Renovação da frota: Está na hora? É o momento?

Muitos empresários se perguntam ao olhar para sua frota, qualquer que seja o tamanho, se está na hora de renová-la ou não.

Home / Renovação da frota: Está na hora? É o momento?

Quanto à renovação da frota, muitos empresários costumam se perguntar se está na hora ou se é o momento para realizá-la. Pois bem, a primeira pergunta a ser respondida é talvez a mais fácil, caso a gestão deste ativo tenha sido feita de forma adequada.

A segunda, e talvez um pouco mais complexa, remete ao momento da renovação da frota, que deve levar em conta o cenário econômico do país e do segmento que o empresário atua, além de levar em consideração que a crise na economia atinge mais alguns setores do que outros.

Vamos analisar primeiramente a questão “hora de trocar de veículo”. Diferentemente da pessoa física, que é movido pelo desejo de “ter um carro novo”, o empresário deve levar em consideração questões racionais para analisar se está na hora de realizar a renovação da frota. Mas, como fazer isso?

Preparamos algumas dicas para facilitar a sua análise e posteriormente a sua decisão!

Como saber se é o momento certo para efetuar a renovação da frota?

Existem alguns cuidados que você precisa aplicar nos veículos da sua frota, para que a renovação seja realizada quando realmente for necessária. Além do mais, ao colocar em prática a gestão dos veículos, a análise da frota se dá de forma exata, e você não cometerá o erro de trocar os veículos na hora que não deveria.

1 - Mantenha atualizado o histórico de custos com manutenções

Nele, você deve preservar - no mínimo - as seguintes informações:

  • Trocas de óleo;
  • Rodízios de pneus;
  • Revisões obrigatórias;
  • Manutenções corretivas;
  • Valdor do seguro.

Um sistema de gestão de frota oferece ferramentas para o controle de todos os fatores listados acima, por meio de planos de manutenção, checklists, lançamento de custos e os inúmeros relatórios que proporcionam que você faça um bom acompanhamento.

2 - Mantenha registrados os abastecimentos e o hodômetro do veículo

Sempre que possível, você também deve fazer o cálculo de média desses números. Sei que parece simples, mas todo cálculo complexo começa com números bastante simples, ou seja, daqui para frente basta fazer comparações matemáticas:

  • Se os custos envolvidos com a manutenção do seu veículo atual está superando os custos com manutenções previstas no plano de manutenção de um novo veículo + o valor de sua prestação, é importante que você pense na troca.
  • Se o valor das manutenções atuais empatam com as manutenções previstas do novo veículo, é  viável analisar a troca em função da renovação do seu patrimônio.
  • Caso o valor das manutenções atuais ainda sejam consideravelmente baixas, acho que vale a pena levar em consideração o “momento” da troca.
  • O cálculo da média de consumo de combustível do veículo (km/l) é um indicador importante de desgaste do mesmo, se este parâmetro está muito acima do indicado no manual do carro, isto significa um possível desgaste excessivo das peças, e a troca também é aconselhável.

renovação da frota

O registro de custos de abastecimento e o número de hodômetro são fundamentais e devem ser armazenados.

Além de ter um visão sobre a preservação dos veículos, você ainda pode observar se os gastos estão excessivos.

Assim, você pode determinar o que precisa ser feito para solucionar esse problema, muitas vezes causados pela conduta inadequada do motorista, também responsável pelo desgaste anormal dos veículos.

Aliado aos registros, o sistema de rastreamento veicular é a ferramenta mais indicada para quem deseja monitorar o comportamento dos condutores em campo.

Por meio dela, você pode observar o itinerário dos seus funcionários em tempo real, com o auxílio de um mapa dinâmico de fácil interpretação e usabilidade. Pode também criar cercas virtuais e outras regras de rastreamento para controlar a sua frota integralmente.

O impacto do cenário econômico para a tomada da decisão

Sobre o “momento da troca”, várias análises do cenário precisam ser feitas.

Em Santa Catarina, há projetos em andamento que proporcionarão o desenvolvimento econômico das empresas dependentes de frota, que costumam ser bastante prejudicadas durante as crises. O projeto chamado “frota verde” tem justamente esse intuito, e o método utilizado será a renovação das frotas. A ideia foi explanada pelo Secretário da Fazenda de SC, Paulo Eli.

Um programa semelhante já estava sendo realizado em todo o Brasil nos últimos cinco anos, batizado como “Sustentabilidade Veicular”, e promovido pelo presidente da ANFAVEA - Antônio Megale.

A crise econômica dos últimos anos fez com que o governo retomasse esse projeto - anteriormente apenas no papel - com a finalidade de estimular a indústria e comércio de veículos. Gerando assim movimentação econômica e, nas palavras do Ministro Pereira, impulsionando “o melhor programa social, o emprego”.

Apesar de diversos países oferecerem programas como esse para impulsionamento da renovação da frota, não são todas as empresas que aproveitam a iniciativa para trocarem os veículos. Em países como a Itália e a Argentina, por exemplo, esses projetos acabaram resultando em fracasso; mas esse não é o caso do Brasil.

A diferença no programa brasileiro está justamente na análise e busca de erros nos programas desenvolvidos em outros países.

Ademais, aqui ainda há a procura pelo engajamento de muitos outros setores, como os próprios fabricantes de veículos, distribuidores e concessionárias, revendas de peças, distribuidores da indústria do aço além de representantes do setor metalúrgico, para que o programa facilite efetivamente a renovação da frota das empresas que já estão no momento de realizá-la.

Quais passos precisam ser seguidos antes da renovação da frota?

Em suma, o ideal é que, depois de você realizar sua análise de contas referentes à gestão da manutenção da frota - neste ponto, um software de gestão de frotas pode economizar tempo e dinheiro - você veja com atenção os sinais econômicos e benefícios para seu setor. Conferindo, dessa maneira, o cenário do Brasil e os projetos do governo que podem facilitar isso.

Ademais, não se esqueça de preservar os seus veículos, corrigindo a conduta inadequada dos motoristas, por meio de um sistema de rastreamento, e investindo sempre em uma gestão que objetive a redução dos custos da frota.

Esperamos ter esclarecido esse questionamento para você, e assim ajudado você nessa importante decisão.

Para saber mais sobre gestão de frota, você pode conferir o nosso artigo que fala detalhadamente sobre isso: As 5 características do melhor sistema de gestão de frotas. Conta pra gente como você gere a sua frota!

Conheça na prática o funcionamento do rastreamento veicular!


Veja uma demonstração agora!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!