Resolva a ociosidade do motorista: conheça os formulários automatizados!

Motoristas ociosos podem gerar grandes prejuízos as empresas dependente de frota veicular. Confira como solucionar de forma prática esse problema!

Home / Resolva a ociosidade do motorista: conheça os formulários automatizados!

A ociosidade do motorista é um fato muito recorrente no cenário das empresas que dependem de frota veicular.

Infelizmente, é comum e até mesmo “normal” para os condutores, o fato de matar tempo durante o expediente, muitas vezes no período entre uma operação e outra.

A isso, dá-se o nome de “ociosidade”, um dos fatores que mais geram improdutividade e ocasionam até prejuízos financeiros para a sua empresa, além de um rendimento insatisfatório.

De fato, para extinguir a ociosidade e tornar o dia a dia de operações mais produtivo e até mesmo econômico, você precisa controlar tudo o que acontece em campo. Isto é, o monitoramento integral é indispensável. No entanto, esse monitoramento pode ser muito mais prático e automático do que você imagina!

Nesse artigo, vamos te mostrar a solução ideal para resolver o problema do ócio do motorista de forma simples, moderna e automática!

Acompanhe conosco!

Índice:

  1. Os riscos da ociosidade do motorista para a sua empresa
  2. Os problemas que o uso indevido do veículo pode causar
  3. Módulo de automação: os formulários na correção da ociosidade do motorista
  4. Exemplo aplicáveis
  5. Ranking de motoristas

Os riscos da ociosidade do motorista para a sua empresa

Os riscos causados pelo ócio dos colaboradores são muitos, em especial porque essa prática leva ao prejuízo financeiro muito rapidamente.

Ainda mais porque, em alguns casos, o tempo de expediente é utilizado até mesmo para desvios de rota, paradas em lugares inadequados ou até mesmo na casa do próprio motorista. 

Todas as atitudes citadas configuram o uso indevido do veículo, uma má conduta praticada pelo colaborador.

Aliás, essa prática de ociosidade do motorista pode ser um problema que nem é identificado por muitos gestores, já que esses não realizam o monitoramento completo do que acontece em campo.

Nesse caso, é importante haver essa identificação, tendo em vista as consequências negativas da ociosidade do motorista.

Separamos algumas delas abaixo:

Os problemas que o uso indevido do veículo pode causar

A perda da produtividade e os gastos desnecessários são as principais problemáticas decorrentes do uso indevido, o que inclui a ociosidade.

É muito importante que você se atente nesses dois, visto que a perda de dinheiro ocorre em grande volume. Mesmo que o ócio comece com pouca frequência pode acontecer de as consequências alcançarem um âmbito maior, causando prejuízos.

Prejuízos à imagem da corporação

De modo geral, a ociosidade impacta os clientes diretamente, visto que interfere nos serviços ou entregas prestados pela frota, por conta dos atrasos.

Como as operações são interrompidas pelo próprio colaborador, que realiza um desvio de rota ou paradas em locais aleatórios, a clientela é submetida a atrasos e até mesmo a não realização do serviço.

Prejuízos financeiros

Outro âmbito onde o prejuízo é visto é o financeiro. A ociosidade gera gastos desnecessários, os quais não estavam contidos no planejamento do gestor. 
Esses podem ser custos de combustível - devido aos desvios de rota e o uso do veículo para fins pessoais - ou até mesmo relacionados à manutenção do veículo, que estão sendo conduzidos inadequadamente ou em regiões que nem são permitidas.

Prejuízos ao ganho operacional

Por fim, o prejuízo pode acontecer no âmbito do ganho operacional. Resumidamente, pode-se dizer que esse ganho é a junção de um bom desempenho à economia de tempo e dinheiro
Quando a ociosidade começa a fazer parte do cotidiano das suas operações em campo, sua empresa pode sofrer com a perda operacional.

Essa perda é vista quando o número de serviços, entregas ou coletas é reduzido, ao passo que os custos continuam sendo os mesmos ou até mesmo aumentam.

