Eficiência operacional: impulsione sua frota por meio do roteirizador!

O ganho operacional aponta o quanto a sua frota tem sido produtiva, além de mostrar se as suas operações de campo são eficazes ou eficientes. Você sabe a diferença entre esses dois termos?

Home / Eficiência operacional: impulsione sua frota por meio do roteirizador!

A eficiência operacional é necessária como objetivo, finalidade e motivação de toda empresa. Na realidade das corporações que dependem de frota veicular, esse conceito deve estar ainda mais presente.

De acordo com Frederick W.Taylor: “Os interesses dos funcionários e da empresa devem estar alinhados, pois isso garante um aumento da produtividade, uma vez que todos trabalharão contentes.” 

Portanto, para alinhar a visão em uma empresa, é necessário que todo o processo seja devidamente organizado. A organização, por sua vez, é a chave para tornar as suas operações de campo verdadeiras geradoras de eficiência operacional.

Neste artigo, você vai conhecer a solução ideal para empresas que desejam acabar com a improdutividade e o consequente prejuízo, perda de dinheiro e também de clientes.

Confira!

As consequências da falta de eficiência operacional

De modo geral, a eficiência operacional é caracterizada pela forma como se dá o desempenho de uma empresa. 

Isso é, se ele foi verdadeiramente positivo, ou apenas cumpriu o que “se esperava” que cumprisse. De fato, grandes empresas são aquelas que ultrapassam o básico, e atingem resultados ainda maiores! 

Em alguns casos, a falta de eficiência causa prejuízos irreversíveis para o seu negócio, que está gerando grandes gastos ao passo que os resultados são baixíssimos.

Nesse sentido, é importante que você entenda a diferença entre a eficácia durante uma operação e a real eficiência operacional.

Eficácia X Eficiência operacional: o que te faz vencer a concorrência?

Para alcançar vantagem competitiva e vencer as empresas concorrentes à sua, é necessário que as suas operações sejam diferenciadas.

Nesse sentido, apesar de parecerem ter o mesmo significado, esses dois conceitos remetem a ideias diferentes. Iremos te explicar detalhadamente no quadro abaixo:

eficiência operacional

Em síntese, tanto um trabalho eficaz quanto um serviço eficiente cumprem os objetivos propostos. A diferença está na forma em que isso é realizado, e quais as consequências que o processo deixa.

Ou seja, sua empresa não precisa acumular custos que poderiam ter sido evitados. Além disso, o tempo de conclusão poderia ser menor e a produtividade ainda maior!

Abaixo, você vai ver exemplos reais:

eficiência operacional

Agora que você sabe qual a diferença entre esses conceitos, e quais as vantagens da eficiência em suas operações, é você quem decide em qual coluna irá se enquadrar! 

Vamos te apresentar a solução perfeita para quem almeja portar uma frota que alcança eficiência operacional.

Roteirizador: garanta eficiência operacional na sua frota!

No sistema RotaExata, todas as ferramentas podem trabalhar de forma integrada para garantir a máxima produtividade em suas operações.

Nesse sentido, desenvolvemos a funcionalidade do roteirizador, a qual - em conjunto ao rastreamento veicular - realiza um planejamento estratégico das rotas até os seus clientes, de forma inovadora e automatizada.

Por ter como base os dados do rastreamento, a escolha das rotas até os destinos se dá de forma exata, o que garante operações rápidas, produtivas e verdadeiramente eficientes, sem contar que se tornam econômicas!

Confira especificações dessa ferramenta:

Rotas estratégicas com base em dados exatos

Como a finalidade do roteirizador é justamente a eficiência operacional, a escolha das rotas se dá por meio das informações que o rastreamento veicular oferece.

Elas são desde localizações até detalhamentos de eventos de telemetria, status do veículo e identificação do motorista.

Com esse embasamento, o roteirizador constrói rotas que objetivam o menor período de tempo possível e o máximo de agilidade, para que o cliente tenha uma boa experiência com o serviço ou com a entrega.

Portanto, um dos benefícios já é esse: a sua clientela passa a ter uma melhor visibilidade da sua marca, bem como desenvolve a lealdade.

Redução de custos: eficiência operacional no âmbito financeiro

De fato, os custos são grandemente reduzidos, visto que a ferramenta de roteirização aponta os trajetos mais rápidos. 

Funciona da seguinte maneira: no rastreamento, o sistema encontra os veículos mais próximos dos pontos cadastrados no mapa (clientes e destinos), facilitando assim o deslocamento. 

Dessa forma, o roteirizador planeja todo o trajeto com base nessas localidades e aproximações.

Por consequência, a redução não se dá apenas em relação ao combustível, mas se estende também ao tempo utilizado para chegar no cliente.

Ademais, essa redução gera a eficiência operacional por completo, visto que a quanto a produtividade de um serviço, mais eficiente ele é; e como você já aprendeu, uma das características da eficiência é justamente a diminuição dos custos nesse processo.

eficiência operacional

Diminuição do número de veículos utilizados em cada operação

Outra característica da eficiência operacional, possibilitada pelo roteirizador, é a otimização das operações. 

Isso é, o fato de o trajeto ser realizado com eficiência, trata-se de um resultado da organização.

O roteirizador propõe os trajetos com o objetivo de torná-los mais práticos para a empresa

Portanto, conseguir organizá-los designando-os para um número menor de motoristas é uma vantagem.

Quanto menor o número de condutores realizando o mesmo número de entregas (sem reduzir a demanda), mais benéfico para você será, já que alguns veículos não serão utilizados, e assim não haverá gastos desnecessários.

Benefícios que vão muito além do básico: roteirizador do RotaExata

A roteirização dos trajetos - proporcionada pelo RotaExata - multiplica a velocidade das operações. 

Ela reduz os deslocamentos e otimiza o trabalho dos motoristas (que por meio do módulo matriz - o rastreamento - estão sendo monitorados, e não podem ficar “jogando tempo fora”).

Portanto, a eficiência operacional é uma realidade comprovada e assegurada pelo roteirizador. A meta é proporcionar operações verdadeiramente eficientes, para que a sua empresa cresça bastante!

eficiência operacional

Como está funcionando na sua empresa? Suas operações de campo são eficazes ou eficientes? Conta para a gente! 

Você pode saber mais sobre os diferenciais do nosso roteirizador por meio deste artigo: - que te explicará o porquê de o Rota ser o desenvolvedor do melhor sistema de roteirização do mercado!

Conheça na prática o sistema de roteirização aliado ao rastreamento, e confira os diferenciais que só ele tem!

VEJA UMA DEMONSTRAÇÃO AGORA!

Tag: , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!