A segurança dos seus veículos é mais do que necessária nesse momento!

Em meio a períodos de crise as ameaças à segurança tendem a aumentar. Por isso, reforçar a segurança da sua frota é essencial nesse momento!

Home / A segurança dos seus veículos é mais do que necessária nesse momento!

Em meio a períodos de crise, é muito comum que aumentem os casos de furtos, riscos de sinistros, má condução do veículo, assim como outros infortúnios, que podem interferir na segurança das operações. Por essa causa, é fundamental que você saiba as melhores maneiras de manter os seus veículos seguros, como os sistemas de monitoria e rastreamento, por exemplo.

De acordo com o SINESP (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), o número de furtos de veículos no Brasil, nos últimos 4 anos, passou de um milhão de casos. Tendo em vista esse número, fica evidente que a segurança dos veículos deve ser zelada, em especial das frotas, das quais as empresas prestadoras de serviço dependem. “Os veículos são extensões da sua empresa!”.

Preparamos um conteúdo para que você possa estar bem informado e preparado, a fim de que haja segurança em seus veículos durante esse período difícil pelo qual o mundo está passando.

Quais são os riscos e os perigos?

Primeiramente, é necessário lembrar que a segurança dos veículos deve ser garantida em primeiro lugar; E mais, ela não deve ser priorizada apenas com finalidades financeiras - como o receio de perder os veículos e outros bens materiais, por exemplo - mas também porque a proteção é um valor, e isso envolve o ser humano.

Contudo, alguns riscos relacionados são: Rotas perigosas, má condução do veículo, ausência de conhecimento do gestor acerca da localização da frota,a carga do veículo, e até mesmo os riscos de acidentes e sinistros.

Confira a especificação de cada risco, e identifique se a sua empresa e seus veículos estão em perigo:

Rotas perigosas:

Um dos riscos mais comuns que os veículos correm, é a escolha de rotas inadequadas por parte dos motoristas. Muitas vezes, esse erro ocorre por falta de conhecimento ou negligência do condutor, e isso pode ser um problema grave de falta de segurança.

É muito importante que os motoristas estejam preparados para realizarem deslocamentos bem-sucedidos, e isso envolve ter a ciência de quais trajetos são mais protegidos.

Em suma, para solucionar esse problema, tem-se os sistemas especializados nisso, cujas ferramentas de roteirização são eficientes na escolha das rotas mais seguras. Os softwares especializados em frotas são formas de organizar e planejar as rotas para a realização das entregas, de forma que não haja o risco de os motoristas adentrarem em áreas desconhecidas e desprotegidas. Além do mais, com o sistema de rastreamento, o motorista é monitorado, e por isso, não há mais a realização de desvios de rota, que podem levá-lo a rotas perigosas.

Condução indevida do veículo:

Outro risco que pode atrapalhar - e muito! - a segurança na estrada, é a má condução do veículo.

Quando um motorista comete infrações,acumula multas, realiza acelerações e desacelerações bruscas, não respeita as regras do trânsito ou dirige acima do limite da velocidade, há grande possibilidade de danos; tanto para o veículo quanto para o motorista, e consequentemente um grande perigo fica evidente.

Entretanto, apesar de existirem sistemas portadores de ferramentas para solucionar esses problemas - como a gestão de frota, softwares de rastreamento e a imposição do controle por meio do gestor - o motorista também deve fazer a sua parte. Isso é, adotar a direção defensiva, ter prudência ao dirigir, e ter conhecimento sobre os possíveis riscos e perigos da estrada.

Até porque, além dos riscos já mencionados, há a possibilidade de - devido à má condução - haver o derramamento da carga pela via, o que irá desencadear em saqueamentos; e muito prejuízo para a empresa!

Por isso, a solução para esse problema envolve os dois lados. O sistema - que inclusive realiza a atividade de rastrear e emitir os dados de localização em tempo real para o gestor - pode proporcionar muitas melhorias, sim! Porém, o condutor também deve colaborar, e os fatores citados devem ser praticados pelo condutor!

Riscos de furtos de carga:

Juntamente aos outros, essa é uma variável que pode comprometer a segurança das operações e levar à ocorrência de furtos.