Módulo de automação: os formulários na correção da ociosidade dos motoristas

De fato, você deve monitorar urgentemente as operações e a conduta dos motoristas, de modo a manter as operações organizadas e de acordo com o seu planejamento, evitando os prejuízos.

Para você tornar isso real, a RotaExata tem a ferramenta ideal para a sua empresa. 

Abaixo, vamos te mostrar as funcionalidades que te permitem criar processos na frota e monitorá-los com exatidão e qualidade.

O rastreamento veicular em função dos formulários

No RotaExata, a automação, módulo que possui formulários automáticos, é vinculada ao rastreamento veicular, tendo em vista que assim a vistoria e o controle de ócio ocorrem com exatidão.

Por exemplo, por meio dessas informações fornecidas pelo rastreamento, você pode identificar as atitudes de uso indevido do veículo e o baixo desempenho, muitas vezes motivados pela ociosidade.

Depois dessa identificação, cabe a você criar as regras para as operações que impeçam que esses usos indevidos aconteçam. Essas regras são criadas por você dentro do sistema, as quais servirão como gatilhos para o envio automático dos formulários ao motorista.

nova rega

Os formulários da automação

Depois que você cadastrar suas regras no sistema de rastreamento, você as vincula aos formulários que serão enviados automaticamente aos motoristas, sempre que uma regra, aquela que foi criada no módulo de rastreamento, for quebrada por eles.

Os formulários são criados por você e podem coletar qualquer informação que você desejar, desde textos, fotos, assinaturas, preenchimento de checkbox… a fim de obter justificativas claras do por quê aquela regra foi quebrada. 

Por exemplo, caso o condutor desvie a rota, a regra acionada dispara o envio do formulário criado por você, para coletar a informação do condutor.

A questão pode ser um campo de texto que solicita uma justificativa para o desvio.As respostas são realizadas por meio do smartphone do colaborador, no sistema que pode ser acessado pelo navegador do celular, ou pode ser salvo por PWA, com o seu usuário motorista criado por você.

criando formulario

Outros exemplos aplicáveis

Para exemplificar melhor, suponha que um motorista cometeu uma infração, sendo essa o estacionar em um determinado local proibido por você, gestor.

Como o rastreamento identificou que houve uma quebra de regra cadastrada, um formulário é enviado automaticamente para o colaborador, podendo solicitar uma foto do local de estacionamento.

Você pode utilizar a resposta para o registro da infração e posterior correção da conduta do motorista, por meio de uma advertência.

Outro exemplo é o motorista ficar um tempo ocioso e os serviços ou entregas acabarem atrasando.

O formulário automatizado pode ser uma checklist, a qual é composta por todas as atividades que o colaborador deveria fazer, inclusive dando o feedback de como foi a operação. 

Se o condutor não a realizou, a checklist serve como uma forma de verificar seu desempenho.

Ou seja, se a sua necessidade é eliminar a ociosidade do motorista, esse módulo pode te ajudar e, muito, nisso! 

Aliado ao rastreamento, você verá que o uso indevido do veículo não será mais um problema.

Ranking de motoristas

Para finalizar, a ferramenta de ranking de motoristas, vinculada à automação, é uma ótima forma de continuar o acompanhamento e verificar a melhoria de cada um dos condutores.

Sendo assim, a cada regra respeitada - ou desrespeitada - pelos colaboradores, o ranking automatiza uma classificação, atribuindo - ou retirando - pontos de cada um dos motoristas. Esse valor de pontuação por ação também é personalizável por você. 

Imagem do ranking de motoristas - Facilidades proporcionadas pela automação

Dessa forma, você pode acompanhar qual de seus colaboradores está sendo mais ocioso e comento uso indevido do veículo, como está sendo o seu trabalho e quais as melhorias a serem feitas pelos motoristas que estão abaixo na classificação.

A ociosidade do motorista vai se extinguindo até acabar completamente! 

A ferramenta se encarrega disso para você!

E aí, o que você achou? Conta para a gente!

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!