20 dicas sobre rastreamento veicular que você precisa saber

Com rastreamento é possível ter em mãos toda a operação em tempo real, com a possibilidade de redimensionar as operações ou analisar históricos e percursos.

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É evidente que o rastreamento veicular já é oferecido há anos pelo mercado; porém, apesar de se tratar de um mercado em expansão no Brasil, o número de veículos rastreados ainda é consideravelmente baixo – cerca de 5 milhões de veículos, ou aproximadamente 6% de toda a frota nacional. Contudo, existem vários sistemas com tecnologias distintas para o rastreamento e monitoramento de veículos, e alguns deles dão ao consumidor uma visibilidade intacta da operação. É justamente por isso que você deve conferir algumas dicas antes de contratar um sistema de rastreamento, para garantir que a sua empresa faça um bom investimento e tenha de fato a solução efetiva para a sua frota, garantindo a segurança e a gestão dos veículos da melhor maneira possível! Confira as 20 dicas que vão te ajudar a escolher o melhor sistema de rastreamento veicular para a sua frota:

20 dicas sobre rastreamento veicular:

dicas rastreamento veicular

Dica 1: Tecnologia de Localização

É importante ter uma das duas opções: GPS/AGPS ou Rádio.

Dica 2: Frequência de posicionamento

De preferência que seja configurável e que não tenha custo por posição recebida. É fundamental que em deslocamento o equipamento embarcado envie posições conforme sua mudança de direção e angulação. A posição recebida deve ser sempre “on-line”, porém, o sistema deve guardar do mesmo modo o histórico de posições.

Dica 3: Transmissão de dados

O meio mais recomendado hoje - devido a sua relação custo-benefico - é o GPRS (Canal de dados das linhas GSM).

Dica 4: Operadora de Telecom

O mais importante nesse caso é a área de cobertura. Por isso, verifique quais os locais onde seus veículos mais circulam, e escolha a operadora que melhor atenda este local.

Dica 5: Acesso via Web

Um bom sistema de rastreamento deve permitir acesso via internet a qualquer veículo da frota, de qualquer local, a qualquer momento e sem limites de acesso.

Dica 6: Cercas Eletrônicas

As cercas eletrônicas devem ser criadas facilmente e o sistema deve alertar o usuário imediatamente, caso um veículo se movimente fora das cercas programadas.

Dica 7: Pontos de referência

Em síntese, o software de monitoramento já deve trazer os principais pontos de referência (Postos policiais, postos de combustível, cidades, divisas de estados entre outros), mas também deve permitir o fácil cadastro pelo usuário de seus pontos, como também integrá-los com as posições recebidas e os mapas.

Dica 8: Histórico das rotas

O Sistema deve permitir a análise de toda a rota realizada.

Dica 9: Ações no veículo

Ações como bloqueio/desbloqueio em tempo real, são fundamentais para o bom desempenho das operações. Os identificadores de motorista ajudam a prevenir a utilização indevida do veículo, além de proporcionar um controle efetivo sobre a jornada de trabalho de cada motorista.

Dica 10: Equipamento embarcado

O equipamento embarcado no veículo, ou seja, o rastreador, é fundamental para um bom funcionamento do sistema. De preferência para rastreadores que já são homologados pela Anatel.

Dica 11: Instalação

Tão importante quanto qualquer outro componente de um sistema de rastreamento, a instalação do equipamento (rastreador) é fundamental para que não ocorram problemas no veículo e na comunicação com a central.

Dica 12: Roteirizador

Softwares mais avançados, como o da RotaExata, possuem um módulo de roteirização embutido para montar rotas com distâncias reais das ruas e rodovias, respeitando o sentido e direção. Também é importante que o sistema gere alertas caso o veículo saia da rota programada.

Dica 13: Geocodificação

É a localização automática dos clientes e pontos de referências por qualquer parte do endereço. Ela deve fornecer uma consulta fácil a endereços de interesse.

Dica 14: Gerenciamento

O Software deve fazer um gerenciamento operacional baseado em exceções, ter alertas automáticos sobre sensores e tempos de rotas e de chegada. Deve permitir ações automáticas mesmo em área de sombra. É claro que a pesquisa de veículos próximos é sempre uma importante ferramenta.

Dica 15: Controle

O usuário deve ter a opção para cadastrar as áreas de riscos, áreas onde há perda do sinal, velocidades máximas entre outras especificidades; assim o operador é avisado automaticamente quando o veículo se aproximar de tais limites.

Dica 16: Sensores

O equipamento embarcado e o software de rastreamento devem controlar os vários tipos de sensores existentes: botões de pânico, identificador de motorista, presença de carona, abertura de porta baú, desengate de carreta, motor ligado, limpador de pará-brisa, corte de bateria, temperatura do baú, movimento brusco, telemetria (rpm e óleo) e outros.

Dica 17: Atuação do Operador

O operador deve ter ação para corte de combustível, corte de ignição, travamento das portas, sirene, piscas, trava de quinta roda, trava de baú entre outros.

