Acidente com veículo da empresa: o que fazer?

Conheça as causas e consequências de um acidente com veículo da empresa

Home / Acidente com veículo da empresa: o que fazer?

ÍNDICE

 
  1. O que fazer no momento do acidente com veículo da empresa?
  2. 4 principais causas de acidente com veículo da empresa
  3. De quem é a responsabilidade pelo acidente com veículo da empresa? 
  4. Posso cobrar o funcionário pelo acidente com veículo da empresa?
  5. Quais as consequências de um acidente com veículo da empresa?
  6. Acidente com veículo da empresa: evite que isso aconteça!

Aconteceu um acidente com veículo da empresa, e agora? Esta é uma situação mais comum do que se imagina. Mesmo assim, ainda gera muitas dúvidas a respeito do que fazer caso aconteça.

O ideal é que o gestor logístico encontre uma maneira de evitar que ocorra um acidente com veículo da empresa. Além de atrasar suas operações e gerar gastos, essa falta de controle da sua frota coloca em risco a vida do seu motorista — e todos que estão à sua volta.

Infelizmente, não dá para adivinhar qual colaborador dirige ofensiva ou defensivamente. Porém, existem formas de acompanhar mais de perto o comportamento dos funcionários e identificar quem está mais propenso a se envolver em acidentes e, assim, realizar ações preventivas.

Nesse artigo, conheça as causas e consequências relacionadas a um acidente com veículo da empresa. Além disso, descubra o que fazer na hora do acidente com veículo da empresa e quais são as responsabilidades de ambas as partes; tanto do condutor, quanto da empresa. Boa leitura!

O que fazer no momento do acidente com veículo da empresa?

Quando ocorrer um acidente com veículo da empresa — seja em horário de trabalho ou não — e você tomar ciência da situação, saiba que existem alguns procedimentos obrigatórios por lei que devem ser adotados. Veja a seguir: 

1. Retire o veículo da via 

Quando se envolvem em acidentes, muitos motoristas deixam seus veículos no meio da rua, interrompendo o fluxo do trânsito. É muito comum ficarem fora do veículo avaliando os danos, discutindo a culpa e a forma de reparação dos danos.

Outros, chegam a pensar que não podem retirar o veículo do local e tentam manter as “provas” do acidente intactas. Porém, isso não é recomendado pela legislação, pois atrapalha o trânsito e coloca a vida dos mesmo em risco.

Em grandes cidades, essa conduta pode gerar grandes transtornos, como engarrafamento, impedimento da locomoção de veículos de socorro pela via e atrasos das pessoas que precisam chegar em compromissos importantes.

Portanto, se não houve vítimas e existe a possibilidade de conduzir o veículo da empresa para fora da via, então peça para seu colaborador fazer isso. Trata-se de uma obrigação legal por previsão do artigo 178 do Código de trânsito brasileiro.

2. Sinalize 

Se o carro sofreu danos a ponto de ter que ser empurrado, mas a via é muito movimentada e não é possível retirá-lo com segurança, diga para seu colaborador sair do local. O melhor é esperar o guincho e sinalizar. 

O recomendado é andar alguns metros pelo acostamento ou calçada e posicionar o triângulo de sinalização. Segundo resolução do Contran, a distância mínima para posicionar o acessório é de 30 metros da traseira do veículo.

O triângulo deve ser colocado na faixa onde ocorreu o acidente com veículo da empresa — ou seja, seguindo a linha de onde está o automóvel.  

Vale ressaltar que 30 metros é a distância mínima. Especialistas recomendam colocar a sinalização na distância de um metro para cada quilômetro do limite máximo de velocidade

Se a via é de 70km/h, por exemplo, é recomendado posicionar a sinalização a 70 metros de distância. Se houver neblina, esse espaço deve ser dobrado. Se possível, utilize galhos e outros objetos para ajudar na sinalização.  

3. Chame as autoridades locais

Obviamente, é preciso chamar as autoridades locais. Principalmente em acidentes com vítima. Inclusive, é obrigatório por lei prestar socorro aos feridos. O melhor a se fazer é chamar os bombeiros (191) ou a polícia (190).

Fique esperto! É importante ter esses processos claros e orientados aos motoristas, pois, como você verá mais para frente, é o seu negócio que responde judicialmente por acidentes causados com veículo da empresa.

4 principais causas de acidente com veículo da empresa

De acordo com os dados levantados nos últimos anos pelo Atlas de Acidentalidade do Transporte Brasileiro, os dois motivos mais recorrentes para acidentes são: falta de atenção e direção ofensiva, mais especificamente alta velocidade.

Grande parte dos acidentes acontecem por conta de alguma ação humana. A seguir, conheça as 4 principais causas de acidentes com veículo da empresa:

  1. Velocidade exacerbada com veículo da empresa

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a alta velocidade é um dos principais fatores para a ocorrência de acidentes de trânsito em todo o globo.

Acidentes motivados pela velocidade exacerbada é a principal causa de morte de pessoas entre 5 e 30 anos. De diversas formas, essa prática tem trazido danos que afetam toda a sociedade.

