Como diminuir acidentes e multas dos veículos da frota?

Você sabe quais as atitudes essenciais que você deve praticar, para reduzir o número de multas e acidentes na sua frota? Confira nossas dicas!

Home / Como diminuir acidentes e multas dos veículos da frota?

Os acidentes e multas são grandes problemáticas para as empresas que dependem de frota veicular, já que esses causam prejuízos irreparáveis.

Segundo o OPAS Brasil, a cada ano, cerca de 1,35 milhão de pessoas são mortas em acidentes de trânsito.

Ou seja, apesar de existirem treinamentos eficazes e bastante atualizados sobre direção defensiva, a negligência e a falta de monitoramento por parte dos gestores, acabam mostrando uso indevido dos veículos, e com isso, resultando em acidentes e multas.

De fato, esses danos são ainda mais prejudiciais quando ocorrem com veículos corporativos. Isso porque há envolvimento da imagem da própria empresa, que pode ser grandemente afetada.

Neste conteúdo, separamos algumas dicas e informações que farão com que os acidentes e multas diminuam. Confira!

acidentes e multas nos veículos da frota

Acidentes e multas: quais são as causas?

Antes de saber como diminuir a frequência desses problemas, você deve conhecer o que acaba causando isso.

Dentre as causas, a grande maioria estão relacionadas ao mau uso do veículo. Além de manutenção atrasada, imprudência, e desrespeito às regras de trânsito e à política de frota.

Listaremos algumas dessas causas abaixo, acompanhe:

CNH vencida ou de categoria não correspondente

O uso da CNH cassada, vencida, ou não correspondente ao veículo que está sendo dirigido é considerado infração gravíssima. Ou seja, causa consequências na habilitação do condutor, prejuízo financeiro e até mesmo a retenção do veículo, que é propriedade da empresa.

Apesar de ser uma infração muito evidente e que deve ser prevenida, é muito comum observarmos veículos corporativos sendo conduzidos por motoristas descuidados, que continuam portando a CNH de forma inadequada.

Porém, é importante frisar que você, como gestor ou diretor, deve ter o zelo de acompanhar e verificar o status das habilitações de seus colaboradores, para que haja organização e prevenção.

Ultrapassagem no limite de velocidade

O desrespeito aos limites de velocidade, além de causar multas,também é o motivo de muitos acidentes.

De acordo com os dados da OMS, a velocidade exacerbada é considerado o principal fator causador de acidentes no trânsito. Além disso, foi revelado que uma diminuição de 5% na velocidade média dos veículos, pode ser responsável pela redução de 30% dos acidentes fatais.

Ou seja, os limites de velocidade devem ser obedecidos verdadeiramente. Cabe a você monitorar esse desempenho, uma vez que os acidentes e multas em veículos corporativos devem ser encarados com uma atenção ainda maior.

Uso do celular na estrada

O uso do celular durante o trajeto caracteriza um hábito adquirido por muitas pessoas. Neste período moderno e tecnológico, tudo gira entorno dos aparelhos, e isso se torna "normal".

Todavia, essa atitude é de extremo perigo e é um risco gigantesco, não somente para o motorista, mas também para os outros condutores e componentes do trânsito.

Além de causar acidentes e multas, o uso do celular também afeta diretamente na produtividade do colaborador, que pode utilizar o aparelho como distração, e assim gerar atrasos nas entregas e prestação de serviços, por exemplo.

Pneus carecas

Como já mencionamos anteriormente, a falta de manutenções também é a causa de diversos acidentes no trânsito.

Dentre os motivos de os pneus carecas serem riscos, estão os seguintes:

  • Aquaplanagem: os pneus carecas acabam causando esse fenômeno, caracterizado pelo deslizamento e falta de aderência dos pneus à estrada.
  • Multa: só por seu veículo apresentar pneus carecas, você já recebe uma multa - considerada grave - e de grande prejuízo para a sua empresa.
  • Derrapagens: outro problema dessa condição nos pneus são as derrapagens, que podem provocar acidentes sérios.

Direção ofensiva

A última causa - e que abrange todas as outras já citadas - é a falta da direção defensiva.

De fato, muitos motoristas ignoram a conduta apropriada e correspondente à responsabilidade que a própria empresa estabelece.

Sendo assim, comprova-se por meio dos dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, que 90% dos acidentes de trânsito são causados pela negligência dos motoristas.

Como reduzir acidentes e multas na frota?

Agora que você já sabe as causas e o perigo de certas atitudes no trânsito, te daremos algumas dicas para reduzir os acidentes e multas na sua frota veicular.

Primeiro passo - Identifique as falhas!

Em primeiro lugar, antes de iniciar as medidas para redução de acidentes e multas, você deve saber identificá-los.

Para descobrir quais as falhas que estão prejudicando o seu negócio, o essencial é acompanhar as operações - isso é, os itinerários em tempo real, os acontecimentos em campo - por meio de um software de rastreamento veicular.

O sistema de rastreamento permite que você monitore o comportamento dos motoristas no exato momento em que eles estão conduzindo os veículos, e possibilita o acesso às informações, como: status do veículo, velocidade média, máxima e mínima, odômetro, identificação do motorista, histórico de paradas e todos os eventos de telemetria, que são extremamente relacionados aos acidentes e multas.

Tendo contato com esses dados, você visualiza o que não deveria estar acontecendo. E, posteriormente, resolve esses aspectos.

Segundo passo - Corrija as falhas!

Após realizar a identificação, você deve corrigir as falhas. Isto é, aquilo que está sendo uma causa para multas e acidentes de trânsito.

Também no software de rastreamento, tem-se o módulo chamado de roteirização, responsável por apontar as melhores rotas, organizar a operação e torná-la mais produtiva, evitando assim a ocorrência de acúmulo de multas.

Em relação aos acidentes, o sistema possui a funcionalidade das notificações. Assim, você é avisado se a velocidade foi ultrapassada, se o veículo está em locais inadequados, ou se o motorista está exercendo uma direção ofensiva.

Para finalizar, você pode criar no mapa, as chamadas “cercas virtuais”. Tratam-se de espaços delimitados até onde os condutores podem ir. Assim, você mantém o controle e evita prejuízos.

Terceiro passo - Analise o desempenho!

Por fim, o processo após a prática não deve ser ignorado. Além de utilizar as ferramentas do sistema, é importante que você estude os relatórios e analise o desempenho da frota.

Para isso, o sistema oferece o módulo de gestão, cuja funcionalidade oferece relatórios completos, com gráficos, informações completas e tudo o que você precisa saber sobre as operações - de qualquer data!

O módulo de gestão também te oferece o chamado plano de manutenção. Esse é focado na manutenção preventiva. Por meio dele, as manutenções ficam organizadas e não há a chance de riscos - como os pneus carecas - causarem acidentes e multas.

E os motoristas?

Como você aprendeu hoje, a conduta inadequada e a negligência são os principais fatores causadores dos tão temidos acidentes e multas.

Por isso, temos um material exclusivo e flexível para qualquer segmento. Ao aplicar em sua empresa, você evitará o mau uso do veículo a partir de agora!

Baixe o nosso Termo de Responsabilidade para Utilização de Veículos, e em seguida, comece a praticar os três passos que te mostramos.

O RotaExata te ajuda a reduzir inadequações, e potencializar o sucesso!

O nosso sistema oferece diversas ferramentas eficientes na prevenção das multas e de acidentes, desde a etapa de identificação das causas, até no monitoramento e na correção das falhas. Para a sua empresa, é o software que trará mudanças visíveis e muito significativas.


Ver sistema na prática agora mesmo!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!