Cercas virtuais: defina áreas de atuação para seus motoristas!

Entenda como as cercas virtuais podem te ajudar a criar estratégias para aumentar a produtividade da frota

Home / Cercas virtuais: defina áreas de atuação para seus motoristas!

Garantir a produtividade da frota é um desafio e tanto. Ainda mais quando a empresa precisa fazer entregas em uma mesma cidade onde os clientes estão espalhados por regiões distantes.

Nesses momentos, é importante que o gestor pense em novas estratégias para que, em um mesmo dia, possa ser feito quantas entregas forem possíveis, sempre com qualidade para garantir uma boa experiência do cliente.

Uma solução para isso é a delimitação da área de atuação de determinados motoristas, ou seja, definir previamente quais motoristas atendem, por exemplo, a região norte e sul de uma cidade.

A partir da organização desses processos, todas as frentes envolvidas saem ganhando. O gestor, por exemplo, otimiza suas rotas e melhora seus resultados logísticos. 

Já o motorista, por não precisar se deslocar entre grandes distâncias, consegue fazer mais entregas do que fazia antes, graças a delimitação do seu campo de atuação para apenas uma região ou bairro.

Neste sentido, desenvolvemos esse artigo para que você entenda como a delimitação do campo de atuação dos motoristas pode te auxiliar na melhora da produtividade da frota.

Além disso, conheça a tecnologia de “cercas virtuais” e garanta que suas estratégias logísticas sejam cumpridas à risca pela sua equipe. Boa leitura!

ÍNDICE

Mas afinal, o que são cercas virtuais?

De maneira simples, cercas virtuais são delimitações geográficas determinadas em um sistema de rastreamento veicular, ou seja, são áreas de tráfego por onde determinado grupo de motoristas pode atuar para realizar demandas.

A empresa tem a liberdade de definir e alterar as cercas sempre que quiser, pois o objetivo dessa ferramenta é que as estratégias logísticas pensadas pelo gestor sejam cumpridas durante as rotas.

O uso de cercas virtuais evitam problemas como motoristas que precisam, por exemplo,  se deslocar de um lado da cidade para outro para atender uma demanda.

Com as cercas virtuais, você pode dividir os motoristas por região e melhorar a qualidade das operações. A seguir, conheça os principais benefícios das cercas virtuais para sua gestão:

Diminuição de atrasos

Quando seu motorista atua dentro de um limite geográfico, atrasos se tornam mais incomuns. Ao evitar problemas como filas por conta do trânsito intenso e trajetos longos, seu motorista consegue realizar as demandas com mais agilidade.

Redução de gastos com combustível 

Ao acabar com trajetos longos, você diminui os gastos com combustível, pois seu motorista não terá que, por exemplo, pisar fundo no acelerador para não chegar atrasado ao destino.

Quando os destinos estão muito distantes, também é necessária uma quantidade maior de combustível para realizar essa operação. Já com endereços mais próximos, uma mesma quantidade de combustível é necessária para realizar uma quantidade maior de demandas.

Aumento de produtividade da frota

Além da diminuição de atrasos e a redução de gastos com combustível, as cercas virtuais auxiliam (e muito!) no aumento da produtividade da frota.

Pense comigo: se é necessário, por exemplo, 30 minutos para realizar duas demandas devido à distância entre os destinos; com as cercas virtuais, você otimiza os trajetos e pode realizar muito mais demandas nesse mesmo período de tempo.

Mas como validar se os motoristas saem do perímetro permitido?

É nesse ponto onde você deve estar se perguntando: “como eu posso garantir a validação da conduta dos meus motoristas, incluindo saídas das cercas virtuais?”. 

Em primeiro lugar, é preciso dizer que, se você deseja fazer uma gestão de qualidade, é necessário deixar claro o que pode ou não ser feito durante as rotas, e uma boa solução é a aplicação de uma política de frota

Caso você não tenha uma, clique aqui e baixe gratuitamente o nosso modelo! Ele irá te ajudar a explicitar as regras e padrões que você deseja que sejam seguidos pela sua equipe de motoristas.