Por se tratar de um caso bastante propício a roubos - o que acontece de maneira frequente, infelizmente - a conduta e o zelo do motorista não são o suficiente; nessa situação, deve-se recorrer aos sistemas de rastreamento veicular. Principalmente porque alguns motoristas realizam imprudentemente paradas inapropriadas - como em ocasiões que ele dorme no caminhão, em alguma parada na estrada não autorizada, por exemplo - nessas situações, a carga é colocada em risco!

Porquanto, existem empresas que desenvolvem o seu próprio sistema, como no caso da RotaExata, e por isso temos o conhecimento detalhado dos riscos, já que o nosso software é abrangente para resolver diferentes situações e disponibiliza todas as ferramentas com excelência. Por exemplo, falando especificamente dos automóveis, há situações em que a carga é transportada no carro mesmo - na maioria das vezes quando trata-se de vendedores - o que gera bastantes riscos, ou no caso dos prestadores de serviços, que deixam os veículos na rua enquanto realizam o trabalho, o perigo fica ainda maior.

Assim, o sistema de rastreamento é uma opção perfeita para quem quer evitar os furtos de carga, já que o gestor acompanha em tempo real tudo o que está ocorrendo, e a qualquer emergência, pode solicitar rapidamente a polícia.

O sistema prioriza a excelência das operações:

Ainda falando da excelência das ferramentas do sistema, tem-se o processo de instalação dos rastreadores. Nesse quesito, a instalação do aparelho do Rota é realizada de uma forma bastante cuidadosa: um especialista vai até o local e instala o rastreador - inclusive em lugares escondidos do veículo - quando em contrapartida, outros sistemas realizam a instalação apenas por plug in, diminuindo a segurança consideravelmente.

É importante ressaltar que os aparelhos são geralmente instalados em lugares escondidos do veículo, como já mencionado, justamente para a segurança ser ainda mais rigorosa. Por causa disso, há baixas possibilidades de o aparelho ser retirado por outras pessoas, e mesmo quando isso acontece, o gestor logo é notificado para resolver o problema.

Riscos de sinistros:

Por último, um risco que também deve ser levado em consideração, é a ocorrência de sinistros e até mesmo acidentes.

Na maioria dos casos, os motoristas são os responsáveis por isso. É claro que, muitas das vezes, os funcionários levam os veículos da empresa para as suas casas, e por falta de ética, utilizam-os para outras finalidades, ou acabam deixando os veículos estacionados em áreas remotas durante o serviço; nessas situações podem ocorrer os sinistros.

Para evitar isso, tem-se a opção de estabelecer cercas virtuais - dentro dos sistemas de rastreamento - as quais delimitam a área em que o condutor pode transitar. Caso elas sejam desrespeitadas, o gestor da frota será notificado, e poderá tomar as providências quanto a isso. Além de ser uma forma organizada de controle, os riscos de sinistros são reduzidos consideravelmente!

Você tem zelado pela segurança da sua frota?

Agora que você conhece todos os riscos, assim como as possíveis soluções, fica a pergunta: você está cuidando da segurança dos seus veículos? É muito importante que haja a precaução desses perigos, pois eles podem ocorrer com qualquer empresa, em especial no período em que estamos vivendo, bastante vulnerável.

Para não esquecer, montamos uma tabelinha de resumo, para você lembrar de todos os riscos! Confira:

segurança

Por fim, como um dos casos reais, em 2019 a empresa Roll.it passou por um furto de um dos seus veículos. Porém, a recuperação ocorreu em menos de 1 hora, graças ao sistema de rastreamento, que os possibilitou a acompanhar o movimento dos ladrões, assim recuperando o veículo e a carga.

Você também pode garantir essa segurança! Os sistemas de rastreamento possuem muito mais ferramentas que podem te auxiliar nisso. A gente te conta! Separamos mais dois conteúdos, que você pode acessar aqui embaixo! Aproveita!

Clique no botão para fazer o download do nosso e-book com dicas sobre rastreamento!
Baixar e-book Tag: , , , ,







O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!