Normalmente, o desrespeito ao limite de velocidade acontece por conta de uma má conduta do motorista. Ao realizar seus trajetos em maior velocidade para não se atrasar, sobra tempo livre para ficar ocioso tomando café, batendo papo ou dormindo.

Outro motivo pode ser o uso do veículo da empresa para uso pessoal. Sem o devido monitoramento, o motorista vai até onde quiser na velocidade que ele quiser, realizando trajetos sem o conhecimento do gestor. Ele pode estar correndo com o veículo da empresa para ter tempo de fazer compras no mercado, por exemplo.

É importante ressaltar que a alta velocidade pode resultar acidentes a longo prazo. Segundo o Portal do Trânsito, a velocidade exacerbada é um dos principais fatores que geram problemas na suspensão, componente essencial para a segurança dos automóveis.

  1. Má conservação do veículo da empresa

Outra causa que pode gerar um acidente com veículo da empresa é a má conservação dos automóveis. Esses danos ao veículo da empresa muitas vezes acontecem por conta da conduta do colaborador, mas eles também podem ser culpa de uma gestão ruim.

O colaborador pode ser um bom condutor e respeitar as regras de trânsito, mas ainda assim existem sinais de má conservação. Isso acontece porque faltam revisões e manutenções preventivas periódicas; tornando maior a chance de acontecer um acidente com veículo da empresa.

Segundo o Instituto Scaringella Trânsito, 30% dos acidentes são causados pela falta de manutenção dos veículos, que estão em um estado suscetível a problemas mecânicos enquanto o veículo está transitando.

Nesse cenário, cabe ao gestor da frota fornecer manutenções preventivas para os veículos da empresa. Crie um planejamento de dias específicos para os veículos serem levados para a oficina e quais são as peças que serão revisadas.

Além de acabar com gastos desnecessários, esse tipo de manutenção evita que aconteça um acidente com veículo da empresa. Clique aqui e baixe gratuitamente o Checklist de Manutenção desenvolvido pela RotaExata.

  1. Má conduta com veículo da empresa

Sua empresa tem recebido muitas multas por infração de trânsito? Fique atento aos sinais que apontam para uma má conduta por parte dos seus motoristas, pois isso é a causa de muitos acidentes e, consequentemente, gastos que podem ser evitados.

Se a conduta de seus colaboradores for marcada por atitudes como: infrações no trânsito, desrespeito ao limite de velocidade, acelerações e freadas bruscas e parada em locais perigosos, as chances de acontecer um acidente são muito altas; sem contar com o acúmulo de multas.

Essa má conduta é reflexo da ausência de um controle maior por parte das lideranças da empresa. Se as operações em campo não são devidamente planejadas e organizadas, não espere uma boa condução de seus colaboradores.

Você aplica uma política de frotas na prática? Com normas e padrões de conduta? Se a resposta é não, pois saiba que isso influencia diretamente na produtividade das suas operações.

E treinamentos? Estão sendo aplicados para que o motorista ao menos saiba que ele precisa, por exemplo, ter uma direção defensiva? Uma liderança omissa e sem controle da sua frota veicular tende a ter cada vez mais problemas.

Sem o acesso às informações como a velocidade, os lugares frequentados e as paradas, por exemplo, não há como identificar problemas, para posteriormente melhorá-los. Sua gestão vai se tornar uma bola de neve, com prejuízos cada vez maiores e mais difíceis de serem resolvidos.

  1. Má distribuição dos atendimentos

Se a distribuição dos pontos de atendimento for montada sem o auxílio de uma ferramenta que cria a melhor rota para os motoristas, seus pontos de atendimento podem ficar dispersos um dos outros em relação aos horários. 

Isso faz com que seus motoristas tenham que correr com o veículo da empresa para atender o horário de cada cliente. É responsabilidade do gestor evitar que essa má organização de rota aconteça.

De quem é a responsabilidade pelo acidente com veículo da empresa? 

Se você tem um veículo ou dez veículos, isso não importa. Um automóvel em nome da empresa já configura como frota empresarial. Logo, você possui responsabilidade sobre tudo que tem relação com o veículo da empresa; inclusive acidentes.

A empresa proprietária responde culposamente pelos danos causados a terceiros e tem o dever de, por exemplo, indenizar as pessoas que foram acometidas pelo acidente se houver:

  • Comprovação da relação entre o dano e o motorista que causou o acidente;
  • Evidência de um dano a terceiro, que pode ser material ou moral;
  • Presença de ação intencional ou imprudência no trânsito.

Claro, pode ser que seu colaborador estivesse na razão; pode até mesmo provar a inocência dele. Porém, todo o processo jurídico-burocrático até que isso aconteça é extremamente lento e contra produtivo. 

Qual era a velocidade do veículo da empresa naquele ponto? Houve uma freada brusca? Algum indício de direção ofensiva? Se você tivesse acesso a essas informações de maneira rápida esse problema seria resolvido com uma agilidade muito maior. Pense nisso…

Posso cobrar o funcionário pelo acidente com veículo da empresa?

