5 sinais que a sua empresa corre o risco de multas com veículos corporativos

As multas podem gerar muito prejuízo para a sua empresa. Saiba como identificar os riscos e soluciona-los!

Home / 5 sinais que a sua empresa corre o risco de multas com veículos corporativos

As multas com veículos corporativos são uma das principais causas para o acúmulo de prejuízos financeiros.

Como os custos vão diretamente para o proprietário dos veículos - que é a empresa - a saúde econômica da sua companhia é gravemente prejudicada.

Sendo assim, é necessário que as causas para o acúmulo de multas sejam extintas completamente, a fim de evitar com que essa problemática interfira no rendimento das suas operações, serviços e entregas.

No presente conteúdo, separamos os principais sinais de que a sua empresa está correndo o risco de multas com veículos corporativos. Caso você identifique algum deles, é fundamental que algumas medidas sejam aplicadas para a resolução delas.

Você também vai conferir algumas sugestões de ferramentas que solucionam essas questões.

Acompanhe com a gente!

Índice:

  1. Quais os riscos das multas com veículos corporativos?
  2. 1° sinal: A dirigibilidade dos motoristas é inadequada
  3. 2° sinal: Não há a identificação do motorista em cada operação
  4. 3° sinal: Você não realiza um controle de multas da frota
  5. 4° sinal: Não há a gestão e o registro da documentação
  6. 5° sinal: Sua empresa não possui uma política de frotas

Quais os riscos das multas com veículos corporativos?

Em suma, as multas não impactam apenas o âmbito financeiro, mas também a imagem da empresa, que pode sofrer com processos trabalhistas e danos à marca, por exemplo.

Sendo assim, as infrações mais graves - que resultam nessa penalidade - podem ser as responsáveis pela sua derrota perante à concorrência. Por ter a sua saúde financeira mais estável e uma imagem mais consolidada, ela pode se manter à frente no mercado de trabalho.

Além disso, a questão dos processos diz respeito às multas que envolvem acidentes de trânsito também.

Nessa situação, as consequências ultrapassam os níveis mais básicos, tornando-se mais complexas, por envolverem vítimas e até mesmo fatalidades.

Por conta de todos esses malefícios, as multas com veículos corporativos devem ser evitadas, até serem extintas completamente da realidade da sua empresa.

Para iniciar esse processo, você deve identificar os sinais dessa problemática. Alguns deles são:

1° sinal: A dirigibilidade dos motoristas é inadequada

Se a dirigibilidade dos seus motoristas não condiz com o ideal, ou seja, não é compatível com as leis de trânsito ou com a política de frotas da sua empresa, possivelmente esse é um sinal de risco.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a causa para as multas é principalmente por negligência e responsabilidade do motorista, que muitas vezes perde a atenção durante os trajetos.

Além disso, a violação do limite de velocidade é uma das atitudes que mais culmina em multas para o veículo corporativo também, tendo em vista que seu caráter pode ser gravíssimo, dependendo da velocidade.

Nesse sentido, os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelaram que a cada ano são dadas cerca de 10 milhões de multas - por esse motivo - em um período de 6 meses.

Ou seja, em um ano esse valor dobra.

Ademais, outras atitudes relacionadas à dirigibilidade podem ser citadas como causas para o acúmulo de multas. As principais são as seguintes:

  • Ultrapassagens em locais proibidos;
  • Estacionamentos em locais proibidos;
  • Negligência do uso de cinto de segurança;
  • Uso do celular durante a rota;
  • Avanço do sinal vermelho do semáforo.

Todos os atos acima geram por conseguinte multas de trânsito.

No presente cenário, uma forma de monitorar o comportamento dos motoristas e garantir que eles estejam conduzindo da forma adequada é por meio de um sistema de rastreamento veicular.

O software proporciona dados completos acerca da velocidade atingida pelo veículo, os eventos de telemetria (acelerações, freadas e curvas) e o status do veículo.

2° sinal: Não há a identificação do motorista em cada operação

Outro sinal que pode indicar que a sua empresa corre o risco de multas é a falta da identificação do motorista.

Identificar o condutor para determinada operação é uma forma de garantir que a organização seja mantida e, mais do que isso, que os prejuízos - em casos de multas - não sejam ainda maiores.

De acordo com as informações do CTB, se a empresa (no caso, a pessoa jurídica) não identificar o condutor que ocasionou a infração e resultou na multa, a multa é dobrada.

Portanto, o seu negócio deve arcar com gastos ainda maiores, por ser proprietário do veículo.

Sendo assim, se a sua empresa não realiza a identificação dos motoristas - responsável por determinado veículo em determinada operação - você está correndo o risco de receber uma multa dobrada!

multas com veículos corporativos

3° sinal: Você não realiza um controle de multas da frota

O terceiro sinal diz respeito ao controle, ou seja, a gestão das multas.

Algumas empresas nunca progridem - financeiramente e produtivamente - pois não sabem gerir adequadamente os fatores que envolvem a frota veicular.

Para evitar que a desorganização desencadeie ainda mais multas com veículos corporativos, é necessária uma forma de controlar as multas e registrá-las de maneira segura.

Nesse sentido, há uma ferramenta no módulo de gestão de frotas, que tem exatamente essa função: armazenar os documentos de multas, para manter esse processo organizado.

Realizando esse registro, suas operações se tornam mais organizadas e você passa a analisar e estudar as causas dessas multas, podendo corrigir o motorista em questão.

multas com veículos corporativos

4° sinal: Não há a gestão e o registro da CNH 

Outro sinal que indica riscos de multas é a falta de atualização e gerenciamento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de cada motorista.

Ainda de acordo com o CTB, dirigir com a carteira de motorista vencida é uma multa de natureza gravíssima, o que gera como resultado um grande prejuízo financeiro e 7 pontos na CNH.

Ou seja, se a sua empresa não supervisiona e atualiza o estado da documentação dos motoristas, há um grande risco de receber multas.

Nossa recomendação é a seguinte: esteja sempre atento à data de validade de cada documento. Você pode registrar isso em meio digital, para não perder.

5° sinal: Sua empresa não possui uma política de frotas

Por fim, o quinto sinal é a não existência de uma política de frotas.

Resumidamente, a política é uma série de normas, regras e valores da sua corporação, a qual visa manter um padrão e uma ordem nas operações de campo.

Se a sua empresa não porta um documento desse, seus motoristas podem transitar da maneira que bem entenderem, inclusive desrespeitando as leis de trânsito.

Sendo assim, sem um padrão a se seguir, o risco de a sua companhia ter que arcar com multas é grande.

O correto a se fazer é criar uma política e fazer com que ela seja seguida. Dessa forma, os motoristas estarão alinhados e você terá estabilidade.

Quer saber mais sobre identificação de motoristas e gestão veicular?

Conheça o RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!