Frota própria ou terceirizada: qual a melhor opção?

Qual é a melhor alternativa para a sua empresa: uma frota própria ou terceirizada? Confira os prós e os contras desses dois tipos!

Home / Frota própria ou terceirizada: qual a melhor opção?

Na realidade das empresas que dependem de frota veicular, é comum surgir o questionamento do que é melhor: frota própria ou terceirizada?

De fato, existem diversas formas de portar uma frota veicular. Isso depende do segmento da sua empresa e do tamanho dela, inclusive em relação ao seu desenvolvimento econômico.

Entretanto, como saber qual é a melhor opção para a sua empresa?

Nesse artigo, separamos alguns prós e contras de ambas as opções: frota própria e frota terceirizada.

Por meio dessas informações, você pode ter uma ideia melhor do que é o essencial para o seu caso e assim sua decisão será exata!

Confira!

Vale a pena ter uma frota própria?

Apesar de configurar uma frota de veículos mais autônoma, flexível e à disposição integralmente para a sua empresa, ter um frota própria requer um grande investimento.

Se a sua empresa for grande, o número de veículos terá que ser maior, o que agrava ainda mais a situação financeira do seu negócio.

Todavia, tudo depende das condições financeiras e da estabilidade da sua empresa no mercado de trabalho: 

O quanto você está rendendo? Você está prospectando novos clientes?

Se a sua empresa segue crescendo cada vez mais e possui uma boa estabilidade, adquirir veículos para montar uma frota própria pode ser uma boa ideia. Em especial se você deseja personalizá-los e ter um controle maior sobre as operações.

Entretanto, se a sua companhia ainda está em processo de adaptação no mercado e, por causa disso, ainda muito instável, não é ideal realizar um investimento desse porte.

Para ampliar ainda mais essa perspectiva, confira os prós e os contras:

Prós de ter uma frota própria:

  • Autonomia para realizar manutenções;
  • Autonomia para personalização e plotagem;
  • Maior controle sobre os motoristas dos veículos;
  • Treinamentos de acordo com o seu negócio.

Contras de ter uma frota própria:

  • Alto investimento;
  • Despesas elevadas para manter os veículos;
  • Responsabilidade burocrática perante infrações e multas.

E aí, qual é o estado atual da sua empresa? Ela está preparada para esse novo passo: a aquisição de uma frota própria?

Antes de decidir, confira as informações sobre a frota terceirizada.

Como funciona uma frota terceirizada?

A frota terceirizada, em contrapartida, é aquela que não pertence à sua empresa, sendo alugada por algum outro negócio. Como o próprio nome diz: esse bem é terceirizado.

Na maioria das vezes, as empresas que portam uma frota terceirizada visam economia e redução de custos, por serem empresas pequenas ou ainda instáveis no mercado.

Nesse contexto, os gestores geralmente optam por terceirizar os veículos, já que as responsabilidades - a não ser que haja um acordo formalizando isso - não são diretamente da empresa que contrata.

Ademais, vale lembrar que nessa situação há fatores burocráticos envolvidos. Isso torna a contratação bastante complexa.

Abaixo, você pode conferir os principais prós e contras de ter uma frota terceirizada:

Prós da frota terceirizada:

  • Não é necessário um investimento elevado;
  • Despesas relacionadas aos veículos são baixas;
  • Não há responsabilidade de proprietário.

Contras da frota terceirizada:

  • Ausência de autonomia sobre os veículos;
  • Responsabilidade de treinar os motoristas;
  • Gestão da frota descentralizada.

De fato, a frota terceirizada é uma opção viável e mais recomendada para empresas que estão começando. Elas ainda não estão consolidadas apropriadamente no mercado.

Todavia, é necessário que você perceba quais os aspectos que você terá que sacrificar, como a autonomia e até mesmo uma gestão de frota efetiva.

Por meio dessas informações e de todos os prós e contras, esperamos que você tenha clareado seu pensamento sobre ter uma frota própria ou terceirizada.

Como administrar uma frota veicular?

Seja ela própria ou terceirizada, é seu dever - como gestor ou empresário de um negócio dependente dos veículos - realizar a administração e o gerenciamento dos veículos corretamente.

Portanto, aplicar estratégias de gestão de frota é uma das formas de proporcionar crescimento e melhorias no cenário atual do seu negócio.

Aliás, mesmo que a sua frota tenha sido adquirida por sua empresa ou simplesmente contratada, os veículos estão ao seu dispor por uma razão: tornar as operações de campo bem sucedidas.

Para que isso aconteça, a organização e o planejamento devem ser fatores mais do que presentes: eles devem reger o cotidiano de operações.

Sendo assim, quais os fatores nos quais você deve se atentar?

Preparamos 3 tópicos em que você deve prestar atenção, para que os seus veículos tenham êxito e sejam verdadeiramente geridos, seja a frota própria ou terceirizada.

Acompanhe:

#1 Conduta dos motoristas

A forma como os seus colaboradores se comportam durante o itinerário diz muito sobre a sua gestão de frotas.

Para uma boa administração desse quesito, você deve se atentar às normas e às regras da sua empresa. Isso chamamos de política de frotas.

Nesse sentido, atitudes como o desvio de rotas, o uso do veículo para fins particulares, o desrespeito às regras de trânsito e a condução brusca não devem existir.

O ideal é que você monitore as operações, a fim de garantir que essas atitudes - que geram desorganização e prejuízo financeiro - não aconteçam.

frota própria ou terceirizada

#2 Despesas dos veículos

Em especial se você porta uma frota própria, é necessário que haja um controle sobre as despesas dos veículos, um gerenciamento inteligente do âmbito financeiro.

Utilizar uma plataforma digital para lançar os custos é uma das saídas ideais nesse caso, visto que por ser um sistema de gestão, seus dados estarão seguros e verdadeiramente exatos.

Registre os custos com combustível, manutenção, multas, acidentes e sinistros. Objetive reduzir essas despesas cada vez mais!

#3 Planejamento das rotas

Por fim, você deve se atentar ao planejamento das rotas.

Se a escolha dos trajetos for aleatória, esse pode ser um indicativo de uma má gestão e de riscos à saúde da sua frota veicular.

Ao contrário do que dar a escolha para os motoristas - que podem praticar o uso indevido - escolha utilizar um roteirizador!

Essa ferramenta calcula as melhores rotas até o destino, tendo como foco a velocidade.

Por meio dessas atitudes, sua gestão de frotas será eficaz e seus veículos terão sucesso, sendo eles componentes de uma frota própria ou terceirizada.

frota própria ou terceirizada

Quer saber mais sobre a gestão de frotas?

Conheça o sistema RotaExata!

Tag: , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!