Diagnóstico veicular - Dicas e sugestões para sua frota!

Realizar o diagnóstico da sua frota é essencial para otimizar custos de funcionamento e maximizar o rendimento dos veículos.

Home / Diagnóstico veicular – Dicas e sugestões para sua frota!

Você sabe identificar problemas na sua frota? De fato, manter uma frota de veículos bem equipada, conservada e principalmente monitorada, é essencial para muitas empresas, em especial para aquelas que dependem dos veículos para a prestação de serviços e realização de entregas. Nesses casos, é preciso um diagnóstico veicular da frota, para a identificação de falhas e posterior otimização das operações.

A condução inadequada por parte do motorista, a escolha de trajetos ineficientes e a falta de produtividade na prestação de serviços são exemplos de falhas muito recorrentes, e que na maioria das vezes não são devidamente identificadas.

Portanto, se você não está conseguindo identificar o que pode estar atrasando - ou causando improdutividade - em seus itinerários e serviços, o diagnóstico é a funcionalidade que você precisa. Confira como funciona essa ferramenta!

Identifique as falhas da frota por meio do diagnóstico veicular

A identificação correta das inadequações relacionadas à frota é aquela que aponta essas falhas - não só com os veículos, mas com a operação em si - e posteriormente aponta estratégias para a resolução dessas.

Sem identificar os atrapalhos da sua frota, você perceberá consequências nada favoráveis ao crescimento do seu negócio, além dos impactos à credibilidade da sua marca e à imagem da sua empresa.

Dentre os malefícios trazidos pela falta de identificação, estão os seguintes:

Gastos elevados:

Gastos exagerados com combustível, manutenções corretivas e até mesmo multas, são resultados de uma ausência de monitoramento da frota. Quando as operações não são monitoradas, problemas como o uso indevido do veículo tendem a aparecer, sendo esse um aspecto causador do aumento de custos.

Improdutividade das operações:

A improdutividade dos seus serviços também pode ser causado pela falta de identificação das falhas. Quando você não sabe exatamente o que está ocorrendo em campo, os motoristas podem estar ociosos, ou, em alguns casos, a própria maneira de escolher as rotas está atrapalhando a eficiência das operações.

Insatisfação dos clientes:

Seus clientes não estão satisfeitos com o seu serviço, e na maioria das vezes você nem ao menos sabe o porquê? Não identificar os problemas pode trazer essa consequência.

Inadequações como os atrasos, por exemplo, são recorrentes no caso das empresas que não identificam e nem monitoram suas operações de campo.

Essas e mais algumas outras disfunções, tão presentes em empresas dependentes de veículos, precisam primeiramente serem identificadas e posteriormente solucionadas.

No caso do diagnóstico veicular do RotaExata, as estratégias sugeridas são compostas de acordo com o segmento de cada empresa avaliada. De modo geral, existem diversos ramos no mercado que dependem de veículos para a realização dos serviços/entregas, e cada um desses possui seu próprio método, bem como sua própria política de frota.

Segmentação das estratégias:

As operações de campo podem acontecer de diversas maneiras.

Por exemplo, o seu serviço pode acontecer por meio do agendamento anterior, ou por pronto atendimento - situação em que o cliente solicita o serviço naquele momento.

Outro ponto que influencia é o tamanho da sua frota. É essencial saber o que funciona para frotas grandes e para frotas pequenas.

Além disso, sua empresa pode trabalhar com serviços ou produtos, dois segmentos diferentes que também requerem operações divergentes entre si.

Para cada segmento, o diagnóstico veicular aponta uma solução própria, bem como as ferramentas necessárias para a otimização dos itinerários.

Como funciona o diagnóstico veicular?

Agora que você já sabe qual é a função e quais os benefícios que o diagnóstico veicular proporciona, saiba como essa ferramenta funciona detalhadamente.

Em síntese, o diagnóstico é uma ferramenta online disponibilizada pela RotaExata. Ele é composto por algumas perguntas acerca da sua frota veicular e sobre o funcionamento das suas operações, como o número de veículos, a finalidade deles em sua empresa, a dinâmica dos motoristas, alguns aspectos da sua política de frotas e o modo como a gestão da frota é realizada. Esse questionário leva apenas alguns minutos para ser respondido, e o diagnóstico é entregue a você no mesmo momento.

A resposta é enviada a você via e-mail, com todos os tópicos e áreas detalhados, as atitudes que você pratica que estão sendo favoráveis para a frota e também o que precisa ser melhorado, além das estratégias focadas em seu segmento, como já comentamos.

Tenha em mente que realizar um diagnóstico - prático e rápido - é o primeiro passo para mudar a realidade da sua empresa para melhor, pois você passará a identificar quais são os gargalos da frota, para assim corrigi-los.

Desenvolvido exclusivamente pela RotaExata, o diagnóstico veicular é a única ferramenta online e gratuita disponível na rede, direcionada para quem pretende - em poucos minutos - realizar uma análise personalizada da sua frota, e assim obter orientações práticas de como solucionar possíveis gargalos na sua gestão.

Quais os resultados das informações obtidas pelo diagnóstico?

Para finalizar, é importante que você saiba a amplitude dos resultados que você pode obter a partir das informações fornecidas por meio do diagnóstico veicular.

Além de passar a ter um entendimento maior do funcionamento da sua frota, por meio do diagnóstico você é direcionado para os próximos passos, que te levarão a uma solução efetiva e permanente dos problemas da frota.

De modo geral os problemas encontrados nas frotas veiculares são decorrentes de uma ausência de monitoramento e controle da mesma. É por isso que o rastreamento veicular é uma das ferramentas que soluciona permanentemente e de maneira completa as falhas da frota e das operações de campo.

Por exemplo, se o diagnóstico apontou que é um ponto ruim o fato de não identificar qual motorista está conduzindo o veículo, o sistema de rastreamento oferece a funcionalidade de identificação de motorista, que pode ser realizada de formas bastante práticas, como via QR Code, por exemplo.

Ademais, se o diagnóstico verificou que é negativo para o seu negócio o fato de não controlar as manutenções, o sistema oferece o Plano de Manutenção, que criará um planejamento para as verificações da sua frota.

Assim, os problemas anteriormente apontados neste artigo, também são solucionados de forma completa. Assim, você observará rapidamente:

Redução de custos:

Por meio das soluções apontadas pelo diagnóstico, você saberá quais os fatores - como o uso indevido do veículo - que estão gerando gastos desnecessários. Assim, aplicando as ferramentas do rastreamento veicular, você passa a monitorar a conduta dos motoristas, que melhorará consideravelmente, e também reduzirá os custos com combustível, manutenções e multas.

Além disso, por meio do módulo auxiliar, de gestão de frotas, você pode gerir os documentos, os motoristas e até mesmo os check ups para a conservação dos veículos, o que marcará o fim das manutenções corretivas, que geram tantos gastos.

Aumento da produtividade dos serviços e satisfação dos clientes

Contando com um rastreamento completo, a ociosidade certamente não acontecerá mais. No sistema, você pode inclusive verificar o status do veículo em tempo real (parado, em movimento, parado e ligado) e assim verificar se os motoristas estão matando tempo.

A produtividade dos serviços também é otimizada por conta do outro módulo auxiliar do sistema, a roteirização. Por meio do roteirizador, todas as rotas são planejadas, visando o ganho operacional; assim, não há chances de ocorrerem atrasos, e os seus clientes certamente ficarão satisfeitos.

Abaixo você terá acesso ao nosso diagnóstico veicular. Não perca essa chance! É rápido e só te trará benefícios!

Faça agora o diagnóstico dos seus veículos Tag: , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!