Ociosidade no trabalho: evite essa prática na sua gestão de frotas!

Entenda mais sobre ociosidade no trabalho, seu impacto nas operações de campo e como resolver esse problema logístico

Home / Ociosidade no trabalho: evite essa prática na sua gestão de frotas!

Entre os diversos benefícios da gestão de frotas e seus pontos de atuação, como aumento da produtividade da frota e até mesmo redução de custos, existe um problema que influencia esses pontos e precisa ser tratado com atenção redobrada. Estamos falando da ociosidade no trabalho.

ÍNDICE

A ociosidade no trabalho é um obstáculo que gestores de frota devem se dedicar a extinguir da sua gestão, mas infelizmente ela nem sempre é fácil de ser percebida. Você poderia, por exemplo, atender mais clientes do que já atende, mas não o faz por acreditar que já atingiu o potencial máximo da sua gestão.

Evitar a ociosidade no trabalho, e consequentemente, manter a produtividade da frota, é essencial para manter as operações de campo rodando de maneira eficiente e com menores custos.

Nesse sentido, desenvolvemos esse artigo para que você entenda mais sobre ociosidade no trabalho, seu impacto nas operações de campo da sua empresa e como resolver esse problema logístico. Boa leitura! 

Como a ociosidade no trabalho influencia a produtividade da frota?

Apesar de opostas, os conceitos de ociosidade no trabalho e produtividade da frota estão mais próximos do que imaginamos. 

Vamos à um exemplo prático: imagine que seu motorista precise começar a rodar às 9h da manhã, como você pode garantir que ele está, de fato, cumprindo como o combinado?

Se ele quiser praticar ociosidade de trabalho nesse contexto, ele pode começar a rodar meia hora atrasado, 1 hora atrasado, 1 hora e meia atrasado… Ele pode atrasar quanto tempo ele quiser, pois nessa empresa, não há um devido cuidado com o horário que o motorista começa a rodar!

Responda essas perguntas com sinceridade:

  • Na sua empresa, você sabe como os veículos da frota estão sendo usados?
  • Caso trabalhe com atendimentos sob demanda, existe um tempo médio estipulado de atendimento aos clientes?
  • Quantos clientes poderiam ser atendidos a mais por mês caso seus colaboradores fossem mais ágeis no atendimento de cada cliente?

Essas são perguntas complexas que podem deixar gestores de frotas ainda mais confusos, ainda mais quando não existem respostas! Isso só evidencia que você ainda não conseguiu atingir todo o potencial logístico que poderia atingir com sua gestão caso tivesse um controle maior das operações. 

E se você pudesse definir o tempo máximo que o veículo pode ficar parado ligado na hora de atender determinado clientes? Pense nisso…

Não apenas produtividade, mas também redução de custos!

Manter o motor ligado enquanto o veículo está ligado é algo que muitas vezes não recebe a atenção que deveria receber, ainda mais no momento de crise econômica vivido no Brasil e os valores dos combustíveis que não param de subir.

O seu impacto nas operações logísticas é real, e os números não deixam mentir: a cada 1 hora que o motor fica ocioso, 1,5L de combustível é desperdiçado. 

Como todo bom gestor deve saber, são esses pequenos gastos desnecessários que se acumulam e podem vir a se tornar um grande problema, em que muito dinheiro é desperdiçado com situações que poderiam ser evitadas.

Nesse sentido, garanta que seus motoristas não deixem, por exemplo, o veículo ligado e parado quando ainda estiver se preparando para começar as rotas. Ensine-os a ligar o veículo apenas quando estiver tudo pronto para começar a rodar.

Existem motoristas antiéticos que param em algum local durante as rotas para perder tempo e deixam o veículo parado e ligado para, por exemplo, ouvir rádio ou bater papo com alguém. 

A questão aqui é a mesma: estabelecer na sua política de frotas onde esteja claro o que pode e o que não pode ser feito com o veículo da empresa durante as rotas. 

Automação: regra de ignição evita ociosidade no trabalho!

Que a ociosidade no trabalho influencia negativamente, tanto a produtividade da frota quanto a redução de custos, você já entendeu. Diante de tantos problemas, entenda que a tecnologia se torna uma aliada essencial.

Tendo em vista as situações de ociosidade no trabalho que se repetem na realidade de diversas frotas veiculares do Brasil, a RotaExata desenvolveu o mais novo módulo de Automação — solução inovadora e única no mercado.

Com base no rastreamento veicular, o módulo de Automação permite que regras sejam criadas para que, assim, o sistema fiscalize e notifique quando elas forem quebradas. As regras existentes são de:

  • Limite de velocidade;
  • Tempo de parada;
  • Parada proibida;
  • Direção agressiva;
  • E muito mais!

Esses processos automatizam processos da gestão que antes precisam ser feitos manualmente, ou nem podiam ser feitos! Isso acontece por meio de checklists e formulários que estão conectados à solução de rastreamento veicular, que é a base de tudo. 

A Automação RotaExata pode ser usada para que sejam feitos checklists que auxiliem na verificação de tudo o que precisa ser feito antes de começar a rota, registros de entregas, justificativas de paradas em locais proibidos ou fora do horário, registros de demandas realizadas, entre outros! 

Peguemos os exemplos citados anteriormente: seu motorista precisa sair às 9h, você pode criar uma regra de ignição onde você é avisado quando o veículo é ligado. 

Caso o horário seja depois do combinado, ele automaticamente receberá pendências — totalmente personalizáveis para atender as deficiências que você observa na sua frota — a serem respondidas.

Com as ferramentas inteligentes do novo módulo de Automação, você pode coletar diversas informações como:

  • Fotos e imagens;
  • Assinatura do cliente;
  • Data e hora;
  • Texto livre, números;
  • Lista de opções;
  • Inúmeras maneiras de captação!

No caso do motorista das 9h, faria sentido você pedir, por exemplo, uma justificativa escrita sobre o motivo do atraso ou até mesmo uma foto do local, caso o motorista diga que houve algum tipo de problema no veículo.

Já no exemplo do motorista que deixa o veículo ligado enquanto fazem os preparativos, você poderia usar a regra de ignição para que uma pendência fosse gerada caso o motor ficasse ocioso por 5 minutos. 

Com o tempo, esse processo se torna automático para seus colaboradores e a conduta deles é corrigida por completo. Você reduz custos com gasolina apenas com a regra de ignição, que é uma das mais simples do Automação.

Por fim, não podemos esquecer de situações ociosidade no trabalho: faz sentido que seu motorista demore quanto tempo fazendo, por exemplo, um atendimento? 20 minutos? 30 minutos? 

Tendo em vista a realidade da sua empresa, defina um tempo limite de atendimento, deixe isso claro na sua política de frotas e use as regras do Automação RotaExata para validar essas informações e garantir que elas sejam respeitadas.

Observe que, ao acabar com o ócio no trabalho, você melhora a produtividade da frota, e também reduz os custos com combustível.

Todas essas ferramentas foram desenvolvidas para que a ociosidade no trabalho seja extinta da realidade da sua frota e, dessa forma, você consiga destravar todo o potencial logístico da sua gestão!

Conheça mais do novo módulo de Automação RotaExata, desenvolvido exclusivamente para você que deseja automatizar suas operações de campo e simplificar a rotina da sua frota!
TENHO INTERESSE.

 

Tag: , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!