Rastreador veicular: um aliado em casos de furto em sua frota

O rastreador é uma forma de evitar perdas financeiras que podem acontecer em caso de sinistros

Home / Rastreador veicular: um aliado em casos de furto em sua frota

O número de furtos e roubos de veículos e cargas é bem alarmante nacionalmente. E sem dúvidas é uma das principais preocupações que os gestores de frota enfrentam, além do prejuízo financeiro que causa às empresas, coloca em risco também os condutores.

Infelizmente vemos que empresas que não monitoram sua frota de forma adequada e não possuem o controle do que acontece em campo, a exposição dos veículos a riscos de roubo e furto é bem maior. 

Uma das formas de aumentar a segurança quanto a esse tipo de sinistro na sua frota é aumentando o controle e a segurança de rodagem de seus veículos e sem dúvidas o rastreamento é a ferramenta ideal para lhe ajudar nessa missão.

O que é um rastreador veicular

Em resumo, o rastreamento veicular é um dispositivo que utiliza softwares para monitoramento de veículos com captação, armazenamento e transmissão de informações, além de eventos com telemetria e outras funcionalidades específicas para frota. Através dessa tecnologia é possível acompanhar toda a movimentação e operação de campo em tempo real.

Tipos de rastreadores

Existem dois tipos principais de rastreadores mais utilizados no mercado atualmente e são classificados pela posição:

  • Rastreador “plug and play”: São instalados através do plug e conectados à entrada OBD (On-Board Diagnostics), pela bateria, o que é feito por técnicos homologados. Tendo em vista que esse tipo de equipamento pode ser ligado e desligado a qualquer momento e de fácil acesso, ele acaba se tornando um modelo não muito seguro.
  • Rastreador fixo “Instalado”: São instalados por profissionais, ficam na parte interna do painel, e conectados diretamente a fiação do veículo, oferecendo uma maior eficiência, dificultando sua localização.

Como funciona o rastreador

Para iniciar é preciso entender o funcionamento do rastreador, seu sistema e as informações que ele fornece. Basicamente existem três tipos de navegação: o GPS, radiofrequência e GPRS.

  • GPS: esse tipo de rastreador utiliza o Sistema de Posicionamento Global, controlado por uma rede de satélites, para indicar a localização do veículo com maior precisão, porém em ambientes fechados, ou seja, sem sinal ele pode falhar. 
  • Radiofrequência: a precisão desse tipo de rastreador é menor, por utilizar antenas de telecomunicações, a sua vantagem em comparação ao outro é que mesmo em locais como, subsolo e matas funciona muito bem.
  • GPRS (Torres de Telefonia Móvel): o equipamento recebe informações por satélites, porém a transmissão é realizada por torre de telefonia móvel. Mesmo que o veículo trafegue por locais sem a cobertura de sinal, ele armazena todas as informações e assim que recebe sinal, transmite normalmente as informações que ficaram armazenadas.

Embora todos os rastreadores consigam transmissão e captação de dados, infelizmente nem todos possibilitam um monitoramento rápido. Pois as atualizações acontecem em menor frequência, levando um tempo maior para receber novos dados.

Vantagens de ter um rastreador

Antes de mais nada, é importante saber que o rastreador não está atrelado somente a segurança, como a maioria pensa. O sistema de rastreamento traz diversos benefícios para sua frota, veja alguns:

  • Pode auxiliar a empresa e o motorista em caso de furto ou roubo do veículo, ou carga.
  • Redução de custos com seguro veicular, visto que as seguradoras reconhecem que o rastreador pode contribuir na resolução de sinistros, além de reduzir custos com combustível, tempo de entregas e uso indevido de veículo.
  • Permite controle em tempo real da sua frota.

Inibir o uso indevido do veículo

Não é fácil identificar o uso indevido do veículo da frota, somente com um bom monitoramento é possível reconhecer algumas atitudes, entre elas, desvio de rota, uso do veículo para fins particulares e desrespeito às leis de trânsito, como excesso de velocidade. 

Ganho operacional

Um dos benefícios de um rastreador em sua frota são os ganhos operacionais, pois com o sistema de gestão as operações passam a ser planejadas, resultando em economia de combustível, manutenções preventivas, redução de sinistros e multas de trânsito. Além de enviar informações como: o tempo que o veículo ficou ligado parado, a quantidade de combustível consumido e a média da velocidade que o motorista está andando.

