Atraso de funcionários: o que fazer a respeito?

Conheça as principais causas e consequências do atraso de funcionários para a sua empresa

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ÍNDICE

O atraso de funcionários é um problema que faz parte da rotina interna das empresas. Gestores precisam saber lidar com imprevistos, principalmente em grandes centros urbanos, onde o trânsito é lento e caótico.

Apesar disso, tudo tem limites. Atraso de funcionários que acontecem constantemente podem apontar para a falta de ética dos colaboradores que, ao invés de cumprirem com o combinado, culpam o trânsito ou outros fatores para trabalhar menos.

Uma empresa que deseja se manter relevante no mercado precisa ter na ponta dos dedos o controle completo das suas operações em campo. Dessa forma, o bem estar do seu negócio estará sendo preservado.

Nesse texto, descubra as causas e consequências relacionadas ao atraso de funcionários e como resolver esse problema de gestão. Boa leitura!

O que é considerado atraso de funcionários?

Um atraso no trabalho ocorre quando o ponto não é batido no horário combinado, fazendo com que a jornada de trabalho comece com atraso.

Não é algo incomum, pois imprevistos acontecem. Mas quando esses atrasos se tornam constantes, pode significar algo mais grave. Se você investigar a fundo, poderá descobrir que seus colaboradores estão, de alguma maneira, matando tempo durante a jornada de trabalho.

Preste atenção a esses sinais, pois isso impacta diretamente na produtividade das suas operações logísticas. Seus colaboradores podem estar deixando serviços para serem feitos além do horário de trabalho para que, de maneira injusta, recebam pagamento de horas extras.

Nesse caso, cabe a você ter em mãos uma forma de descobrir se a justificativa do seu funcionário é verdadeira ou não.

Quais são os tipos de atraso de funcionários?

atraso justificado x atraso injustificado

Existem dois tipos de atraso de funcionários: os justificados e os injustificados. Porém, mesmo quando justificado, a informação deve ser checada para que a verdade prevaleça. A seguir, conheça os dois tipos de atraso e o que a lei tem a dizer sobre isso:

Atrasos injustificados

Atrasos injustificados são aqueles que não tem um motivo aparente e acontecem muitas vezes. Geralmente, estão ligados a problemas pessoais, insatisfação e falta de motivação profissional.

Uma comunicação humanizada e empática deve criar um ambiente de trabalho saudável, positivo e agradável de se estar. Portanto, antes de dar algum tipo de punição, procure escutar, conhecer e entender melhor seus colaboradores. 

Seus funcionários se sentirão mais confiantes para se abrir e pontuar suas insatisfações. Além de estreitar a relação de vocês, isso irá permitir que você faça melhorias na sua empresa e evite que problemas parecidos voltem a acontecer.

Caso a conversa não resolva ou você perceba que as faltas são apenas má fé do funcionário, você tem respaldo da lei para aplicar déficits na remuneração do mesmo. Em casos mais extremos, ele pode ser suspenso ou demitido. 

O Artigo 482 da Lei Trabalhista afirma que atraso de funcionários podem levar a demissões por justa causa, principalmente quando os funcionários faltam com frequência. A jornada de trabalho deve ser cumprida sem faltas e atrasos para que o trabalhador tenha direito aos valores do pagamento.

Atrasos justificados

Por incrível que pareça, não há nada na CLT ou na Reforma Trabalhista que fale sobre os atrasos justificados. Se for um atraso pontual, provavelmente uma conversa irá resolver o problema. 

Porém, fique de olho caso isso se torne recorrente. Seu funcionário pode estar culpando o trânsito ou os clientes para matar tempo — ou até mesmo exigir o pagamento por horas extras.

Já parou para pensar que talvez você esteja pagando por horas extras injustamente? E se eu te disser que é possível identificar quais motoristas realmente estão trabalhando mais e merecem o valor do pagamento e quais estão sendo antiéticos?

Quais as principais causas de atraso de funcionários?

A RotaExata possui expertise na identificação de ações antiéticas por parte dos motoristas durante a jornada de trabalho. A seguir, conheça as principais causas de atraso no trabalho e as péssimas consequências que elas trazem para o seu negócio:

Paradas irregulares

Seus motoristas podem estar fazendo paradas irregulares durante o expediente para perder tempo. Paradas para tomar café, fazer compras e dormir são algumas das ações mais comuns no caso de paradas irregulares, e podem estar acontecendo durante as operações logísticas da sua empresa.

Se você deseja melhorar a produtividade da sua gestão, precisa descobrir uma forma de observar suas operações em campo mais de perto. O contrário disso significa cada vez mais gastos com, por exemplo, horas extras desnecessárias.

