Higienização do veículo da frota: automatize esse processo!

Os seus processos de higienização dos veículos da frota podem ser automatizados com o uso dessa nova ferramenta! Ganhe tempo e garanta a limpeza dos seus veículos.

Home / Higienização do veículo da frota: automatize esse processo!

A higienização do veículo da frota é muito importante para as empresas que portam seus próprios veículos colaborativos, apesar de ser um fator muito ignorado por diversos gestores.

Apesar dessa negligência em diversos locais e em muitos contextos, deve-se ressaltar a limpeza como um meio de manter a boa imagem da corporação, em especial por conta da vantagem competitiva.

Além disso, a higienização do veículo mantém as peças conservadas e os maquinários bem cuidados, sem o risco de apresentar problemas repentinamente. 

Sendo assim, preparamos um conteúdo exclusivo sobre esse fator, para que você saiba quais as peças que devem ser verificadas, a periodicidade das limpezas e de que maneira ela te ajuda a prospectar mais clientes.

Nesse artigo, vamos te apresentar a ferramenta mais completa para tornar o processo de higienização do veículo da frota mais simples e prático, visto que é automático.


Quer saber mais? Acompanhe conosco!

Índice:

  1. Os impactos da falta de higienização do veículo da frota
  2. Conservação dos veículos: o impacto na imagem da empresa
  3. A automação no controle da limpeza dos veículos

Os impactos da falta de higienização do veículo da frota

Para iniciar, vamos te mostrar quais são os impactos da ausência da higienização do veículo da frota, em especial se o seu segmento utiliza a frota para visitas comerciais ou reuniões de negócios, eventos que exigem uma imagem com mais zelo.

Entretanto, se a sua empresa faz parte de outro segmento - que não exige a aparência do veículo, prioritariamente - a limpeza e a higienização da frota continuam sendo importantes.

Separamos mais 3 fatores para te provar isso:

#1 Funcionamento das peças internas

Isso se dá porque a falta de limpeza altera as propriedades de mecanismos internos dos veículos, tais como o motor, o câmbio, os freios e o filtro de combustível, por exemplo.

Exemplificando, o acúmulo de sujeira nos freios pode gerar ranhuras que impedem a capacidade total das pastilhas de freio. Nesse caso, o risco está relacionado à segurança.

Por falta de higienização e cuidado com o veículo, até mesmo sua exposição em excesso a ambientes muito úmidos (garagens com má qualidade), pode haver o risco de algumas peças enferrujarem.

Por fim, vale ressaltar que a falta de verificação e monitoramento da lataria e das peças gera avarias que vão prejudicando o veículo aos poucos, sem que o motorista sequer perceba isso.

higienização das peças internas

#2 Interferência na qualidade da carga e imagem da empresa

Outro fator que aponta para a importância da higienização do veículo é a qualidade da carga, no caso das empresas que utilizam a frota para realizar entregas, distribuições ou transportes pesados.

De fato, se há inadequações internas no veículo, tais como sujeiras em excesso, mofo, deterioração de alguma peça ou ferrugem, a carga pode ser gravemente prejudicada.

Por exemplo, se o seu veículo estiver com um mau cheiro e for responsável pelo transporte de produtos perecíveis, como alimentos, a mercadoria pode chegar ao cliente com uma qualidade ruim.

Além de haver interferência na experiência do cliente, há também na satisfação dele perante à marca.

#3 Saúde e qualidade de vida do motorista

Por fim, a higienização do veículo da frota é importante para a saúde e a qualidade de vida do motorista que está conduzindo.

O acúmulo de poeira, sujeira, migalhas e rastros de algum insumo, além do vazamento de líquidos, podem desencadear problemas para a saúde do colaborador que está conduzindo o veículo.

Esses problemas podem ser respiratórios, por exemplo.

De acordo com o jornal Metrópoles, a quantidade de bactérias no interior de um carro pode ultrapassar esse número em um banheiro público.

Ou seja, o veículo pode ser um ambiente com alta probabilidade de disseminação de doenças, as quais podem atingir o colaborador, visto que esse passa muito tempo dentro do automóvel.

A limpeza e higienização do veículo da frota é uma forma de mostrar que a sua empresa se importa com os colaboradores e zela pela qualidade das entregas e serviços!

higienizaçao do automóvel

A automação no controle da limpeza dos veículos

De fato, sendo você o gestor, é sua responsabilidade organizar o processo de higienização dos veículos e de encaminhamento deles para revisões periódicas.

Todavia, como muitas frotas realizam operações externas - em que os motoristas precisam viajar - os carros e caminhões ficam em campo por vários dias.

Sendo assim, a responsabilidade da higienização é do próprio colaborador, condutor do veículo.

É aí que surge a problemática: como você vai saber, de fato, que o motorista está realizando a limpeza?

O módulo de automação surgiu como uma solução para isso!

Como funciona?

De maneira geral, a Automação é um módulo do sistema RotaExata, no qual visa simplificar os processos que geralmente tomavam tempo - e exigiam muito trabalho - do gestor da frota.

Por ter como base o rastreamento veicular, seu funcionamento se dá embasado em todos os dados do rastreio: localização, paradas, identificação do motorista e seus deslocamentos, por exemplo.

Por isso, o controle da higienização por meio dessa ferramenta se torna verdadeiramente exato.

Nela, você pode automatizar o processo de gestão da limpeza, em alguns minutinhos apenas.

Funciona da seguinte maneira: dentro do módulo, você pode criar os chamados “formulários”, os quais são vinculados às regras de rastreamento, também configuradas por você.

No geral, as regras funcionam como “gatilhos” para o envio automático dos formulários, que devem ser respondidos pelos motoristas por meio do sistema, cujo acesso pode ser feito pelo navegador do celular, ou deixar o sistema salvo por PWA, com o seu usuário motorista criado por você.

automação para limpeza da frota

Exemplificando:

Por exemplo, você pode criar uma regra que deve ser disparada periodicamente, com uma frequência determinada por você - o tempo que você espera que sejam feitas as higienizações.

Assim, todas as vezes que as regras forem disparadas, os formulários são enviados automaticamente para o colaborador, para que ele responda.

Uma possibilidade é a criação de formulários que solicitam imagens, de forma a comprovar se a limpeza está de fato sendo realizada.

Inclusive, uma ideia é solicitar que o motorista mande duas fotos: uma do “antes” e outra do “depois”.

Ademais, é interessante criar um formulário com o pedido de uma nota fiscal, a qual irá comprovar o serviço de limpeza, caso esse for terceirizado. 

Essas informações servem como uma forma automática e colaborativa de acumular registros, os quais te ajudam no gerenciamento integral da frota.

Como o sistema é todo integrado, os formulários ficam registrados, para que você faça análises posteriores e identifique a evolução ou as problemáticas da sua equipe de campo.

Ranking de motoristas

Para finalizar, devemos destacar a ferramenta do ranking de motoristas, que dependendo das regras cumpridas - ou descumpridas - forma uma classificação dos motoristas.

O ranking é formado pelos pontos que são acumulados automaticamente, proporcionando assim que você faça uma análise mensal e geral da sua equipe de campo e assim atuar onde necessário para alcançar a máxima performance da sua frota! 
E aí? O que achou? Conta pra gente!

Esperamos que a partir dessas ferramentas, você não sofra com problemas ocasionados pela falta de manutenção.

Quer saber mais sobre a gestão de frotas e o módulo de automação?
MARQUE UMA CONVERSA SEM COMPROMISSO!

Tag: ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!