Maior eficiência e produtividade

Com a funcionalidade de roteirizar os trajetos acabam sendo reduzidos, ocasionando em um tempo de entrega mais eficiente.

Prejuízo causados pelo furto e roubo da frota

furto-de-veiculo

Vale a pena lembrar, que quando se ocorre um furto ou roubo de veículo, ou carga, o prejuízo não é só da empresa, como também para o cliente que receberia a mercadoria. O que pode acabar terminando em âmbito jurídico, já que a empresa pode ser submetida a processos pelos clientes que deveriam receber a carga.

Sem contar os custos com manutenção corretivas que podem ocorrer em caso de colisão e outros danos como a perda total do veículo, após o veículo ser levado pelos criminosos. O que causaria um desgaste financeiro grande para a empresa. 

Para evitar que isso aconteça, é necessário que você administre as operações de campo e controle esses riscos.

Exemplo real: carro furtado é recuperado no mesmo dia

Infelizmente ninguém está livre de passar por uma situação de roubo ou furto, porém é possível criar métodos de prevenção e fácil recuperação. Como foi o caso ocorrido com a Fiber Networks Inter, cliente RotaExata. A empresa fornecedora de serviços de internet recuperou um veículo de sua frota, após ter sido furtado.

Segundo a gestora da frota, o veículo estava estacionado em frente a propriedade do colaborador, assim, que ele observou que o carro não estava mais no local, entrou em contato informando o ocorrido.

Imediatamente, sua equipe de gestão, iniciou o acompanhamento do veículo através do sistema da Rota e levantando informações a todo momento até que o veículo fosse encontrado pelas autoridades.

Essa poderia ser uma situação de pânico, porém como o carro estava rastreado isso tranquilizou a equipe.“ Podemos afirmar que só foi possível recuperar o carro, graças ao sistema de rastreamento”, conta a gestora sobre o ocorrido.
Vale a pena ressaltar que, embora a RotaExata não ofereça o sistema de rastreamento focado em segurança mas sim em Gestão de Frota, assim que ficou sabendo do ocorrido, se colocou à disposição para auxiliar o cliente no que fosse necessário.

Como prevenir a ameaça de furto ou roubo de veículos da frota

Uma excelente forma de prevenir essa dor de cabeça é com um bom monitoramento, de fato, a melhor tecnologia do mercado para esse tipo de operação, é o sistema de rastreamento, ou seja, o rastreamento veicular da RotaExata

Com o sistema de rastreamento veicular você tem acesso às informações e dados de localização dos seus veículos em tempo real, garantindo um monitoramento efetivo das operações de campo. Além disso, registra cada parada realizada pelo condutor, quanto tempo ficou no local. Essa funcionalidade proporciona mais segurança para sua frota, visto que passa ter um maior controle sobre as operações.

Rastreamento Gif

O sistema da RotaExata, disponibiliza funções exclusivas que auxiliam ainda mais na segurança. Com o módulo de roteirização da RotaExata, você planeja a melhor rota, criando cercas virtuais, onde você delimita o mapa, determinando as regiões que os motoristas podem trafegar.

Através desse sistema é possível ter um controle maior, pois possibilita a criação de regras como regiões de atendimento, limite de velocidade, tempo permitido para realização do trabalho, impossibilitando o desvio de rotas, promovendo segurança dos condutores e dos seus veículos. 

O roteirizador, é um aliado nas operações de campo, e é por meio dele que é possível detectar qualquer problema simultaneamente,  proporcionando uma ação imediata e assertiva na solução de imprevistos.  

Roteirizador-min

O módulo de automação da RotaExata, é uma ferramenta para centralizar todas as informações de campo e registrar qualquer dado por meio de formulários e check-list. Com base nessas informações, sempre que necessário o gestor terá uma previsibilidade das ocorrências e ajustando sempre que necessário as regras e normas da frota, gerando mais proteção.

Além disso, é importante que os condutores passem por treinamentos e entendam que pequenas medidas de segurança que são aplicadas no dia a dia podem proteger os veículos da frota. Alguns comportamentos que podem ser realizados pelos motoristas, como não desviar da rota programada, estacionar em locais mais movimentados, travar as portas do veículo e não dar carona, são alguns exemplos. 

Conte conosco para otimizar suas operações e te ajudar a prevenir prejuízos ao seu negócio! Veja muito mais conteúdo no nosso blog sobre gestão de frotas, roteirização, rastreamento e automação. Tenha um maior desempenho de sua frota, venha para a RotaExata.

Tag: , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!