Por que contratar rastreamento e monitoramento de veículos?

A resposta, ou as respostas, para essa pergunta vem de encontro com algumas questões culturais e econômicas, vivenciadas no inicio dessa atividade.

Home / Por que contratar rastreamento e monitoramento de veículos?

A resposta, ou as respostas, para essa pergunta vêm de encontro com algumas questões culturais e econômicas, vivenciadas no inicio dessa atividade e que refletem atualmente. Afinal, quando foi que o monitoramento de veículos se tornou tão necessário?

Por consequência, acaba-se relacionando um pequeno investimento como uma grande despesa, esquecendo-se completamente de todos os benefícios decorrentes desse serviço.

História

O rastreamento de veículos desembarcou no Brasil na década de 90, tendo como alvo empresas de transporte. O investimento nesse tipo de serviço soava “proibitivo” aos ouvidos do público em geral devido ao alto custo.

Justificava-se então o valor do serviço relacionando ao alto custo dos equipamentos e da transmissão de dados, ambos dependentes de tecnologia importada, com locação de comunicação de satélites, coisas que para o mercado nacional era absurdamente caro.

Mas vamos lá, na década de 1990 quem tinha um telefone celular também era considerado pelo menos, uma pessoa “muito bem de vida” correto?

Então o que mudou de lá para cá?

Praticamente tudo: desde o tamanho, origem e tecnologia dos equipamentos – o que por sua vez reduziu drasticamente o valor deste item, até mesmo o cenário da comunicação nacional.

Hoje em dia todo mundo que opta por um telefone celular acaba escolhendo um smartphone com acesso a internet, a mesma que hoje é utilizada para a comunicação de dados dos rastreadores veiculares, ou seja, tornou-se algo acessível, de baixo custo e com benefícios importantes (Principalmente para empresas).

Para quem busca contratar esse serviço (Rastreamento/Monitoramento), eu coloco na minha opinião em ordem de importância alguns itens fundamentais para serem avaliados:

  • Custos
  • Benefícios
  • Formas de Contratação
  • Tecnologias Envolvidas

Falando de custos

O investimento inicial em equipamentos e instalação caiu para praticamente 80% do que era praticado em 1990, já o custo com comunicação pode ser encontrado por até 60% do que custava nesse mesmo período, ou seja, tornou-se algo considerável para o orçamento familiar e muito interessante para empresas de forma geral.

Quanto aos benefícios

Estes são inúmeros: Desde controle total sobre a utilização do veículo, levando em conta quem dirigiu, quando, como e onde esse veículo andou, até mesmo o retorno financeiro direto, através dos descontos obtidos nas seguradoras, economia de combustível e aumento de produtividade das operações logísticas.

Formas de contratação

Como em todo mercado existem empresas e “empresas”.

O que quero dizer diretamente com isso: desconfie quando existe muito, por muito pouco, normalmente empresas sérias irão expor claramente a forma de trabalho, serviços cobertos pelo contrato, custos de manutenção, trocas e principalmente, o tempo de contratação e custos para um eventual rompimento de contrato.

Transparência nesse momento é essencial.

Tecnologias de rastreamento

De forma geral, o que deve-se observar e pedir da empresa que será contratada é a procedência do equipamento, quanto a sua fabricação e aprovação pelos órgãos responsáveis no Brasil, como o registro junto a ANATEL.

As tecnologias evoluíram muito desde o inicio dessa atividade, o que antes era feito apenas por satélite hoje pode ser coberto com uma vasta rede de comunicação GSM (celular) ou ainda por rede privada de rádios, nas grandes metrópoles. Cabe ao cliente fazer a escolha que melhor se encaixe ao seu perfil financeiro e de utilização do veículo.

Desenvolvemos um novo conceito para gerenciar sua frota de forma mais eficiente e automatizada, integrando rastreamento, gestão de veículos e controle de entregas e serviços de campo.

Conheça o RotaExata

Tag: , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!