Como garantir a qualidade da distribuição de produtos no Natal?

Conheça a importância dessa data para a economia brasileira e saiba como garantir a qualidade da distribuição de produtos no Natal.

Home / Como garantir a qualidade da distribuição de produtos no Natal?

 

ÍNDICE

  1. Qual a importância do Natal para o comércio?
  2. Distribuição de produtos no Natal: não cometa esses erros!
  3. Rastreamento veicular: garanta a qualidade da distribuição de produtos no Natal!

O famoso 25 de dezembro é uma data especial que carrega muitos significados. Ligado a valores como amor e fraternidade, durante esse período as pessoas presenteiam família e amigos para demonstrar carinho.

Tendo isso em vista, cabe a você, gestor, garantir que a distribuição de produtos para lojistas e varejistas seja feita com qualidade.

Passada a Black Friday, foque em recarregar as baterias, organizar a distribuição de produtos e traçar um novo planejamento logístico para essa que é uma das datas comemorativas mais queridas por todos.

Nesse sentido, criamos esse artigo para que você tenha toda a expertise necessária para planejar previamente suas operações, e consequentemente, ter um bom desempenho logístico no Natal, evitando problemas como atrasos e usos indevidos do veículo. 

Afinal, Papal Noel precisa de agilidade e eficiência! 🎅

Qual a importância do Natal para o comércio?

Algumas pessoas afirmam que “a Black Friday acaba com as vendas de Natal”, porém a realidade é outra.

Os dados estão aí e não mentem. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Ebit | Nielsen, as vendas no Natal aumentaram cerca de 44,6%. Entre os dias 10 e 24 de dezembro o valor faturado foi de R$3,8 bilhões, contra R$2,6 bilhões em relação a 2019.

Segundo a instituição, houve um aumento considerável no número de pedidos que passou de 6,4 milhões para 8,1 milhões, representando uma alta de 27,5%. Nesse sentido, o consumidor não vê a Black Friday e o Natal como duas coisas completamente distintas, mas sim uma temporada unificada de compras!

O que isso representa para quem faz a distribuição dos produtos?

Todos esses dados apenas evidenciam o fato de que você tem uma mina de ouro na sua frente. No Natal, as pessoas estão propensas a investir mais em bons presentes, pois não existe dinheiro que pague ver amigos e família felizes.

No geral, a distribuição de produtos na Black Friday é muito parecida com a do Natal. Mas vale reforçar algumas práticas, para que você não cometa erros que podem manchar a imagem do bom velhinho!

Distribuição de produtos no Natal: não cometa esses erros!

Toda data comercial fornece grandes oportunidades de venda, e o Natal não fica fora disso! Porém, para que a festa aconteça, é preciso que você se planeje com antecedência para que a sua distribuição de produtos rode sem problemas logísticos.

O aumento de demandas nessa data pode gerar problemas para sua frota: sem a devida organização dos processos, é muito provável que você não vença a quantidade de demandas, gerando uma distribuição marcada por diversos problemas.

A seguir, conheça esses problemas para que, a partir desse conhecimento, você possa solucioná-los:  

1. Atrasos na distribuição de produtos no Natal

Atrasos na entrega é uma falha imperdoável do ponto de vista dos varejistas e lojistas. Eles precisam manter seus estoques cheios para lidar com toda a clientela que deseja os produtos com urgência.

Quando atrasos acontecem, seus clientes não irão questionar apenas a qualidade das suas distribuições, mas também podem buscar outras empresas que atuem com maior organização.

Organize suas operações a partir de regiões de atendimento. Assim, você garante que as demandas sejam encaixadas ao longo das rotas, ou seja, você pode avisar para os motoristas que estiverem mais perto do novo local para irem fazer o atendimento.

Organize suas operações a partir de regiões de atendimento.

Não esqueça: em um mercado altamente competitivo, se atente a forma que as pessoas veem sua marca; isso diz muito sobre o seu sucesso. forma que o mercado vê sua empresa diz muito sobre o sucesso da mesma. 

Busque uma solução tecnológica que te ajude a atingir todo o potencial da sua frota para que você não atrase suas operações de natal e, por consequência, tenha uma alta produtividade logística!

2. Má conduta dos motoristas durante as operações

Se você não definiu regras sobre como suas operações de campo devem acontecer, não espere que seus motoristas tenham boas condutas durante a distribuição de produtos no Natal. 

Aplique uma política de frota na sua gestão e evite que seus motoristas digam que “não sabiam”. Ao aplicar algumas normas e pedir para seus motoristas assinarem, eles estarão cientes das consequências.

Agora, caso você tenha criado regras, você precisa de um sistema que valide o comportamento dos motoristas nas rotas. A partir do rastreamento veicular RotaExata você pode observar suas operações em tempo real e saber se seus motoristas estão agindo de má fé.

Alguns exemplos de más condutas dos motoristas são:

Ao observar a conduta dos seus motoristas, você também pode fazer um planejamento prévio por meio dos relatórios e, assim, garantir a produtividade da sua distribuição de produtos no Natal!

3. Improdutividade logística devido a falta de controle dos motoristas

Atrasos na distribuição de produtos acontecem muito por conta das altas demandas do Natal, mas também podem ser reflexo de más condutas dos colaboradores, gerando déficits ao caixa da empresa.

