10 curiosidades sobre a RotaExata - A inovação é a rota do nosso crescimento

Confira algumas curiosidades da nossa empresa e sua origem!

Home / 10 curiosidades sobre a RotaExata – A inovação é a rota do nosso crescimento
Caro leitor
Este conteúdo é orientado para quem deseja ou já utiliza o sistema RotaExata, porém, as orientações também se aplicam a qualquer processo ou sistema que por ventura você se identifique.

Que tal algumas curiosidades sobre a RotaExata?

Neste ano, a Rota completa 10 anos de existência no mercado! De fato, foi uma década de muito crescimento, evolução e inovação.

Todavia, como somos desenvolvedores do sistema de rastreamento e gestão de frotas mais completo do mercado, as nossas funcionalidades continuam sendo atualizadas e isso não vai parar!

Esperamos que os próximos anos sejam ainda mais produtivos e vantajosos para a nossa empresa, cujo objetivo é te auxiliar na potencialização do desempenho da sua frota!

Para comemorar conosco a nossa constante modernização, trouxemos 10 curiosidades sobre a RotaExata para você conhecer!

Assim, você saberá um pouco mais acerca da nossa trajetória e o quanto evoluímos.

Confira!

#1 A RotaExata conquistou o espaço em uma incubadora!

Vamos te contar um pouco sobre a história de origem da Rota!

Há 10 anos, havia apenas a ideia de um software, o qual pudesse gerir frotas veiculares de empresas que dependem delas.

Com a decisão de retirar o projeto do papel e o colocar em prática, a ideia do sistema foi levada ao programa Sinapse da Inovação, promovido pela FAPESC, a qual incentiva o desenvolvimento de StartUps, em especial no ramo da tecnologia.

Dentre 1600 projetos apresentados, aquele que viria a se tornar o RotaExata foi selecionado, e com isso o convite para entrar na incubadora Softville.

Essa conquista de espaço foi fundamental para o progresso do negócio pois além de proporcionar um ambiente de foco e concentração para a evolução do projeto, é também um ambiente de muita colaboração, criatividade e incentivo!

Incubadora Softville

#2 A vontade e a insatisfação deram origem ao negócio!

A ideia que deu origem ao que conhecemos hoje como o melhor sistema de rastreamento veicular do mercado, RotaExata, surgiu de conversas no horário de almoço entre dois colegas de trabalho em uma transportadora.

De acordo com Eric Massalli e Rodrigo Klein, a cada almoço que faziam juntos, no refeitório, falavam da ideia de “ter uma empresa”, mesmo que fosse apenas uma brincadeira.

Com o passar do tempo, eles passaram a sonhar com a ideia de um jeito sério, desenvolvendo assim esboços de produtos que pudessem suprir a carência de boas e eficientes ferramentas para exercer o monitoramento veicular e a gestão de frotas, deficit esse, que eles lidavam dia a dia no trabalho.

Após esse primeiro momento, a dupla criou alguns projetos e tentou vender para uma outra transportadora; todavia, a venda não deu certo.

Foi nesse um dos primeiros entre tantos momentos que eles precisaram ser resilientes e buscar alternativas para fazer acontecer! Nessa busca eles souberam do projeto Sinapse da Inovação, já mencionado, o qual investiu no desenvolvimento do produto que eles tinham em mente.

No entanto, de acordo com os cofundadores, o projeto só começou a ter um sucesso efetivo quando houve a entrada de mais dois sócios: Carlos Shigeoka e Claudemir Celestino, ambos contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento desse projeto.

Carlos criou as primeiras áreas operacionais do negócio estabelecendo processos e padrões de controle dando corpo e crescimento à RotaExata, Claudemir por sua vez trouxe para o projeto todo o seu conhecimento em finanças e administração que adquiriu ao longo da sua jornada de empreendedor, e possibilitou por meio do investimento financeiro que os outros cofundadores pudessem se dedicar integralmente ao desenvolvimento e impulsionamento do projeto.

Ah, e no começo o nome do produto, era “Localiza-me” - e ele não era puramente de rastreamento, sendo esse apenas uma das ferramentas.

Porém, o projeto era muito longo e então os cofundadores decidiram vender apenas o rastreamento - que chamaram de RotaExata - por ora, até que conseguissem desenvolver o outro produto por completo.