Desvios de rota

Além de paradas irregulares, seus colaboradores podem estar fazendo desvios de rota. Ao invés de pegar o caminho mais rápido entre os pontos X e Y, por exemplo, ele faz um caminho maior para perder tempo.

Não se engane: isso é mais comum do que você imagina. É preciso procurar uma solução para esse problema, senão seus colaboradores irão continuar a usar seus veículos para perder tempo e resolver problemas pessoais, gerando atrasos no trabalho.

Quais sinais apontam para uma má conduta do motorista?

O atraso do motorista para chegar na empresa é apenas um dos fatores que apontam para uma má conduta. A seguir, conheça outros sinais que você também deve observar:

Alto consumo de combustível

O consumo exacerbado de combustível pode indicar que os seus motoristas estão realizando desvios propositais na rota e parando em lugares que não deveriam durante o seu itinerário; os motivos são variados, desde idas ao mercado até paradas para tomar café.

O alto consumo também pode acontecer por conta da alta velocidade. Se ele pratica a ociosidade, ele precisará correr mais para fazer as entregas, fazendo com que ele chegue atrasado na empresa e, em casos mais graves, até mesmo gerar um acidente.

Para controlar o consumo de combustível dos seus veículos, baixe gratuitamente a planilha de controle de combustível desenvolvida pela RotaExata.

Pneus desgastados 

A condição dos pneus diz muito sobre a conduta do seu motorista. Claro, é preciso sempre ter bons pneus em seus veículos para garantir a segurança dos seus funcionários. Porém, também não é normal que eles sejam trocados em uma frequência fora do padrão.

Caso isso esteja acontecendo, fique esperto: pode ser resultado de uma má conduta do seu motorista. Ele pode, por exemplo, estar acelerando e freando bruscamente, ou até mesmo fazendo “cavalinhos de pau”. 

Excesso de Multas

Se seu motorista corre para compensar o tempo ocioso ou desvio de rota, você com certeza terá que pagar multas em algum momento, gerando gastos e riscos desnecessários. 

Caso seu veículo seja multado e você não saiba quem era o motorista responsável para indicar, então o valor dessa multa é dobrado. Gerando ainda mais prejuízos ao seu negócio.

As más condutas de excesso de multas e pneus desgastados, ambas,  podem ser evitadas por meio da aplicação de uma política de frotas. Dessa forma, seus motoristas vão saber que existem normas a serem seguidas enquanto estiverem dirigindo o veículo da sua frota. 

Sem contar que isso também evita problemas judiciais: o motorista não poderá dizer que “não sabia”!

Rastreamento Veicular: saiba por onde seus funcionários andam!

tela do sistema de rastreamento veicular rotaexata

Como você pode ver, saber por onde seus funcionários andam é essencial em todos os sentidos. Um rastreamento veicular de qualidade tem o que você precisa para que, por meio do acompanhamento das operações logísticas, você possa identificar quais funcionários estão agindo de má fé.

Velocidade, quilometragem média e o percurso realizado são apenas algumas das informações que podem ser observadas. Com isso, você consegue medir o nível de produtividade dos seus colaboradores. 

Você também consegue criar estratégias assertivas para atender os clientes com maior agilidade, minimizando os custos com gasolina, melhorando a qualidade dos serviços e a segurança. 

Embora muitos ainda acreditem que monitorar todos os veículos de uma frota ao mesmo tempo seja impossível, com uma solução de rastreamento veicular isso já não é mais um problema. 

A RotaExata, por exemplo, conta com o melhor rastreador disponível no mercado, que são instalados seguindo protocolos que garantem a segurança do seu veículo e a qualidade do sinal, combinado com configurações exclusivas que proporcionam um excelente posicionamento no mapa e desenhos de curvas com perfeição!

Chegamos em um ponto onde a tecnologia consegue controlar a jornada de cada motorista; acompanhando o tempo das paradas, desvios de rotas, freadas bruscas, curvas bruscas, entre outros.

Ao saberem que estão sendo monitorados, seus funcionários irão ficar muito mais propensos a seguir o planejamento, e assim fazer valer a sua política de frotas. Essa mudança no mindset irá fazer com que a produtividade da sua gestão aumente cada vez mais!

Resumindo, com o Rastreamento Veicular RotaExata você consegue:

  • Monitorar o trajeto e as paradas de seus veículos;
  • Interagir com a sua equipe em campo;
  • Monitorar o comportamento dos condutores;
  • Controlar em tempo real toda a sua frota;
  • Ter seus clientes cadastrados no mapa;
  • Identificar endereços proibidos;
  • Definir pontos de parada;
  • Saber qual cliente toma mais tempo dos seus funcionários.

Você tem tudo o que precisa para identificar a conduta de seus colaboradores e acabar com o atraso de funcionários a um clique de distância.

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RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


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