A resposta é simples: caso você tenha provas claras de que houve ação intencional ou direção ofensiva, então sim. A análise dos fatos e provas colhidas do acidente com veículo da empresa que irá definir isso.

Todavia, não podemos deixar de lembrar que deve ser garantido ao empregado o direito de defesa para todos os casos em que a empresa almeja realizar desconto salarial em razão do dano.

Por isso, é fundamental que você tenha uma forma de controlar sua frota veicular, incluindo um meio de possuir provas robustas sobre a conduta do funcionário com o veículo da empresa. Mais para frente, mostraremos uma solução tecnológica que vai te ajudar nesse sentido.

Quais as consequências de um acidente com veículo da empresa?

O fato é que a falta de controle das suas operações em campo podem gerar um acidente com veículo da empresa.

As consequências disso são péssimas: despesas com manutenções corretivas, redução no rendimento da frota, prejuízo financeiro por conta das multas e questões judiciais, danos à imagem da empresa e perda de controle das operações em campo.

Confira as principais consequências de um acidente com veículo da empresa e reflita se alguma delas está sendo praticada no seu negócio:

Despesas com manutenções corretivas

Um acidente com veículo da empresa gera prejuízos financeiros em diversos âmbitos, mas principalmente na manutenção, tanto do seu automóvel quanto de todos os outros envolvidos no acidente.

Os gastos com manutenções corretivas são altos e irão sair do caixa da sua empresa. Dessa forma, a sua economia pode ser prejudicada devido a falta de controle sob a sua frota veicular.

Redução no rendimento da frota

Outra consequência causada por acidente com veículo da empresa é a redução no rendimento da frota que passa a ter menos veículos a disposição no dia-a-dia, gerando, por exemplo, menos entregas do que poderiam ser feitas antes.

No caso de acidente grave, o retorno do colaborador também irá demorar, o que atrasa ainda mais o dia a dia das operações.

Prejuízo financeiro por conta das multas e questões judiciais

Leve em consideração toda a burocracia envolvida no processo após o acidente com veículo da empresa. 

Além de gastos com multas, têm o estresse que situações como essa geram. Ao invés de você usar seu tempo de maneira produtiva, terá que resolver problemas judiciais.

Caso sua frota trabalhe com entregas, existem prejuízos ligados a danos às mercadorias ou até a perda total. Todas as despesas relacionadas a avarias vão ter que ser pagas pela sua empresa.

Danos à imagem da empresa

Acidentes com um veículo da empresa podem resultar em prejuízos à forma que as pessoas enxergam sua marca, ainda mais quando são veículos plotados. Uma possível desconfiança por parte de potenciais clientes ou até mesmo a perda da fidelização da clientela se torna realidade.

No caso de processos judiciais, essa consequência pode ser ainda pior, já que a sua marca ficará com o nome manchado na justiça. Para prevenir isso, determine normas específicas para os seus colaboradores.

Pensando nisso, foi desenvolvido um termo de responsabilidade para a utilização do veículo da empresa. Clique aqui e baixe gratuitamente!

Acidente com veículo da empresa: evite que isso aconteça!

Se a sua empresa não sabe quais são as atitudes dos colaboradores durante as operações em campo, uma hora ou outra as consequências irão surgir.

Para evitar que aconteça um acidente com veículo da empresa, é necessário que seja realizado o rastreamento veicular da sua frota. Com essa solução você tem acesso a todos os dados que precisa para exercer controle, tais como:

  • Dados de localização dos veículos;
  • Identificação do motorista;
  • Itinerários em andamento (em tempo real);
  • Destinos e clientes a serem visitados;
  • Velocidade máxima, mínima e média;
  • Eventos de telemetria (acelerações, curvas e freadas bruscas);
  • Paradas efetuadas;
  • Histórico de rotas.

Tendo acesso a essas informações, você tem um controle maior sob sua frota veicular. Também pode identificar as ações dos colaboradores que podem levar a um possível acidente com veículo da empresa e promover a reeducação de seus motoristas, agindo de maneira preventiva.

A solução de Rastreamento Veicular da RotaExata também oferece a possibilidade de você criar regras de rastreamento, facilitando o gerenciamento da sua frota e reforçando os cuidados relacionados à prevenção de acidentes. Elas podem ser: 

  • Limite de velocidade;
  • Horário permitido para realizar deslocamentos;
  • Locais proibidos e permitidos (cercas virtuais).

Essas regras são flexíveis à realidade da sua empresa e quando criadas, passam a ser verificadas pelo próprio sistema. No caso de quebra das regras, você é notificado na hora!

Além de fornecermos o melhor rastreamento veicular do mercado, com captação de dados em tempo real permitindo visualizar com clareza todo o trajeto e eventos de telemetria. Além disso, nossos rastreadores são homologados pela Anatel. 

Isso significa que todas as informações que mencionamos são 100% verdadeiras e podem ser usadas como prova caso aconteça um acidente com veículo da empresa.

Simplifique o monitoramento da sua frota. Evite um acidente com veículo da empresa!
Quero ter o controle completo da minha operação

 

Tag: , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!