeitos, certamente a sua empresa não terá êxito e nem uma evolução apropriada.

Portanto, é fundamental que as suas manutenções agradem aos receptores desse serviço, para que eles se tornem leais à sua marca e propaguem o nome da sua empresa para outros possíveis clientes.

Preparamos #6 dicas de como você pode fazer tudo o que comentamos, realmente acontecer! Acompanhe com a gente:

Dica #1: Verifique a situação dos pneus!

De acordo com o artigo 230 (art. XVIII) do Código de Trânsito Brasileiro, o mau estado dos pneus é considerado uma infração grave, cuja penalidade é de 5 pontos na CNH do motorista e um grande prejuízo financeiro para o proprietário do veículo - nesse caso, a empresa.

De fato, os pneus carecas são um perigo tanto no quesito econômico quanto no de segurança, tendo em vista o perigo que essa condição do pneu expõe. 

Em resumo, essa condição dos pneus ocasiona a falta de aderência do veículo ao solo, o que pode gerar uma falta de controle do motorista sobre o próprio veículo, bem como o fenômeno da aquaplanagem (a presença de uma fina camada de água entre os pneus e o solo).

Como o seu veículo corporativo é utilizado para ir aos locais onde é demandada a manutenção, naturalmente os equipamentos e ferramentas necessárias para o reparo serão carregadas no veículo também.

Por conta do peso, o automóvel tende a ficar desgastado por si só. Por esse motivo, é necessário que todas as partes do veículo estejam em boas condições, a fim de não haver riscos de acidentes.

Os pneus carecas são, sem dúvidas, um dos principais riscos à vida do motorista, bem como o comprometimento dos equipamentos de manutenção.

Sendo assim, realize a revisão e a manutenção preventiva dos pneus frequentemente, para que esse perigo não atrapalhe a produtividade das suas operações.

Dica #2: Aprimore seus trajetos com as ferramentas certas!

Os gastos elevados com combustível são desagradáveis para a sua empresa, que passa a sofrer com perda operacional (rendimento inferior ao esperado, mais custos do que produtividade).

Para evitar que isso aconteça, uma dica é aprimorar os trajetos por meio de ferramentas inteligentes, tais como o Google Maps e o Waze, que irão te indicar o caminho mais rápido para o seu destino.

Se você deseja aperfeiçoar esse processo, um roteirizador pode ser uma boa ideia. Inclusive, algumas dessas tecnologias possuem integração com os GPS 's inteligentes, facilitando assim o seu trabalho.

Dica #3: Seja pontual!

De fato, a experiência que os clientes têm com a sua marca se dá inicialmente por meio do seu serviço.

Como você conduziu o veículo? De que forma você se portou durante a prestação do serviço? Você tratou o cliente de forma educada e humanizada?

Se a sua resposta for positiva para cada um dos questionamentos acima, certamente a sua operação está agradando a clientela. Caso contrário, você precisa tomar algumas atitudes para mudar a sua postura e melhorar a experiência do cliente.

A pontualidade é, indiscutivelmente, um dos pontos que mais são observados quando se trata de um serviço. 

Geralmente, ao serem solicitadas as manutenções, o cliente está com um problema que está o incomodando; por isso, ele deseja que isso seja solucionado o quanto antes.

Em casos de atraso, o cliente pode gerar uma imagem ruim da sua corporação, que não parecia “qualificada” o suficiente para o atender. Por isso, seja pontual!

Dica #4: Diga “não” ao ócio!

A ociosidade não atrapalha apenas o âmbito da clientela, mas também a sua empresa - isto é, os seus gestores - que esperam que o seu desempenho seja favorável e compatível com o propósito da corporação.

Por isso, evite desviar rotas ou parar em locais desnecessários, não “mate tempo” durante o expediente e busque estar sempre no horário certo.

Dessa forma, você não precisará levar uma advertência disciplinar e estará realizando o seu serviço com excelência e muita produtividade.

Aliás, atente-se que você pode estar sendo monitorado! Não deixe com que a vontade de “matar tempo” estrague sua reputação.

Dica #5: Mantenha as ferramentas conservadas!

Ao mencionarmos a revisão do veículo, comentamos sobre os equipamentos e as ferramentas necessárias para os serviços de manutenção. Vale lembrar que as revisões periódicas e manutenções frequentes também devem ser realizadas nesse âmbito.

Como já mencionamos, a manutenção mal executada ou inacabada e a presença de ferramentas ultrapassadas e ineficientes são causas de grande peso para o fracasso das operações.

É por conta disso que você precisa estar sempre verificando a condição das ferramentas e percebendo se elas precisam ser revisadas ou substituídas. Essas atividades fazem toda a diferença no desempenho do seu serviço.

Algumas coisas que são importantes verificar, são:

  • Estabilidade das escadas;
  • Qualidade do metal das chaves, martelos e outras ferramentas;
  • Sistema elétrico das furadeiras e parafusadeiras;
  • Condição dos alicates, fitas e outros pequenos utensílios.

Assim como é indispensável a verificação do veículo, é fundamental a manutenção frequente dos equipamentos auxiliares para manutenção também.

Dica #6: Estabeleça metas para o seu desempenho pessoal!

Para finalizar, uma sugestão - que faz toda a diferença! - é investir em seu desempenho pessoal.

De fato, quando você estabelece metas a curto, médio e longo prazo, os resultados com certeza são alcançados.

Sendo assim, determine aonde você quer chegar como motorista, colaborador e prestador de serviços. Saiba que a motivação e a determinação são características de um profissional de sucesso!

Você ficou com alguma dúvida? Se sim, deixe-a aqui nos comentários! Te responderemos assim que possível.

Conheça o sistema RotaExata!

Falar com um especialista!

Tag: , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!