A questão da política de frotas é básica; toda empresa que deseja se manter relevante em um mercado tão competitivo precisa ter uma. A seguir, vamos te mostrar a solução que irá revolucionar a sua frota!

Automação: regra de cerca virtual garante que seus motoristas atuem dentro do limite!

Tendo em mente o questionamento que muitos gestores (e talvez você) tenham sobre as cercas virtuais, a RotaExata desenvolveu o mais novo módulo de Automação.

Entre suas diversas funções, ele também faz a validação de entrada e saída dos motoristas das cercas virtuais, podendo determinar até mesmo um tempo limite para o motorista ficar fora da cerca virtual.

Essa inovadora solução tem como base outro módulo: o rastreamento veicular. É ele quem capta as informações mais essenciais das operações logísticas, entre elas estão:

  • Posição do veículo;
  • Velocidade;
  • Quilometragem rodada.

É ele quem também faz o trabalho de captar e registrar eventos de telemetria que indiquem para um uso indevido dos veículos. Os 3 eventos de telemetria são:

  • Aceleradas bruscas;
  • Freadas bruscas;
  • Curvas bruscas.

No sistema é bem simples para que essa validação comece a acontecer: basta que o gestor cadastre a regra de cerca virtual para que a Automação possa fiscalizar o cumprimento da mesma. 

Toda a validação das entradas e saídas pela regra de cerca virtual tem como base o local que veículo está, ou seja, não é necessária nenhuma ação manual do gestor para registrar a posição dos veículos.

Ao invés de ficar observando a todo instante o sistema para encontrar motoristas que saem das cercas virtuais, agora, graças ao novo módulo desenvolvido pela RotaExata, o gestor tem seu tempo otimizado. 

Ao cadastrar a regra de cerca virtual é possível definir um tempo limite para o motorista ficar fora das cercas virtuais.

Se você colocar no campo tempo o número “10”, isso significa que quando bater 10 minutos fora do perímetro você receberá uma notificação no sistema ou email, e o motorista uma pendência que ficará aberta até ser respondida.

Caso você não queira que o motorista saia de jeito nenhum da área permitida, então deixe no campo tempo o número “0”. Dessa forma, você é notificado no exato momento que o motorista sai das cercas virtuais.

Importante pontuar que você também pode fazer o inverso, ou seja, pode configurar a regra de cerca virtual para ser acionada quando os motoristas entrarem em suas respectivas cercas virtuais.

Sendo assim, você pode validar também tanto a entrada quanto saída dos colaboradores, e ter um controle maior das rotas.

A partir da integração dos módulos de rastreamento veicular e Automação,  gestores de frota têm mais tempo para focar em outras frentes que precisam de mais atenção!

Quando falamos das pendências geradas para aqueles motoristas que quebram as regras, estamos falando de checklists e formulários que podem ser usados para que, por exemplo, os motoristas justifiquem o motivo de terem saído da cerca.

O sistema RotaExata foi criado para ser adaptável às necessidades logísticas de diferentes tipos de empresa, independente do porte ou segmento.

As possibilidades são infinitas, seu papel é observar a realidade da sua frota e ter a inteligência de usar o sistema da maneira que mais gere benefícios para suas operações de campo!

As ferramentas do mais novo módulo de Automação são inteligentes e permitem que você colete diversas informações, entre elas:

  • Fotos e imagens;
  • Assinatura do cliente;
  • Data e hora;
  • Texto livre, números;
  • Lista de opções;
  • Inúmeras maneiras de captação!

Conheça mais do novo módulo de Automação RotaExata, desenvolvido exclusivamente para você que deseja automatizar suas operações de campo e simplificar a rotina da sua frota!
Converse com um de nossos especialistas!

Tag: , , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!