Perigo de furto de carga: como evitar que isso aconteça com a sua frota?

Você sabe como prevenir o roubo de carga? O sistema de rastreamento veicular possui ferramentas que evitam esse prejuízo!

Home / Perigo de furto de carga: como evitar que isso aconteça com a sua frota?

Você sabe como acabar com o perigo de furto de carga? O sistema de rastreamento veicular possui ferramentas que evitam esse prejuízo!

Esse tipo de roubo é, infelizmente, uma realidade bastante comum para as empresas que dependem dos veículos para realizarem entregas e distribuições.

Isso ocorre principalmente em casos em que não há segurança da frota - a qual não é monitorada adequadamente - e quando nem mesmo a direção da empresa possui o controle do que está acontecendo em campo. 

O resultado é, por fim, a exposição dos veículos a riscos de roubos.

Como um exemplo dessa exibição a perigos de furtos, têm-se algumas empresas do interior de Santa Catarina - portadoras de frotas para a distribuição de insumos - as quais foram vítimas de roubo de carga neste semestre de 2020.

Segundo o portal do G1, por conta desse episódio, só no mês de outubro a polícia civil do estado teve que abrir mais de 30 mandados contra roubos de cargas, os quais foram executados sem que houvesse uma posterior recuperação.

Ou seja, por falta de proteção e do monitoramento apropriado, essas companhias do segmento de distribuição perderam as mercadorias que estavam transportando. 

Isso ocasionou um prejuízo financeiro e consequências jurídicas, sem contar que a reputação de todas essas empresas foi manchada.

Para evitar que isso aconteça com a sua frota, vamos te mostrar como prevenir os roubos de carga, por meio de ferramentas que trarão outras vantagens excelentes para a sua empresa. Acompanhe com a gente!

Perigo de furto de carga: as principais consequências na sua empresa

O perigo de furto de carga causa efeitos desagradáveis de diferentes formas, uma vez que a empresa compradora do produto perderá o que havia demandado, e as consequências negativas serão exclusivamente da sua empresa, responsável pela distribuição e entrega.

Dentre os resultados de maior peso, estão os três seguintes:

Economia da companhia abalada

Em primeiro lugar, um resultado desfavorável - do roubo de carga - ao seu negócio, é o prejuízo econômico.

Caso a sua empresa seja uma realizadora de entregas, ou até mesmo uma distribuidora, o roubo dos produtos que os veículos estavam transportando pode gerar por consequência o requerimento de uma multa, por parte da empresa para a qual a sua frota iria realizar a entrega ou distribuição.

Por conta disso, em casos mais graves, pode acontecer que você perca esse cliente, gerando assim um prejuízo econômico ainda maior.

Outra situação é a possibilidade de o ladrão danificar o veículo durante o roubo, realizando estragos que a sua empresa terá que consertar posteriormente, com manutenções e também atrasos, pois você estará com a sua frota reduzida.

Isso revela mais malefícios ainda, uma vez que os custos com manutenção podem ser bastante elevados.

perigo de furto de carga

Prejuízo à imagem da sua empresa

A segunda consequência negativa diz respeito ao prejuízo na imagem e na reputação da sua empresa.

Por conta do perigo de furto de carga e posterior roubo, é possível que o seu cliente perca as mercadorias que havia adquirido e não as recupere mais.

Nesse caso, os malefícios não são apenas financeiros, mas também institucionais, já que a clientela pode ficar com uma visão equivocada sobre a sua empresa, como uma companhia que não zela pela segurança e pela qualidade das entregas.

Por não realizar um monitoramento veicular com o intuito de evitar que situações como essas ocorram, a imagem que pode ser refletida da sua empresa é de falta de cuidado, ausência de uma excelência na experiência dos clientes e, ainda, uma companhia sem controle sobre os próprios veículos.

Essa imagem pode ser ainda mais prejudicada se o veículo em questão sofrer danos em suas peças por conta do roubo, como já mencionamos. Uma frota mal conservada pode ser mal visada em campo, visto que ela é a extensão do seu negócio.

Complicações jurídicas

Por fim, uma consequência negativa do perigo de furto de carga para a sua corporação são as complicações jurídicas que podem ser desencadeadas.

Como a sua frota trabalha diretamente com entregas e, por causa disso, pode ser considerada uma intermediária - em especial, nos casos de distribuidoras e transportadoras - cabe a sua empresa a responsabilidade da carga, enquanto ela está sob seu porte e cuidado.

Por isso, ao ocorrer um roubo, a sua empresa-cliente pode levar a situação a um processo, por conta dos prejuízos que sofreu.

Se o seu cliente perceber que o roubo ocorrido poderia ter sido evitado - no caso de não haver um monitoramento veicular e nem o zelo pela segurança veicular - a chance de haver uma abertura de processo contra o seu negócio é ainda maior.

Portanto, é fundamental que você tome medidas para evitar que isso aconteça com a sua frota. Desse modo, você protegerá seu próprio negócio e os seus clientes também.

Como evitar o perigo de furto de carga?

Para evitar que o roubo aconteça, você precisa investir em um bom monitoramento veicular!

Sabe-se que nos dias de hoje, existem diversas formas de monitorar a frota, inclusive com o auxílio da tecnologia. De fato, uma das melhores soluções, disponível no mercado, é o sistema de rastreamento.

Tendo acesso às informações e dados de localização exatos dos seus veículos, você consegue monitorar efetivamente as operações de campo, entregas e distribuições.

Neste sentido, a sua política de frota pode ser elaborada de acordo com a necessidade da sua companhia: a segurança!

