Entrega rápida: como garantir agilidade do motorista nas operações logísticas?

Saiba como garantir uma entrega rápida graças ao bom desempenho logístico de seus motoristas durante as operações de campo!

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Se sua empresa faz uso de uma frota veicular para fazer entregas e realizar demandas, você já entende que é necessário muito esforço para que as operações de campo aconteçam com qualidade.

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É preciso sempre buscar novas formas de melhorar a produtividade da frota, e isso inclui garantir que seus motoristas sejam ágeis durante as rotas. No fim, você deve almejar que toda entrega, na visão dos clientes, seja uma entrega rápida.

Para isso acontecer, entenda que é essencial a definição de um tempo máximo permitido para que seu colaborador fique parado em clientes, fornecedores, postos de gasolina, mecânicos, locais de carga e descarga, etc.

Independente do destino do cliente, o importante é que você tenha esse controle para que não existam brechas que permitam más condutas dos motoristas durante as rotas.

Existem clientes que naturalmente demandam mais tempo de atendimento e é papel do gestor organizar a frota e determinar um tempo de atendimento específico para cada um daqueles clientes que precisam de uma atenção especial.

Nesse sentido, desenvolvemos esse artigo para que você entenda o impacto de uma entrega rápida na mente do consumidor e como fazer tornar isso uma realidade na sua gestão de frotas. Boa leitura!

O que define uma entrega rápida?

A definição de entrega rápida, no contexto deste artigo, é uma entrega concluída antes do tempo esperado pelo cliente. 

Realizar entregas rápidas é uma ótima oportunidade para mostrar aos consumidores que sua empresa opera com uma maior qualidade e agilidade, se comparado aos concorrentes.

Porém, a cada dia que passa se torna mais difícil impressionar os consumidores, que estão cada vez mais exigentes. Mais importante do que atender um grande volume de clientes, é transformá-los em clientes fiéis, graças à agilidade e qualidade das suas entregas.

Qual o impacto de uma entrega rápida para o consumidor?

Apesar dos desafios, vale muito a pena investir tempo e recursos para aumentar a produtividade da frota

Para os clientes, o impacto de uma entrega rápida é muito positivo, pois eles irão sentir que sua empresa é confiável, ágil e assertiva na prestação dos serviços de entrega.

A partir disso, você e sua empresa podem desfrutar dos benefícios dessa fidelização. 

Ao aumentar a satisfação dos clientes, naturalmente eles irão preferir seus serviços aos dos concorrentes. Além disso, você torna a marca da sua empresa mais forte em um mercado altamente competitivo!

Para que isso aconteça, elimine todos os fatores que tornem a espera do cliente pela entrega algo desagradável. 

De acordo com o Procon-SP, a demora para entregar ainda é o principal motivo de reclamação por parte dos clientes. Em um mercado cada vez mais competitivo, ou você faz as entregas rapidamente, ou já está fora do jogo.

Como os motoristas da sua equipe são os responsáveis pelas entregas, questione e discuta sobre a falta de agilidade dos mesmos. Contudo, esse é apenas o primeiro passo; conversar não é o suficiente.

Uma empresa que deseja se manter relevante no mercado precisa buscar tecnologias que te ajude a garantir que as entregas sejam feitas não apenas rapidamente, mas com qualidade e organização. 

Automação: regra de parada em qualquer destino auxilia na prática da entrega rápida!

Ao observar os ganhos financeiros (e reforço de marca!) gerados por uma entrega rápida, a RotaExata desenvolveu o mais novo módulo de Automação. Essa inovadora solução da RotaExata tem como base outro módulo: o rastreamento veicular.

É ele quem capta os dados mais essenciais das operações de campo, entre elas estão a posição do veículo, sua velocidade e quilometragem rodada

Também tem a capacidade de captar eventos de telemetria que apontam para um uso indevido dos veículos, como:

  • Aceleradas bruscas;
  • Freadas bruscas;
  • Curvas bruscas.

A partir da união entre Automação e rastreamento veicular, diversos processos são automatizados, fazendo com que o gestor otimize seu tempo e tenha mais tempo para focar em outras frentes. 

Isso acontece porque ele precisa apenas registrar as regras para que o módulo de Automação fiscalize e, automaticamente, mande notificações para o gestor da frota e colaborador que violou a regra.

Ao invés de o gestor ter que ficar conferindo no sistema se houve falhas e, manualmente, validar más condutas dos motoristas, agora, com o Automação da RotaExata, tudo é feito de maneira automática.

E os benefícios não param por aí! No Automação você também pode criar checklists e formulários que irão te auxiliar, por exemplo, na organização da rotina que precisa ser feita antes de iniciar as rotas, registrar entregas, serviços realizados, etc.

Na prática, é simples: com a regra de parada em qualquer destino, você pode estipular um tempo máximo de 10 minutos para que seus motoristas sejam mais ágeis e consiga fazer uma entrega rápida.

Você pode estar se perguntando: esse tempo de 10 minutos é padronizado? A resposta é não; o sistema da RotaExata foi pensado para atender empresas com diferentes realidades.

A ideia é que a RotaExata fornece a ferramenta, e o gestor a aplique da forma que melhor atenda os pontos de melhoria das operações logísticas. 10 minutos de atendimento? 30? 40 minutos? Não importa, no fim, é você quem decide!

As possibilidades são infinitas, e o papel do gestor é observar suas rotas e entender quais pontos é preciso atuar com maior atenção para que o sistema te auxilie no aumento de produtividade e agilidade das operações. Dessa forma, toda entrega se tornará uma entrega rápida!

Vale ressaltar que toda a validação do tempo de atendimento tem como base o local que o veículo está, ou seja, não é necessária nenhuma ação manual do motorista ou gestor para registrar a chegada ao destino final.

O sistema observa onde o veículo se encontra, o tempo que ele está ali parado e compara com o tempo máximo que você cadastrou no sistema pela regra de parada em qualquer destino.

Caso o tempo passe do estipulado definido no sistema RotaExata, o módulo de Automação notifica o gestor da frota, e envia uma pendência que precisa ser respondida pelo motorista.

Existem diferentes tipos de pendências, podendo ser desde justificativas escritas para que os motoristas expliquem porque não conseguiram fazer uma entrega rápida, mas também podem ser, por exemplo, fotos ou assinaturas que são coletadas via preenchimento de formulário.

As ferramentas do mais novo módulo de Automação são inteligentes e permitem que você colete diversos tipos de informação, entre elas:

  • Fotos e imagens;
  • Assinatura do cliente;
  • Data e hora;
  • Texto livre, números;
  • Lista de opções;
  • Inúmeras maneiras de captação!

Conheça mais do novo módulo de Automação RotaExata, desenvolvido exclusivamente para você que deseja automatizar suas operações de campo e simplificar a rotina da sua frota! TENHO INTERESSE.

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