A segurança da frota é mais do que necessária nesse momento!

Em meio a períodos de crise as ameaças à segurança tendem a aumentar. Por isso, reforçar a segurança da sua frota é essencial nesse momento!

Home / A segurança da frota é mais do que necessária nesse momento!

A segurança da frota deve ser uma das suas prioridades nesse momento, tendo em vista que sua empresa depende dos veículos para o desempenho de suas funções.

Isso porque em meio a períodos de crise, é muito comum que aumentem os casos de furtos, riscos de sinistros, má condução do veículo, assim como outros infortúnios, que podem interferir na integridade das operações. 

De acordo com o SINESP (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), o número de furtos de veículos no Brasil, nos últimos 4 anos, passou de um milhão de casos. 

Por conta dessa urgência, é fundamental que você saiba as melhores maneiras de manter os seus veículos seguros, monitorados e sob o seu controle.

Neste conteúdo, vamos te apresentar a ferramenta ideal para manter sua frota protegida e com o mesmo rendimento.

Confira!

QUAIS SÃO OS RISCOS E OS PERIGOS?

Primeiramente, é necessário lembrar que a segurança da frota deve ser vista como prioridade. 

No entanto, ela não deve ser vista apenas com finalidades financeiras - como o receio de perder os veículos e outros bens materiais, por exemplo - mas também porque a proteção é um valor, e isso envolve o ser humano.

Sendo assim, alguns riscos relacionados são: rotas perigosas, má condução do veículo, ausência de conhecimento do gestor acerca da localização da frota, a carga do veículo, e até mesmo os riscos de acidentes e sinistros.

Rotas perigosas:

 

Um dos riscos mais comuns que os veículos correm, é a escolha de rotas inadequadas por parte dos motoristas. 

Muitas vezes, esse erro ocorre por falta de conhecimento ou negligência do condutor, e isso pode ser um problema grave de falta de segurança.

É muito importante que os motoristas estejam preparados para realizarem deslocamentos bem-sucedidos, e isso envolve ter a ciência de quais trajetos são mais protegidos.

Condução indevida do veículo:

 

Outro risco que pode atrapalhar - e muito! - a segurança na estrada, é a má condução do veículo.

Quando um motorista comete infrações, acumula multas, realiza acelerações e desacelerações bruscas, não respeita as regras do trânsito ou dirige acima do limite da velocidade, há grande possibilidade de danos.

Ou seja, há a prática do uso indevido do veículo, visto que a política de frotas não está sendo respeitada ou não foi estabelecida corretamente.

Riscos de furtos de carga:

 

Juntamente aos outros, essa é uma variável que pode comprometer a segurança das operações e levar à ocorrência de furtos de carga.

Por se tratar de um caso bastante propício a roubos - o que acontece de maneira frequente, infelizmente - a conduta e o zelo do motorista não são o suficiente.

O risco de haver um furto é muito grande, e você precisa encontrar ferramentas que evitem isso.

Como manter a segurança da frota com precisão?

Nas situações citadas, advertências simples ou atitudes feitas manualmente não resolvem os problemas. Nesses casos, deve-se recorrer às tecnologias especializadas.

No RotaExata, todas as ferramentas são regidas pelo sistema de rastreamento veicular. 

Como o sistema realiza o monitoramento integral de tudo o que acontece em campo, você - quanto gestor - possui o controle dos trajetos, do desempenho das operações e da conduta dos motoristas.

Em conjunto aos outros módulos do RotaExata, tem-se a gestão de frotas, a roteirização e a automação.

O software como um todo consegue te tirar de todas as situações citadas em que há a ausência da segurança da frota.

Confira:

Escolha as rotas certas pelos seus motoristas!

 

Como já comentamos, o RotaExata é formado por diversos módulos, os quais se integram e trabalham juntos, todos com base no rastreamento.

Unindo duas ferramentas, você mesmo pode acabar com o risco de os motoristas escolherem rotas perigosas.

Como o rastreamento, você monitora a localização de todos os veículos. 

Em conjunto, você pode criar os itinerários anteriormente, por meio do roteirizador, que escolhe os trajetos com base nas suas regras de rastreamento (que você mesmo cria, com base em locais permitidos) e ainda leva em conta a velocidade do deslocamento.

Dessa forma, a segurança da frota é garantida! A tecnologia integrada dessas duas ferramentas faz todo o trabalho por você;

Evite o risco de roubos!

 

Como o monitoramento de campo é feito integralmente, o sistema de rastreamento é a ferramenta ideal  para evitar os furtos de carga, já que o gestor acompanha em tempo real tudo o que está ocorrendo, e a qualquer emergência, pode solicitar rapidamente à polícia.

Inclusive, como um dos casos reais, em 2019 a empresa Roll.it passou por um furto de um dos seus veículos. 

Porém, a recuperação ocorreu em menos de 1 hora, graças ao sistema, que os possibilitou a acompanhar o movimento dos ladrões, assim recuperando o veículo e a carga.

Ademais, é importante ressaltar que você deve estar sempre atento e praticando os devidos cuidados. Não se esqueça de treinar os seus motoristas devidamente!

Rastreador em local seguro!

 

Um dos pontos do RotaExata que garante a segurança da frota é a nossa diferenciada instalação dos rastreadores. 

Nesse quesito, a instalação do aparelho do Rota é realizada de uma forma bastante cuidadosa: um especialista vai até o local e instala o rastreador - inclusive em lugares escondidos do veículo.

Em contrapartida, outros sistemas realizam a instalação apenas por plug in, diminuindo a segurança consideravelmente.

Assim, há baixas possibilidades de o aparelho ser retirado por outras pessoas, e mesmo quando isso acontece, o gestor logo é notificado para resolver o problema.

Acabe com os riscos de sinistros!

 

Por último, um risco que também deve ser levado em consideração, é a ocorrência de sinistros e até mesmo acidentes.

Na maioria dos casos, os motoristas são os responsáveis por isso.

É claro que, muitas das vezes, os funcionários levam os veículos da empresa para as suas casas, e por falta de ética, utilizam-os para outras finalidades, ou acabam deixando os veículos estacionados em áreas remotas durante o serviço; nessas situações podem ocorrer os sinistros.

Para evitar isso, tem-se a opção de estabelecer cercas virtuais - dentro dos sistemas de rastreamento - as quais delimitam a área em que o condutor pode transitar.

Caso elas sejam desrespeitadas, o gestor da frota será notificado, e poderá tomar as providências quanto a isso. 

Além de ser uma forma organizada de controle, os riscos de sinistros são reduzidos consideravelmente! 

Em adição, você pode cadastrar toda e qualquer avaria ou imprevisto no módulo de gestão de frotas, para tudo ficar armazenado e dentro do controle.

SABENDO DE TUDO ISSO: VOCÊ TEM ZELADO PELA SEGURANÇA DA SUA FROTA?

Agora que você conhece todos os riscos, assim como as possíveis soluções, fica a pergunta: você está cuidando da segurança da frota?

É muito importante que haja a precaução desses perigos, pois eles podem ocorrer com qualquer empresa, em especial no período em que estamos vivendo, bastante vulnerável.

Para não esquecer, montamos uma tabelinha de resumo, para você lembrar de todos os riscos! Confira:

segurança da frota

Garanta a segurança da frota a partir de agora mesmo! Tenha em mente que ter sua empresa e seus veículos protegidos é uma prioridade para esses tempos.

Saiba agora mesmo como preservar a segurança da sua frota veicular e do seu negócio!

Fale com um especialista!

Tag: , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!