Dentro do sistema, você pode visualizar todos os trajetos dos veículos em tempo real, além de conferir todas as paradas realizadas pelos motoristas, quanto tempo eles ficaram em cada localidade e até mesmo o período de tempo que levaram para realizar a entrega.

Tendo esse conhecimento, a segurança da sua frota é aumentada, visto que você passa a ter o controle sobre os veículos e as operações realizadas por eles.

perigo de furto de carga

Ferramentas do sistema de rastreamento

Alguns dos softwares que possibilitam o rastreamento de frota possuem algumas funcionalidades exclusivas, que auxiliam na segurança ainda mais.

Por exemplo, se os seus motoristas costumam desviar os trajetos - no período entre as entregas - e assim eles acabam passando por regiões perigosas, enquanto portam a carga, você pode criar as chamadas cercas virtuais.

As cercas são áreas que você mesmo delimita no mapa, determinando que aquelas regiões não podem ser visitadas pelos motoristas da frota.

Assim, caso algum veículo da sua empresa passe por elas, o próprio sistema te notifica e registra esse evento. Por consequência, os condutores não podem se dirigir até essas regiões proibidas, o que garante uma segurança maior.

Ademais, o sistema de rastreamento possibilita que você solicite a instalação de um bloqueador veicular - juntamente com o rastreador. Esse equipamento é uma forma de impedir que os veículos fiquem expostos para roubos, no momento em que os motoristas não estão os conduzindo, como nos horários de almoço e descanso, por exemplo.

Como os veículos corporativos - que portam cargas - ficam visíveis e sofrem esse risco, o bloqueador pode funcionar como uma forma de evitar um possível furto no estacionamento, já que impede que o veículo se mova.

Assim, seus motoristas podem aproveitar os períodos de refeições e repouso com segurança e tranquilidade.

Exemplos reais

Para exemplificar, tem-se o caso de duas empresas clientes da RotaExata, que passaram por situações de furto.

No caso da Roll.it, uma empresa de ferragens e tecnologia que trabalha com entregas, o roubo ocorreu quando o sistema de rastreamento já estava em funcionamento.

Segundo o gestor da frota, o veículo estava portando mercadorias para entrega, quando subitamente ocorreu o furto.

Acompanhando as informações de localização fornecidas pelo sistema Rota, a equipe acompanhou as rotas traçadas pelos ladrões, enquanto contatava a polícia.

A recuperação do veículo se deu em menos de uma hora, e não houve prejuízos por conta do roubo da carga, já que elas foram recuperadas também!

Outra situação parecida foi o caso de furto da FortServ, uma empresa de prestação de serviços de TI.

No caso da prestadora de serviços, o veículo foi furtado em um horário fora do expediente dos motoristas. A gestora da frota, por sua vez, foi notificada pelo sistema em seu dispositivo móvel, o que possibilitou que ela acompanhasse os dados de localização e acionasse a polícia, para assim recuperar o veículo.

Dessa forma, a recuperação se deu pouco tempo depois, sem que o veículo sofresse danos.

É importante ressaltar que esses dois casos reais foram bem sucedidos por conta da presença de um bom monitoramento veicular, concedido pelo sistema de rastreamento RotaExata.

Sistema de rastreamento avançado: a garantia da segurança da frota

Para finalizar, vamos te mostrar algumas ferramentas e funcionalidades que apenas o sistema de rastreamento RotaExata possui.

Como você aprendeu por meio deste artigo, para prevenir o  perigo de furto de carga, é necessária a contratação de um software de rastreamento veicular.

Todavia, tenha em mente que nem todos os sistemas são avançados e nem oferecem os mesmos benefícios, explanados nos tópicos anteriores.

De fato, a tecnologia do RotaExata se diferencia de uma forma gigantesca, tanto por conta da exatidão dos dados de localização, como também pela usabilidade que o painel inicial e o mapa dinâmico proporcionam.

Confira agora alguns desses diferenciais:

#1 Instalação e configuração do equipamento

Sabe-se que em casos de roubos, há a possibilidade de o ladrão tentar arrancar o rastreador veicular, impedindo assim a conexão com a sua empresa e, por consequência, fazendo com que você não consiga recuperar o veículo.

Tendo consciência disso, a instalação proporcionada pela RotaExata possui cuidados bastante minuciosos, para impedir com o que o equipamento seja retirado nesses casos.

Sendo assim, o rastreador é instalado em locais estratégicos e escondidos, onde o ladrão não pode encontrar.

Além disso, a configuração do equipamento é realizada com excelência, impedindo que hajam ruídos e problemas de conexão.

#2 Regras de rastreamento flexíveis

Outro diferencial é que as regras de rastreamento do sistema são flexíveis à realidade da sua empresa e à necessidade da sua frota.

Portanto, para aumentar ainda mais a segurança, você mesmo pode criar regras como regiões de atendimento, limite de velocidade, tempo permitido para realização da entrega e para o carregamento da carga.

#3 Módulo de automação

O módulo de automação do RotaExata também é uma ferramenta interessante para evitar o roubo de carga.

Por meio deste módulo, você assegura um contato muito maior com os motoristas, visto que eles também participam ativamente desse processo.

Por meio de formulários - preenchidos pelos motoristas - e posteriores relatórios, você pode descobrir como é o cotidiano das operações de campo e os hábitos dos condutores.

Assim, uma previsibilidade é gerada, e você pode estar sempre atualizando as regras e normas da política de frotas, a fim de gerar segurança.

O Rota possui muitas outras funcionalidades e inúmeros benefícios para a sua empresa, realizadora de entregas.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco! Será um grande prazer te ajudar a melhorar a segurança dos seus veículos e acabar de uma vez por todas com o perigo de roubo de carga!

Veja o sistema na prática agora mesmo!


Falar com um especialista!

Tag: , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!