Controle de combustível: como reduzir esse gasto na minha gestão de frotas?

Saiba como fazer o controle de combustível da sua frota corretamente mesmo no complexo cenário econômico que o Brasil se encontra

Home / Controle de combustível: como reduzir esse gasto na minha gestão de frotas?

Aplicar um controle de combustível é uma das formas mais eficazes para uma empresa alcançar uma economia estável, visto que essa despesa é um dos principais gastos relacionados a uma frota veicular.

Essa área da gestão de frotas pode ser considerada complicada quando não é bem aplicada. Sendo assim, é preciso encontrar uma forma eficiente de fazer o controle de combustível para manter intacta a saúde financeira da sua empresa.

Neste artigo, saiba como fazer o controle de combustível da sua frota corretamente mesmo no complexo cenário econômico que o Brasil se encontra. Boa leitura!

Controle de combustível: o que é e qual sua importância?

Antes de saber como fazer o controle de combustível, você precisa saber o que significa essa prática e qual sua importância para o bom funcionamento de uma gestão de frotas.

De maneira resumida, o controle de combustível diz respeito à gestão apropriada dos gastos relacionados a combustível, fator que é indispensável para a realização das atividades que dependem dos veículos rodando pela cidade.

Quando existe uma devida organização e controle de combustível, fica muito mais fácil ter uma visão abrangente da economia do seu negócio, e assim, traçar metas de melhorias e objetivos cada vez maiores para vencer a concorrência.

Portanto, esse controle diz respeito a toda a parte de registro, análise e visualização desses gastos. A partir desse registro dos abastecimentos e das despesas, você pode fazer uma análise mais assertiva acerca das finanças da sua empresa.

Você pode analisar, se existe uma organização na forma como os motoristas abastecem os veículos. O ideal é que você crie uma padronização disso; você pode, por exemplo, estabelecer locais específicos para o abastecimento.

Dessa forma, não haverá um grande desnivelamento entre um veículo e outro, nem mesmo no lançamento de custos em si.

Controle de combustível: 4 dicas para te ajudar na redução de custos

Na prática, você precisa colocar algumas atitudes que vão além da organizar e armazenar as informações relacionadas ao controle de combustível. Confira a seguir 4 dicas que preparamos para te ajudar na redução de custos:

1. Avalie qual é o seu tipo de produto ou serviço

Os veículos da sua empresa são compatíveis com os serviços que desempenham? A escolha dos veículos da sua frota empresarial faz toda a diferença nos custos que você tem, pois existem veículos que performam melhor dependendo do tipo de demanda que sua empresa atende.

Isso vale para todo tipo de trabalho realizado. Esteja sempre atento ao volume de seus fretes e respeite isto, veículos com excesso de carga gastam muito mais!

2. Faça manutenção preventiva e controle de combustível

É preciso estabelecer um cronograma formal e sério de manutenção preventiva, incluindo:

  • Trocas regulares de óleo;
  • Verificações de fluidos;
  • Verificação das rodas;
  • Verificação dos freios;
  • Entre outros.

Portar uma frota com veículos desgastados ou com revisões atrasadas faz com que você tenha um consumo ainda maior de combustível. Por este motivo, é importante que você mantenha a agenda de manutenções de seus veículos sempre em dia. 

Dê uma atenção especial aos pneus! Pneus não calibrados consomem muito mais combustível, de acordo com os dados da própria Bridgestone Brasil. Não se esqueça do alto risco de acidente caso seus pneus estejam carecas.

Como os preços dos combustíveis continuam a subir, é essencial que você também aplique um controle de combustível na sua gestão de frotas.

Desta forma, você poderá investigar a quantidade que é consumida por cada motorista, bem como por toda a frota. Você pode realizar este controle por meio de uma planilha de controle de combustível. Baixe gratuitamente! 

3. Corrija más condutas de seus motoristas

Não existe nada mais eficaz na redução de custos do que orientar o comportamento do motorista. Sendo assim, crie regras claras sobre a forma que os veículos devem ou não ser usados pelos seus funcionários.

Essas regras devem ser inseridas em sua política de frotas, o manual das normas e padrões que você deseja padronizar em sua frota. Caso você não tenha uma política de frotas, clique aqui e baixe gratuitamente!

O mais interessante desse documento é que você pode personalizá-lo da forma que desejar, de acordo com as necessidades específicas do segmento em que a sua empresa atua.

Entre essas cláusulas, você pode definir, por exemplo, regras de horário de utilização para cada veículo, fiscalizar suas rotas e registrar todas as saídas. Essas atividades garantem que você tenha um controle rigoroso sob sua frota.

Para ter um resultado mais assertivo, analise seu negócio, perceba suas necessidades e defina regras claras para chegar nesse objetivo!

4. Gerencie o que acontece nas operações em campo

A gestão do que acontece durante as operações em campo é essencial para que você possa reduzir os custos da sua empresa.

É em campo onde os serviços da sua empresa acontecem. Encontrar um meio de acompanhar suas operações mais de perto é ter certeza que os processos estejam acontecendo de maneira correta.

Nesse cenário, ter o registro de todos os serviços que cada motorista executa é essencial para entender melhor a realidade do seu time. Zele por informações como destinos, previsão de saída e retorno, status da operação, entre outros.

Rastreamento Veicular: observe sua frota remotamente!

Apesar de muitas pessoas ainda acharem que esse controle integral é impossível, atualmente já existem soluções tecnológicas que permitem que você faça o acompanhamento das suas operações da sua casa.

De fato, ter esses dados de forma objetiva e acessível dentro de um sistema faz toda a diferença na organização da sua frota. É apenas com o rastreamento veicular  que essas informações serão verdadeiramente exatas.

Ao ter uma visão em tempo real do status do veículo em determinado local, qual motorista está conduzindo e quando será o próximo serviço a ser prestado, você pode gerenciar sua frota de maneira muito mais simples.
Você pode criar rotas mais curtas ou perímetros de trabalho específicos para cada tipo de veículo, inclusive utilizando o módulo de roteirização.

controle de combustível

A partir da roteirização de rotas e o planejamento de serviços e entregas, o controle de combustível e redução de gastos se torna uma consequência do ganho operacional!

Gestão de frotas: otimize a organização do seu controle de combustível!

Para finalizar, vamos ressaltar uma função da Gestão de Frotas RotaExata que já mencionamos nesse conteúdo: a funcionalidade do lançamento de custos.

Ela proporciona justamente esse controle: lançando e registrando todos os investimentos financeiros e os especificando apropriadamente no sistema, você gera uma organização e o gerenciamento necessário para a sua frota.

controle de combustível

Assim, você mesmo pode, por exemplo, fazer o controle de combustível mensalmente e determinar novas metas, visando sempre uma economia saudável.

Com base no rastreamento veicular RotaExata, os módulos de gestão de frota e roteirização tornam a vida do gestor muito mais fácil. Lembre-se: o controle de combustível depende de você, dos motoristas e de toda a sua equipe. 

Praticando as nossas sugestões, você não só potencializa a produtividade das operações, como também reduz gastos para a sua empresa e, consequentemente, alcançará o sucesso ainda mais rápido!

Ficou interessado? Fale com um de nossos especialistas e saiba como a RotaExata pode ajudar sua empresa na prática!
Tenho interesse!

 

Tag: , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!