Dica 18: Relatórios

De preferência, para os softwares que possuem relatórios fáceis - com a opção de gerar gráficos e exportação para PDF ou excel - esses devem trazer informações sobre velocidades, jornada de trabalho, KM percorridos, paradas realizadas, distancias entre pontos, rotas percorridas, possíveis multas, tempo que o veículo ficou ligado e custos.

Dica 19: Mapas

O sistema de rastreamento deve oferecer também, mapas atualizados com toda malha viária, que permitam uma consulta por ruas, CEPs e numerações. Em adição, deve ter todas as médias e grandes cidades mapeadas e deve permitir um zoom detalhado das ruas.

Dica 20: Estrutura e Tecnologia

Avaliar a estrutura e tecnologia do Sistema de Rastreamento é fundamental para não ocorrer surpresas quando você mais precisar do serviço, por isso, analise bem! Para encerrar, é importante que você saiba também que um sistema de rastreamento de qualidade deve possuir 3 componentes básicos, para que seja confiável: Sistema de Posicionamento: A forma como localizar um dispositivo móvel em um determinado local, ou seja, saber onde ele está. Meio de Comunicação: Em resumo, é a forma como são transmitidos os dados de localização e telemetria de um dispositivo móvel para uma estação ou central de rastreamento. Sistema de rastreamento de veículos e gestão: São, no geral, sistemas informatizados com mapas digitais, que vão desde simples visualizadores até sistemas integrados com gestão e otimização de frotas. Em síntese, tanto o posicionamento quanto a comunicação tendem a ser muito parecidos em todos os sistemas de rastreamento veicular. Entretanto, o maior diferencial - e o que realmente vale - entre as soluções de rastreamento e monitoramento, é o software; visto que é ele que trata as informações e realiza todo o controle dos veículos e operações. É extremamente importante que o consumidor faça uma comparação entre as soluções de vários fornecedores antes de fechar negócio; acreditamos que as 20 dicas já fizeram uma boa parte na influência da sua escolha, não é?

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Nosso software é de desenvolvimento próprio e focado para empresas; é por isso que além de proporcionar ao gestor uma visibilidade ampla de toda a operação - verificando as situações de desvio de rotas, roubos, excesso de velocidade, atrasos, paradas, consumo de combustível - ele fornece os dados de localização em tempo real, registrando todos os eventos de telemetria. Assim, você pode ter acesso a uma rota exata, verdadeiramente.

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10 Comentários

  • Jose Geraldo Ferreira says:

    Ola me chamo Jose e ja trabalho com sistema de rastreamento veicular, gostaria de saber se posso adquirir a plataforma de voces para esquema de mini franquias, gerando franqueados e clientes finais através da plataforma mae.

    • rodrigo says:

      Olá Jose, atualmente não trabalhamos nesse modelo de mini franquias, porém, temos um modelo de parceria interessante que talvez possa valer a pena para você. Para qual e-mail podemos enviar mais informações?

  • Fabricio says:

    Olá bom dia. Para quem tem apenas um caminhão, compensa? E teria idéia do custo do equipamento.

    • rodrigo says:

      Olá Fabricio,

      Sim, na maioria dos casos o investimento se paga somente com a economia de combustível e manutenções, sem contar na melhora das atividades que o motorista executa no dia a dia.

      O preço pode variar conforme a quantidade, hoje é comum que você pague um valor de instalação e uma mensalidade que pode partir de R$ 55,00*.

      Se você quiser podemos montar uma proposta para seu veículo, para saber mais acesse: https://www.rotaexata.com.br/rastreamento-veicular

      Grande abraço.

  • rodrigo maciel klein says:

    Olá Sérgio,

    Existem vários equipamentos no mercado, aqui no RotaExata utilizamos equipamentos específicos, somos muito exigentes em relação ao posicionamento e prezamos pela qualidade.

    Aconselhamos que você utilize rastreadores homologados pela Anatel e Cesvi.

    Um abraço.

  • Dair Sergio says:

    Boa tarde,
    parabéns pelo comentário, por gentileza estou precisando montar uma central de rastreamento, por gentileza vc pode me ajudar indicando no seu conhecimento um equipamento bom de custo baixo.
    obrigado,
    abraço

  • rodrigo maciel klein says:

    Maravilha Helo, obrigado pelo seu comentário.

    Só quem usa sabe o quanto um bom sistema de gestão e rastreamento de veículos pode ajudar a economizar tempo e dinheiro.

    Se precisar de algo, ficamos a disposição.

  • rodrigo maciel klein says:

    Olá Isaias,

    Temos sim!

    Na verdade, com o RotaExata você pode medir o custo total por veículo/frota, o consumo e o custo por KM rodado.

    Um abraço.

  • ISAIAS PRESTES says:

    tem relatório de consumo de combustível?

  • Helo says:

    Uso sistemas de rastreamento há 3 anos, são muito bons,faço vários tipos de relatórios, inclusive usando os relatórios de rastreamento para contestação de multas.




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