Não passou muito tempo até que eles perceberem que o RotaExata era o sistema de rastreio veicular e monitoramento com a maior qualidade do mercado, a partir daí se desenvolveram todos os outros módulos que facilitam e simplificam a gestão de frotas!

#3 Estamos presentes de Oiapoque ao Chuí!

Você sabia que o RotaExata está presente em absolutamente todos os estados do Brasil?

Empresas de Oiapoque ao Chuí utilizam o sistema como uma forma de impulsionarem seus serviços, entregas, coletas, visitas, atendimentos e as mais diversas funções desempenhadas por frotas.

Inclusive, por sabermos que empresas de todos os estados contratam o nosso sistema, temos técnicos homologados por todo o Brasil, os quais vão até as empresas para realizarem as instalações do equipamento rastreador.

Como enviamos os kits de aparelho com instruções completas - para que o técnico realize o seu trabalho - esse processo é bastante prático! Ou seja, você pode iniciar o uso do sistema rapidamente.

Sendo assim, seja qual for a região, o estado e o município onde a sua corporação está instalada, o RotaExata pode inovar a sua realidade!

Envio para todo o Brasil

#4 Estamos entre as startups de destaque segundo a Liga Ventures!

Essa, dentre as curiosidades sobre a RotaExata, é uma das nomeações que já recebemos!

A Liga Ventura, uma plataforma que visa a inovação de empresas por meio da conexão entre esses negócios e startups.

No projeto Mapa Liga Insights - AutoTechs 2020, os especialistas selecionaram 320 dentre 16000 startups que agregam em logística e mobilidade.

A RotaExata certamente ficou entre elas, e com prestígio!

Sendo assim, a nossa empresa é considerada um dos negócios que mais agregam em tecnologia para o setor de transporte e inovação em logística.

#5 A RotaExata participou do scale-up da Endeavor Brasil!

Em adição às nomeações que recebemos, devemos destacar o programa scale-up, da Endeavor Brasil.

Em resumo, a Endeavor - uma das maiores organizações de apoio aos empreendedores que estão fazendo a diferença no país - considerou a RotaExata como uma das empresas de pequeno porte que estão acelerando sua produtividade e se tornando um exemplo no Brasil.

Em 2020, a organização selecionou algumas startups para o programa scale-up, o qual proporcionou um programa de desenvolvimento e impulsionamento de processos.

Sendo assim, a Rota é uma das 10 empresas de SC que cresceram mais de 50% nos últimos três anos.

Trata-se da inovação que tanto prezamos!

#6 Nossos valores são: equilíbrio, responsabilidade, vontade, confiança e respeito!

A RotaExata carrega valores indispensáveis em tudo o que faz.

Seja na convivência dentro da empresa, entre os colaboradores, ou no tratamento dos nossos clientes, buscamos prezar por aquilo que acreditamos!

Os nossos 5 valores podem ser descritos assim:

Equilíbrio

Zelamos por uma RotaExata que trabalha duro! Nosso cotidiano está sempre atarefado para oferecermos a você, gestor, as melhores ferramentas e serviços que você merece.

No entanto, também gostamos de manter o ambiente descontraído, com bastante humor e diversão! Afinal, fazemos o que fazemos porque amamos isso!

Sendo assim, todas as funções desempenhadas em nossa empresa são realizadas com muito equilíbrio.

Respeito

Como nosso objetivo maior é conectar, temos ciência de que conexões duradouras só são possíveis por meio do respeito.

Por isso, colocamos o respeito como uma das nossas prioridades em tudo o que fazemos!

Nossos times trabalham em conjunto e produtivamente por conta deste atributo. Conquistamos clientes satisfeitos não apenas pela qualidade do sistema que desenvolvemos, mas também pela maneira como os tratamos. A humanização é a nossa base!

Confiança

O terceiro dos nossos valores institucionais é a confiança! 

De fato, essa palavra está presente desde que iniciamos a nossa empresa e começamos a caminhar rumo ao crescimento. Para apostarmos nessa ideia revolucionária, precisávamos confiar!

Seguimos trabalhando com isso até hoje, dando aos clientes a oportunidade de eles depositarem essa expectativa em nosso serviço. A qual certamente é suprida!

Responsabilidade

Suprimos as expectativas dos clientes porque somos responsáveis em tudo o que fazemos!

Temos a total responsabilidade para desempenharmos com excelência tudo o que prometemos e nos comprometemos a fazer.

