Empresa reduziu gastos e ampliou sua operação em apenas 2 meses!

Saiba como a empresa Roll.it conseguiu em pouco tempo reduzir os gastos da frota e ampliar sua operação comercial controlando seus veículos e roteirizando.

Home / Empresa reduziu gastos e ampliou sua operação em apenas 2 meses!

Quer saber como reduzir os gastos com a frota e ampliar sua operação logística?
Então confira o caso dessa empresa de São Paulo!

A empresa Roll.it fabrica e comercializa ferragens e tecnologia para criações arquitetônicas, trabalhando com um dos materiais mais nobres na construção civil: o aço inoxidável.
Conhecida como sinônimo de qualidade e design exclusivo, seus clientes são desde vidraçarias, serralherias a arquitetos e setor de construção. A flexibilidade e versatilidade fazem parte da produção dos seus produtos e projetos personalizados, possuindo um catálogo com enorme variedade e qualidade de primeira linha sendo lembrado, pelos arquitetos, aos catálogos europeus.

Sua operação comercial até então era somente passiva, os interessados entravam em contato e negociavam a venda, ou em casos de projetos, os vendedores se deslocavam até o cliente para apresentar os projetos e posteriormente retornavam com a entrega dos produtos. No entanto, viu-se a oportunidade da área comercial expandir suas atuações e começar a operar de forma ativa também.

Para aumentar essa operação, a empresa Roll.it percebeu que era fundamental implantar um sistema de monitoramento e roteirização da sua equipe externa, pois já ocorriam situações que geravam gastos altíssimos com combustível, por falta de uma rota programada para seguir e acompanhar.

A RotaExata acredita que a roteirização só é eficaz quando integrada com rastreamento, afinal, de nada adianta você planejar um ótimo roteiro e ele não ser cumprido, não é mesmo? A Roll.it também percebeu “na pele” essa necessidade, e decidiu otimizar sua operação com o RotaExata.

frota controlada com gastos reduzidos

Uso indevido dos veículos gera gastos!

Com uma frota de 4 veículos, Caio Andrade gestor de frotas da Roll.it, pode notar já nas primeiras semanas com o módulo rastreamento, o uso indevido dos veículos. Os motoristas tinham o hábito de sair com o veículo da empresa para efetuar as entregas ou visitas e aproveitavam para realizar atividades pessoais, gerando prejuízos para a empresa tanto com combustível quanto com tempo improdutivo.

Ao identificar, por meio do RotaExata, esse uso indevido da frota, o gestor começou a aplicar advertências verbais aos seus motoristas, o que fez com que eles notassem que agora estão sendo acompanhados o tempo inteiro. “Quando o carro parava em algum ponto desconhecido, ou seguia por uma rota que não era a planejada eu ligava e perguntava: por que você está nessa rua tal? ou, não era para você seguir esse trajeto, porque foi? Então, os motoristas começaram a se policiar, e mudar sua conduta.” relata Caio, sobre suas primeiras experiências com o sistema.

O sistema de rastreamento tem como uma das suas principais funções exercer essa educação comportamental sobre os motoristas, além da segurança. É comum ouvirmos relatos como esses, de que os gastos com combustível, multas e sinistros foram drasticamente reduzidos por conta dos condutores saberem que estão sendo monitorados o tempo todo.

Carro roubado é recuperado em menos de 1h

Outra vantagem de se ter o rastreamento veicular, é com a questão de segurança do veículo e do motorista. Infelizmente ninguém está imune de passar por uma situação de roubo, porém é possível criar métodos de prevenção e fácil recuperação, foi o que aconteceu com a Roll.it.

Era uma manhã de trabalho como todas as outras, até que notou-se uma conduta diferente de um dos veículos, em seguida o motorista liga e informa que o veículo havia sido roubado.