Ao observar seus motoristas e suas respectivas condutas em campo, você pode descobrir que eles estão, por exemplo, tendo uma direção agressiva com veículo da empresa durante as operações em campo.

Tendo em vista esse e outros usos indevidos, é ideal que você tenha como aliado um sistema de rastreamento que forneça todos os dados dos motoristas e os veículos vinculados.

Nesse sentido, a RotaExata desenvolveu um sistema de fácil uso que permite que o motorista se vincule com determinado veículo e, depois, relatórios sejam gerados. Esse vínculo é feito de maneira prática via App.

A seguir, conheça algumas das principais informações fornecidas nos relatórios de motoristas:

  • Nome do motorista;
  • Data;
  • Placa do veículo;
  • Horário de início e término do vínculo;
  • Tempo de deslocamento;
  • Km rodado.

Você também tem acesso ao histórico de dirigibilidade, onde pode ser observado todos os eventos de telemetria que vão contra as boas condutas no trânsito, como freadas, acelerações e curvas bruscas. 

Com esse relatório, você consegue identificar diversos problemas derivados dessas más condutas. Pense em uma freada brusca: isso pode fazer com que os produtos transportados se choquem no porta-malas do carro, e assim, sejam danificados.

Isso também vale para curvas bruscas, só que nesse caso, o dano pode ser tanto as mercadorias quanto a integridade humana; do próprio motorista e dos outros a sua volta.

No caso de acelerações bruscas, existe o risco de avaria aos produtos transportados e acidentes com veículo da empresa, ambos extremamente prejudiciais.

Contudo, para além desses problemas, é muito provável que aconteça um acúmulo de multas, já que a fiscalização dos órgãos responsáveis pelo trânsito tem se tornado cada vez mais rígida; mesmo dentro das cidades.

Rastreamento veicular: garanta a qualidade da distribuição de produtos no Natal!

Que você deve observar suas operações por meio do rastreamento veicular você já sabe, agora, vamos te mostrar as formas que o sistema pode ser usado. 

O rastreamento veicular RotaExata permite que você acesse diversos tipos de informações sobre o que acontece em campo, e o melhor é que você pode acessá-las com muita facilidade – foram desenvolvidas telas intuitivas e de fácil entendimento.

O sistema RotaExata também fornece relatórios que foram criados para tornar a vida do gestor de frotas mais fácil. No caso de operações de entregas no Natal, um relatório muito útil é o Relatório de Ocorrências.

Para exemplificar esse relatório, imagine que seus motoristas estejam, por exemplo, transitando por rotas maiores do que o necessário para fazer a distribuição dos produtos de Natal, ou até mesmo parando para tomar café sem avisar o líder.

Essas são duas atitudes que vão contra a produtividade da frota, e que precisam ser descobertas e extintas para que as operações em campo ocorram com qualidade. 

É em cenários como esse que o Relatório de Ocorrências se torna essencial, pois eles fornecem uma visualização completa dos motoristas e suas respectivas regras quebradas!

Organize suas operações a partir de regiões de atendimento.

Dentro do sistema, as regras são criadas de acordo com o que mais faz sentido para o seu negócio e, caso quebradas, você pode observar de maneira simples:

  • Regras quebradas;
  • Motorista;
  • Veículo;
  • Horário da ocorrência.

Assim, você descobre quais regras são mais quebradas e quais os motoristas que mais fazem usos indevidos do veículo da empresa. Além de evitar más condutas, você também tem uma série de dados à sua disposição para melhorar o controle das suas operações.

sistema rotaexata

Por meio do sistema da RotaExata, você tem todas as ferramentas necessárias para desenvolver um planejamento logístico com antecedência, sempre tendo uma visão ampla das regiões de atendimento. 

É possível atender diversas demandas de maneira produtiva, acabar com entregas atrasadas e ainda melhorar a segurança e qualidade da sua gestão de frotas!

Contando com o melhor rastreamento veicular do mercado, a RotaExata envia técnicos especialistas para todo o Brasil. Eles também fazem as instalações de acordo com diversos protocolos criados para garantir a segurança das informações captadas pelo rastreador. 

Assim, você terá a sua disposição um ótimo posicionamento dos veículos da sua frota, com curvas perfeitas desenhadas no mapa.

trajeto bem desenhado no mapa da rotaexata

Caso você avise seus motoristas que eles que suas condutas estão sendo observadas, com certeza eles irão pensar duas vezes antes de agir com má fé durante as operações em campo.

Essa mudança na sua gestão fará com que suas operações sejam cada vez mais produtivas.

Resumindo, com o Rastreamento Veicular RotaExata você consegue:

  • Monitorar o trajeto e as paradas de seus veículos;
  • Interagir com a sua equipe em campo;
  • Monitorar o comportamento dos condutores;
  • Controlar em tempo real toda a sua frota;
  • Ter seus clientes cadastrados no mapa;
  • Identificar endereços proibidos;
  • Definir pontos de parada;
  • Saber qual cliente toma mais tempo dos seus motoristas.

Busque estar alinhado com uma tecnologia moderna e inteligente para fazer uma distribuição de produtos no Natal com qualidade e, assim, feche o ano com grandes anos financeiros!

Saiba como você pode aplicar o monitoramento e automação nos processos da sua frota e economizar muito!
Converse com um de nossos especialistas

Tag: , , , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!