É por isso, inclusive, que todos os nossos serviços como atendimento, envio do equipamento e treinamentos são feitos pontualmente.

Vontade

Por fim, o quinto valor institucional - para encerrar uma das várias curiosidades sobre a RotaExata - é a vontade.

Como diriam os nossos fundadores, nossa empresa nasceu e cresceu da vontade de fazer o negócio acontecer, foi isso que levou os fundadores a aprenderem o que precisavam para alavancar o negócio.

A nossa vontade de sempre modernizar, inovar e simplificar o cotidiano dos nossos clientes nos leva a estar sempre aprendendo e nos atualizando.

#7 Desenvolvimento sustentável: ajudamos a diminuir a poluição do ar!

Você sabia que o nosso sistema integrado de rastreamento, gestão, roteirização e automação contribui para o zelo do meio ambiente?

Em média, reduzimos 35 km rodados por frota, 50% em manutenções (corretivas, realizadas para reparar os danos) e 30% do uso de combustível, um dos causadores da poluição do ar.

Tendo em vista que as suas operações passam a ser mais ágeis e muito mais estratégicas - isto é, passa a não ser necessário um grande número de veículos - a sua frota fica menos tempo na rua. Por conseguinte, menor é a poluição!

Nossa empresa entende que para o desenvolvimento de qualquer economia ou negócio, é necessária uma perspectiva consciente!

#8 Marcas que acreditaram desde o começo: anos de parceria

Alguns dos nossos clientes estão conosco desde os primórdios também!

A Koerich, por exemplo, grande rede de lojas especialista em móveis e eletrodomésticos, uma das maiores da região Sul, utiliza o RotaExata desde 2013!

Ou seja, são aproximadamente 8 anos de parceria e confiança em nosso trabalho!

Outro exemplo é a Keko Gás, uma das maiores empresas do ramo de Joinville. Possuindo uma frota eficiente e produtiva, a Keko é nossa parceira desde o início também, fiel por todos esses anos!

Percebe-se, dessa forma, que a fidelização que conquistamos é atribuída 100% pela nossa qualidade. Nunca trabalhamos com contrato de fidelidade e multa por cancelamento, e nunca vamos trabalhar!

Nosso objetivo é que os clientes continuem a parceria por estarem satisfeitos, e não presos.

Cliente desde o começo

#9 Todos os dados armazenados em nuvem!

Você sabia que todos os dados - tanto nossos quanto dos clientes - são armazenados em nuvem?

Como terceirizamos o armazenamento dos dados, utilizando os serviços da Amazon (a corporação especialista em guardar volume informacional), os dados das empresas que contratam o nosso software ficam completamente seguros.

Por conta do melhor custo benefício, a contratação do Rota não se torna cara e você pode usufruir das melhores funcionalidades, ciente de que os processos são protegidos.

#10 O projeto final do sistema ficou bem diferente do planejamento inicial!

A última das curiosidades sobre a RotaExata é realmente bem “curiosa”.

De acordo com um dos gestores, Eric Massalli, que também é o CPO da empresa, o projeto inicial do sistema era bem diferente do que realmente ele é.

Inclusive, a ideia aprovada pelo projeto Sinapse, não tinha semelhanças com o software que o RotaExata realmente se tornou na prática. Como já comentamos, o projeto inicial era o “Localiza-me”.

Eric relatou que eles aproveitaram o momento para “pivotar” a empresa. Ou seja, utilizaram a estratégia de girar o negócio, olhando para todas as possibilidades que a startup poderia se tornar.

Dessa forma, nasceu a empresa que você conhece, e está evoluindo até hoje!

Por essa você não esperava, não é?

Como você observou, a jornada de construção e desenvolvimento da RotaExata - e do seu produto - foi construída com muitas etapas, determinação e vontade!

Hoje, portamos o sistema de rastreamento e gestão de frotas mais completo do mercado, composto por 4 módulos que se integram entre si.

Todas as funcionalidades e ferramentas do nosso sistema visam suprir as suas necessidades como empresário, bem como facilitar o cotidiano de operações.

Essa primeira década nos fez evoluir muito! Contamos com você para continuar a nossa história!


Se você ficou com alguma dúvida, basta deixá-la nos comentários!

Quer saber mais sobre a RotaExata e as ferramentas oferecidas no sistema?

Ver o sistema na prática agora mesmo!

Tag: ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!