Essa poderia ser uma situação de pânico, porém como o carro estava rastreado isso tranquilizou a equipe.“Roubaram o veículo às 10h40 da manhã às 11h20 o veículo já estava na empresa recuperado. Foi tudo muito rápido, nós acompanhamos a movimentação dos ladrões, onde eles haviam parado para descarregar a mercadoria, e um pouco mais para frente encontraram o carro abandonado”, conta o gestor sobre o ocorrido.

A vantagem de se ter um rastreamento veicular, é que além de você poder recuperar rapidamente o veículo e as mercadorias perdendo menos tempo da sua operação, você não precisa ter os gastos em acionar o seguro e exerce proteção aos seus colaboradores.

Operação - Agendamento por Região

Para aumentar as vendas, a Roll.it pensou em criar uma operação de prospecção ativa na sua área comercial. A ideia era estar sempre presente para os seus prospects e clientes, e para isso, era necessário segmentar as regiões atendidas, delimitar os dias da semana que aquela região seria visitada e roteirizar os atendimentos. Claro, isso só seria possível com a implantação do sistema RotaExata.

Na RotaExata entendemos que o sucesso do cliente, é o nosso sucesso. É por isso que temos uma equipe de suporte capacitada e sempre disponível, além de uma área de Customer Success, onde auxiliamos na implantação do sistema e acompanhamos o cliente para utilizar todo o potencial da ferramenta e potencializar sua frota alcançando os resultados desejados.

Sendo assim, em uma consultoria com o nosso Customer Success foi observado alguns pontos de ajustes na configuração feita pelo gestor, a fim de melhorar ainda mais a operação. Além disso, desenvolvemos algumas novas configurações no sistema para que a roteirização dos atendimentos seguissem a ordem de cliente mais próximo, e a opção de nomear a região por dia da semana. Tudo isso, para deixar a operação da Roll.it mais eficiente e econômica.

Após esse primeiro momento, o gestor recebeu um planejamento para seguir e colocar em prática a nova metodologia de atendimento da frota, sempre sendo acompanhado pelo Customer Felipe, para garantir que tudo operasse como esperado.
“O felipe me liga toda semana para acompanhar saber como que está funcionando, isso é uma experiência muito legal.”
diz Caio Andrade.

Na prática

Para executar sua estratégia de ação com a frota, a Roll.it tem usado o módulo de operação do sistema RotaExata, onde algumas das possibilidades que você encontra são: o planejamento da operação podendo cadastrar as visitas e consultá-las no mapa, agendamentos por região, itinerários em execução, histórico de cada atendimento e muito mais. E tudo isso pode ser acompanhado e garantido, Caio confirma:“Eu gostei muito por conta disso, é em tempo real, a gente sabe o tempo inteiro onde eles estão se o carro está ligado ou não está.”

Com rastreamento e roteirização, o gestor tem de fato controle da sua frota e assim consegue manter ela sempre produtiva. Um dos problemas que a Roll.it enfrentava é que eventualmente os motoristas saiam sem destino definido e isso gerava muitos gastos com combustível e tempo. Caio conta que: “Hoje com o RotaExata isso não acontece mais, é organizado por rotas, e quando solicitado o cliente é agendado para atendimento.”

Se a Roll.it já era referência de qualidade em produto e atendimento, certamente agora, ela será destaque em agilidade e pontualidade de entregas e visitas, além de claro, crescimento em sua cartela de clientes.

“É um sistema que vale muito a pena, funciona!"- Caio Andrade

Isso é o RotaExata, conectando o veículo ao seu negócio, simplificando a gestão veicular e operações logísticas, promovendo resultados significativos na sua frota! Se você também quer ter sucesso na sua operação assim como fez a Roll.it, facilitar sua gestão de frota e reduzir gastos, marque uma conversa com a nossa equipe de especialistas:

Um time de especialistas à disposição para entender melhor o seu negócio e apresentar
o RotaExata na hora, sem compromisso!
Marcar bate-papo







O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!